madeira para pallets

Madeira para Pallets: Qual é o modelo utilizado?

Uma das principais matérias-primas encontradas no solo brasileiro é a madeira. Com tantas opções e versatilidade, você sabe qual é a madeira para pallets ideal para você?

Os paletes de madeira são as opções do material mais capazes de atender ao maior número de setores diferentes, visto que eles também oferecem uma série de benefícios para quem os adquire. 

Entre características como durabilidade, resistência e maior sustentabilidade, os paletes de madeira conseguem se destacar, por anos e anos, em um mercado repleto de opções.

Você sabe qual é o melhor tipo de madeira utilizado na confecção dos paletes? Neste post, você vai conhecer! Continue a leitura para saber mais.

Madeira para Pallets: As 5 principais vantagens de utilizar unidades com essa matéria-prima

Geralmente, os pallets são produzidos a partir de três tipos de matérias-primas distintas: metal, plástico e madeira. Mas considerando que os pallets são estruturas relativamente simples e que devem assegurar uma quantia de peso razoável, optar por unidades produzidas a base de madeira vai oferecer mais força e resistência.

madeira para pallets
Neste post, você vai conhecer mais sobre as principais madeiras que são utilizadas no mercado nacional de pallets

Conheça aqui os principais motivos pelos quais usar pallets de madeira vai oferecer uma série de benefícios para quem os adquire:

5. Custo-benefício do pallet de madeira

É chover no molhado falar que os pallets são unidades essenciais para todos que trabalham na cadeia logística. Contudo, muitos não se atentam às vantagens competitivas que um pallet de madeira oferece, sendo sua principal característica competitiva o custo-benefício que ele disponibiliza.

Pallets de madeira têm um custo menos elevado que os demais produtos no mercado por conta da matéria-prima.

4. São os mais duráveis do mercado

Novamente, por conta do uso da madeira para confeccioná-los, é o que fará dos pallets de madeira as melhores opções para você. A madeira faz com que suas unidades tenham um teor de durabilidade bem maior quando comparado com os modelos produzidos em plástico ou metal. 

Contudo, é muito importante cuidá-los da melhor maneira, isto é, realizando manutenções periódicas para que seja possível reaproveitá-los de acordo com a necessidade.

3. Alto teor de resistência

A madeira dos pallets oferece mais resistência aos pallets, permitindo transportar e armazenar materiais e mercadorias com volumes e pesos variados – especialmente quando se trata de fardos bastante pesados.

2. Acessibilidade no mercado

Os pallets de madeira são os modelos que podem ser encontrados mais facilmente no mercado. Além disso, existem versões variadas para atender necessidades específicas, como os EURO pallets, os PBR, longarina, usados, reutilizáveis, novos ou seminovos.

A lista é quase infinita graças à ampla disponibilidade que o modelo oferece, tornando-o mais facilmente encontrados em armazéns, leilões virtuais, lojas na internet, fornecedores especializados ou não, entre outros.

1. Versatilidade

Somada a disponibilidade, a versatilidade do pallet de madeira é a principal característica de uma unidade confeccionada com essa matéria-prima.

É possível encontrar pallets de madeira atuando com qualidade no armazenamento e transporte de mercadorias dos mais variados segmentos, como têxtil, farmacêutico, indústria alimentícia, automobilística, entre outros.

Considerando tudo isso, qual é a melhor madeira utilizada para fazer pallets? Descubra a seguir!

Leia também: Tudo sobre paletização e o porquê dela ser uma ótima opção para sua empresa

Madeira para Pallets: Qual é o modelo utilizado?

Certamente a matéria-prima usada para a fabricação de pallets vai se traduzir na qualidade do produto e de suas estruturas. De maneira geral, os dois principais tipos de madeira utilizadas para a confecção de unidades de paletes são de pinus (também conhecido como pinheiro) e de eucalipto.

Conheça-os melhor a seguir:

Madeira de Pinus

Extraída da árvore pinheiro, a madeira pinus é uma matéria-prima muito utilizada na confecção de móveis e também de alguns tipos de casas. Sem contar que, por se tratar de uma madeira de reflorestamento, é uma matéria-prima que vai oferecer mais resistência, durabilidade e custo-benefício.

pinheiro
A madeira de pinheiro oferece um ótimo custo benefícios, além de contribuir ecologicamente para o segmento. (Créditos da imagem: Haroldo Kalleder, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons)

Atualmente, o pinus também soma quase 1,6 milhões de hectares no país, cuja concentração se divide em: 42% no Paraná e 32% em Santa Catarina, com o restante espalhado pelo restante do Brasil.

Conhecida como uma madeira de reflorestamento e de alta durabilidade, o pinus (ou pinheiro) é um material que oferece um excelente custo-benefício às unidades deste utensílio. Por isso ela é reconhecida como a melhor opção na fabricação de paletes utilizados no transporte e armazenamento de produtos com maior peso e volume.

Benefícios da madeira pinus: 

  • É resistente, podendo durar até 50 anos;
  • Por ser de reflorestamento, é considerada como um material sustentável;
  • Pode ser pintada, colada e revestida sem alteração de suas principais características;
  • Pode ser utilizada em muitos lugares diferentes e também na fabricação de diversos materiais;
  • Conta com preço baixo: a média de preço de uma tábua de três metros custa R$ 45;
  • Ótima qualidade.

Madeira de Eucalipto

Originada da Oceania e do sudoeste asiático, o primeiro registro encontrado da madeira do eucalipto no Brasil foi por volta do ano de 1825, sendo trazida especialmente para auxiliar no desenvolvimento do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

madeira de eucalipto
(Créditos da imagem: Luis Miguel Bugallo Sánchez [Lmbuga], CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons)

A madeira de eucalipto também se trata de uma excelente alternativa para quem está buscando trabalhar com materiais mais ecológicos e sustentáveis especialmente para a melhor extração do material.

O eucalipto também é altamente resistente, principalmente contra o ataque de pragas e cupins, desta maneira, preservando a estrutura dos paletes e conferindo mais capacidade de peso.

Também graças ao alto nível de produtividade e mais propriedades físicas comparadas a outras madeiras, os eucaliptos continuaram a resistir no mercado por anos e mais anos, tornando-se os favoritos dos produtores de paletes, principalmente por terem o custo mais baixo que demais opções tradicionais e por serem uma fonte renovável.

De acordo com o relatório da Indústria Brasileira de Árvores (IBA), de 2017, o Brasil tem cerca de 5,7 milhões de hectares de madeira espalhada por toda área de árvores plantadas no país. Já sua concentração fica concentrada no Estado de Minas Gerais (com 24%), São Paulo (17%) e Mato Grosso do Sul (15%).

Benefícios de utilizar madeira de eucalipto:

  • Trata-se de um tipo de madeira seca e limpa;
  • Também representa uma madeira livre de odores e de óleo;
  • Não afeta os outros componentes que podem ser utilizados em suas diferentes aplicações, como paletes;
  • É uma espécie de madeira tratada com qualidade;
  • Mais durabilidade e resistência comparado a outros tipos de madeiras nobres;
  • Excelente relação de custo-benefício;
  • Opção sustentável.

Outros exemplos de madeiras para pallets

Além das opções de pinheiro e eucalipto, o mercado dispõe de outras opções comuns, como carvalho, abetos e faia.

  1. Madeira de Carvalho: É mais resistente e oferece maior capacidade de carga, mas geralmente, contam com um preço mais elevado comparado às demais opções do mercado;
  2. Madeira de Pinho de Abeto: tem uma textura uniforme e com um veio muito mais reto, permitindo trabalhar e confeccionar materiais diversos com mais facilidade, mas exige mais esforços para ser encontrada;
  3. Madeira de Faia: Considerada uma madeira firme e lisa, pode ser utilizada para a confecção de mesas, paletes e cadeiras graças à sua elasticidade e possibilidade de curvatura, mas é muito pouco resistente ao ataque de pragas e cupins.

Outra opção viável é a madeira de reflorestamento, frequentemente utilizada na confecção de paletes devido à fácil disponibilidade e preço mais acessível que as demais. Além disso, elas não oferecem problemas de extinção na sua extração, pois, elas são plantadas pensando justamente nos fins de extração.

Suas técnicas também contam com planos de plantio de reflorestamento, desenvolvendo-as com foco para minimizar seu impacto ambiental.

Na Superbid, você pode encontrar as melhores opções de pallets no mercado, com unidades produzidas com os melhores materiais para utilizar no seu empreendimento. Confira as melhores opções de materiais para armazenamento:

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Para mais conteúdos e informações sobre o mercado de armazenagem, clique aqui e acesse o blog Superbid!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *