reciclagem de pallets

Qual a importância da reciclagem dos pallets? Como funciona e porque fazê-la!

A reciclagem dos pallets da sua empresa deve ser uma parada obrigatória após a utilização completa das unidades ao longo dos anos. Saiba mais.

São diversos os estabelecimentos comerciais, lojas, centros de armazenagem, empresas de logísticas e outras que dispõem de pallets em seus estoques. Aliás, é bastante comum que armazéns e lojas utilizem as unidades em suas áreas de carga. O problema é que quando esses utensílios fiquem velhos e desgastados, é muito comum que empresários decidam pôr jogá-los fora.

Poucos, inclusive, tomam conhecimento da opção da reciclagem dos pallets. No nosso atual momento ambiental, muitos consumidores se tornaram conscientes da necessidade de reciclar matérias primas como plásticos, madeiras e outros – essa prática também é comum entre os empresários.

E sabendo que os melhores pallets são feitos quase que inteiramente de madeira, é muito comum utilizar partes das unidades para utilizar de maneiras diferentes.

Neste post, você vai conhecer mais sobre a reciclagem de pallets, seus benefícios e como ela poderá gerar mais lucro ao seu estabelecimento. Quer saber mais? Basta continuar a leitura!

O que é e como funciona a reciclagem dos pallets?

Você já sabe que os paletes são unidades que servem para mil e uma utilidades em diversos espaços, como unidades de armazenamento, transportadores e empresas de logística. E também sabe que, por se tratarem de estruturas resistentes e seguras, também são usadas para armazenamentos de cargas, movimentação, comercialização, entre outros.

reciclagem de pallets
Em vez de utilizar madeira nova, uma companhia de reciclagem de pallets pode ser capaz de criar um perfeitamente novo pallet com base de madeiras extraídas de unidades velhas. Créditos da imagem: Flickr/Reprodução

Por isso, são muitos os espaços que acabam utilizando os pallets, assim, tornando-os facilmente encontrados em mercados como:

  • Armazéns;
  • Depósitos;
  • Estoques;
  • Feiras;
  • Galpões;
  • Supermercados;
  • Transportadoras.

Contudo, por mais cuidados e cautelosa a fabricação dos pallets seja, especialmente as unidades confeccionadas em madeira, trata-se de um processo muito agressivo para a natureza.

Isso acontece porque a retirada de madeira, utilização de energia elétrica e água, liberação de gases tóxicos com efeitos nocivos, além dos gastos com combustível para transporte e outros causam muitos danos à natureza e ao meio ambiente.

pilha de pallets
A reciclagem e reutilização de madeira ajudam a evitar o corte de mais árvores, assim, causando menos desmatamento.  Créditos da imagem: carol, CC BY-SA 3.0 http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/, via Wikimedia Commons

Reter pallets no seu negócio também contam com riscos variados para você e para os demais.

Quais são os riscos de reter pallets?

Pode não parecer, mas é uma péssima ideia deixar pallets se acumularem no espaços do seu empreendimento. Isso porque eles não somente vão ficar bagunçados, além de ocuparem um espaços valioso, mas também porque deixá-los empilhados vai trazer uma série de prejuízos:

  • A estrutura de um pallet conta com muitas lacunas e buracos. Ou seja, se você mantê-los sem movimento ou utilização na sua empresa, eles rapidamente vão se tornar uma casa para vermes e outras pragas;
  • Pilhas de palllets de madeira expostas também podem oferecer um risco de incêndio, colocando em risco vidas das pessoas no lugar – e próximas a ele –, assim como da infraestrutura caso não forem devidamente removidos;
  • Por fim, pallets armazenados em torres instáveis ​​são capazes de tombar, assim, causando ferimentos e transtornos locais.

Por isso, investir na reciclagem de pallets é um cuidado a mais que indústrias e empresas podem ter para com a saúde da natureza e, sem contar, na população de maneira geral.

O processo de reciclagem de unidades de pallets pode incluir a reutilização daqueles que ainda estão em boas condições. Ele também pode significar que pallets velhos ou quebrados possam passar por um processo de desmontagem e reconstrução, para que pareçam novos. 

É possível fazer a reciclagem dos pallets utilizados reaproveitando a estrutura, por exemplo, para a fabricação de imóveis, contratando serviços de coletas de pallets, comercialização, entre outros.

Leia também: Quais são as melhores madeiras para paletes?

Oportunidades com a reciclagem de pallets

Uma vez que os paletes de madeira se desgastam, geralmente, é comum encontrá-los no lixo. No entanto, existem algumas oportunidades que a reciclagem de pallets podem oferecer para seus adeptos.

1. Coleta de pallets

No sistema de coleta de pallets, as unidades prestes a serem descartadas são vendidas para empresas especializadas que, posteriormente, utilizam as peças para outros fins.

Nesse modelo, os pallets em boas condições acabam tendo que passar por uma espécie de manutenção, na qual são pintados e restaurados, para serem reutilizados por outras empresas e indústrias. No entanto, os mais desgastados são descartados e não acabam com o mesmo fim.

2. Comercialização

Outra forma de utilização dos pallets para reciclagem é a comercialização dos resíduos de madeira por meio de lascas e de serragem, por exemplo. Indústrias de fabricação de fertilizantes orgânicos, como adubo, por exemplo, utilizam as lascas e serragens na confecção do produto.

pallet reutilizado
Existem diversas pessoas que vendem pallets antigos para a geração de renda extra. Caso alguns produtos não sejam vendidos, também existem empresas de reciclagem de pallets que podem fazer uso deles. Créditos da imagem: Flickr/Reprodução

Aliás, se existe um grande mercado consumidor para os consumos de reciclagem é o de construção. Os pallets serão reutilizados para acabamentos de arquitetura, pisos, entre outras composições que podem gerar mais valor a um imóvel.

3. Fabricação de móveis

Móveis de madeira precisam de madeira. Isso é mais que o suficiente para entender o que pode acontecer com os pallets para reciclagem.

móveis feito com pallets
Existem formas infinitas de reaproveitamento de pallets, como revenda, reciclagem, criação de novos produtos, entre outros. Créditos da imagem: Flickr/Reprodução

Aliás, nos últimos anos, móveis feitos a base de pallets se tornaram uma grande tendência, como sofás, camas, mesas, prateleiras, jardins verticais, entre outros. Além de tendência, é uma ótima forma de reaproveitar as unidades.

Por que reciclar pallets e a importância do processo

Quando se fala especificamente sobre paletes de madeira, a produção de novas unidades é um processo intenso e dolorido para a natureza e o meio ambiente. 

Isso porque a fabricação de novos paletes não envolve somente a retirada da madeira e a utilização de recursos naturais, mas também envolve o uso de combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, por exemplo, que emitem dióxido de carbono na atmosfera. 

A produção de novos paletes de madeira também vai contribuir, mesmo em regiões reflorestadas no Brasil, diretamente na extração e utilização dos seguintes recursos: 

  • Gastos com combustíveis para o transporte dos veículos para carregar e descarregar os paletes;
  • Liberação de gases, como o dióxido de carbono, que provocam o temido efeito estufa;
  • Uso de energia elétrica extensa e por longos períodos;
  • Utilização de água para atividades básicas.

Leia também: Tudo sobre a palatização e seus benefícios

Reciclar pallets não é somente bom para o seu empreendimento, é também uma prática excelente para o meio ambiente. O dinheiro que pode ser economizado ao reciclagem elementos da operação logística de uma empresa é compensado pelo desperdício de materiais. 

Caso você não tenha mais pallets em bons estados e precise urgentemente de adquirir novas unidades, a Superbid conta com um arsenal de produtos de armazenagem com qualidade excepcional e preços sem igual; veja:

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Para mais conteúdos sobre armazenagem e pallets, clique aqui e acesse o blog Superbid!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *