Um dos questionamentos mais comuns entre consumidores que estão considerando a ideia de obter um imóvel é: “Qual a melhor maneira para selecionar e escolher a primeira casa?

A verdade é que essa não é uma questão simples de se resolver, afinal, é uma área com diversas oportunidades e possibilidades e que engloba valores muito significativos, principalmente nas grandes áreas urbanas.

Contudo, é possível identificar alguns comportamentos durante esse processo de escolha que podem gerar graves prejuízos ou e arrependimento das decisões no futuro. Diante disso, preparamos um artigo com 10 erros comuns nessa transação. Confira!

1 – Desconsiderar a realidade do mercado

De primeiro momento, o erro mais comum a ser cometido durante o investimento em um imóvel, é desconsiderar a realidade do mercado. Antes de realizar um financiamento desse nível, é essencial que tenha conhecimento da condição desse âmbito, de forma que seja mais fácil de perceber as possibilidades e entender se você está ou não fazendo um bom investimento.

avalie o mercado antes de comprar seu imóvel
avalie o mercado antes de comprar seu imóvel

A internet pode ser uma grande parceira nesse momento. Logo verifique qual é o valor do metro quadrado pela região dos imóveis que despertam o seu interesse. Vá atrás de blogs, sites, anúncios sobre a área e conferências de discussão. Revistas que falam, exclusivamente, sobre o assunto e livros podem ajudar no apoio e ampliação do seu estudo sobre essa questão.

2 – Ultrapassar o seu orçamento pessoal

A partir do momento em que você der início à procura de imóveis, você tem que ter uma grande responsabilidade com o seu orçamento pessoal e com os limites estabelecidos. É essencial que você comprove que terá condições de bancar com os custos que o imóvel irá gerar, para que esse investimento não resulte em uma fonte de preocupação, mas sim em satisfação e alegria.

Além do mais, seria recomendável criar um fundo de reserva de emergência para possíveis imprevistos, visto que é normal que algumas questões fujam do planejamento. Dessa forma, não utilize tudo o seu orçamento que estiver guardado, pois o amanhã ainda é uma incógnita.

3 – Não avaliar o histórico da empresa

Outro erro clássico é a questão de não pesquisar profundamente o histórico da construtora. Se informar o máximo que puder pode facilitar na escolha da empresa para negociação ou até desistir do negócio.

Nessa questão, a internet também pode ser uma ótima parceira. Pesquise informações nos sites de reclamação mais importantes. Outro comportamento é conversar com clientes que já passaram por essa incorporadora e descobrir a opinião deles, entre críticas e elogios, se tiveram algum empecilho ou se todo acordo foi cumprido justamente.

Se o imóvel for novo busque informações da construtora
Se o imóvel for novo busque informações da construtora

4 – Visitar o imóvel somente uma vez

No momento em que você resolver para qual imóvel fará uma proposta, é fundamental conhecê-lo bem. Dessa maneira, não pense em visitar o lugar somente uma vez, achar que está tudo correto e realizar logo uma proposta.

É essencial e muito importante que você procure analisar muito o local por várias vezes antes de finalizar a compra. Só é possível ter conhecimento sobre os prós e contras de qualquer propriedade e até de ruas próximas ou próprio bairro em que está situado se for até o local em dias e horários variados. Vá em busca também de descobrir como é o funcionamento do lugar em feriados e finais de semana.

Uma ótima estratégia é conversar com vizinhos e outros moradores que já passaram por esse ambiente.

5 – Sempre ignorar as despesas extras

Entre os erros comuns de quem está procurando investir no primeiro imóvel é ignorar os gastos extras. Além do valor gasto com a compra do imóvel em si, é necessário lembrar que existem impostos e tarifas que não podem ser esquecidas, pois consequentemente, consomem grande parte no orçamento.

Em casos de propriedades já construídas, há a questão do ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, que não consta sobre imóveis na planta. E para qualquer caso, é fundamental lembrar do popular IPTU, ou seja, o Imposto Predial e Territorial Urbano, tem o hábito de ser bem alto nas cidades grandes.

Além das taxas de condomínio, que também tem um valor salgado no mercado.

6 – Considerar todos os aspectos do negócio

Mesmo que a compra de uma propriedade seja um momento de satisfação e alegria, essa não é uma boa situação para se deixar levar pelos sentimentos e emoções. O modelo recomendável é ser bastante crítico e frio, de maneira que você não acabe tomando decisões precipitadas por comportamento impulsivos e momentâneos.

Não deixe os preconceitos formarem a sua opinião. Um território que traz más lembranças pode estar no momento atual recebendo ótimos investimento e incentivo públicos e privados, se adequando como uma região boa para se estabelecer.

O oposto também deve ser considerado. Bairros que antigamente eram referências podem estar passando por situações problemáticas e, consequentemente, influenciando nos moradores e não permitindo uma excelente qualidade de vida.

7 – Não ter consciência de todas as maneiras de pagamento

Desconhecer de todas as maneiras possíveis de pagamento também um erro muito comum cometido pelos possíveis compradores, mas você deve ter atenção a esse fato e buscar evitá-lo de qualquer forma. Existem várias particularidades para que você consiga realizar esse ato, não somente à vista ou por financiamento bancário.

Uma excelente dica são os consórcios imobiliários. Para quem ainda não tem todo o dinheiro para investir ou não tem condições de bancar prestações muito altas. Esse serviço possui uma gama de facilidades e oportunidades para os participantes, com parcelas que, seguramente, cabem no bolso.

8 – Não ler minuciosamente o contrato

Outro erro clássico é não ler com muita atenção o contrato, pois é um comportamento essencial na hora de fechar um negócio. 

Em nenhuma ocasião, assine um contrato sem antes fazer uma leitura atenta e profunda em todas a cláusulas e certificar-se de que os seus dados estão corretos. Mesmo que isso não aconteça muito, algumas empresas do ramo fazem acordos encobertos de propósito. 

Não sai correndo para assinar o contrato antes de ler com calma
Não saia correndo para assinar o contrato antes de ler com calma

Sem contar toda a burocracia que está envolvida por trás de cada uma dessas decisões. É importante estar sempre de olho!

9 – Não ter acompanhamento de um profissional

É muito relevante, no momento de avaliar as condições de uma propriedade, consultar a opinião de um profissional do assunto, com um engenheiro civil, arquiteto ou um mestre de obras; principalmente se o imóvel for usado.

Esses especialistas têm autoridade e conhecimento suficiente para analisar fatores que podem ocorrer, como analisar vazamentos, problemas elétricos, problemas com telhado e calhas, dentre outros

atenção principalmente em pontos cruciais como telhados, calhas, tubulações e energia.
atenção principalmente em pontos cruciais como telhados, calhas, tubulações e energia.

No caso do contrato, se houver dúvidas, procure por um suporte profissional de sua confiança ou até mesmo um advogado que possa te ajudar a esclarecer qualquer questionamento frente ao contrato do seu imóvel.

10 – Não descobrir se o corretor está autorizado a negociar a propriedade

Para finalizar, outro erro cometido por compradores iniciantes nesse campo é não verificar se o corretor é realmente um corretor e se os donos do imóvel autorizaram a negociação.

Os golpes que envolvem essa questão são muito comuns. São várias pessoas que são pegas desenvolvendo essa profissão sem estar certificado para o cargo. Qualquer um pode se passar um profissional dessa área sem você perceber ou por não saber distingui-lo.

Tenha certeza que o corretor está autorizado pelos proprietários
Tenha certeza de que o corretor está autorizado pelos proprietários

Por isso, questione qual é o número do CRECI dele  e verifique juntamente com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do seu estado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui