Manutenção de tratores e máquinas agrícolas

Manutenção de tratores e máquinas agrícolas: quando realizar e qual a importância

Fazer a manutenção veicular é muito importante para evitar problemas futuros e prever possíveis falhas no sistema com antecedência, tendo a possibilidade de agir antes que o automóvel dê algum problema mais sério. Nos casos de manutenção de tratores e máquinas agrícolas a importância é ainda maior, já que esse tipo de automóvel é usado especialmente para trabalho pesado.

Quando o proprietário deixa de fazer a manutenção de algum veículo, é comum que ele tenha que arcar com as consequências do conserto, que incluem deixar o veículo parado por mais de 1 ou 2 dias.

Nos casos de maquinários mais pesados, porém, o problema é ainda mais sério: além de passar alguns dias sem conseguir operar o trator ou máquina agrícola, você ainda pode ter toda a sua produção comprometida.

Para evitar que isso aconteça, separamos um post explicando mais sobre a manutenção de tratores e máquinas agrícolas e como realizá-la adequadamente. Confira!

O que é a manutenção?

A manutenção nada mais é do que um conjunto de medidas que são tomadas para evitar que o veículo dê algum problema futuramente e para garantir a conservação da parte mecânica e elétrica, tomando medidas com antecedência para evitar falhas no funcionamento.

a manutenção de tratores e máquinas agrícolas: é o conjunto de medidas tomadas para evitar que o veículo desenvolve problemas mais graves no futuro por falta de troca de peças
a manutenção de tratores e máquinas agrícolas: é o conjunto de medidas tomadas para evitar que o veículo desenvolve problemas mais graves no futuro por falta de troca de peças

Porém, hoje em dia não existem 3 principais tipos de manutenção de tratores e máquinas agrícolas.

Tipos de manutenção de tratores e máquinas agrícolas

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é a mais comum, e como o próprio nome diz, é o tipo de manutenção que visa prevenir problemas futuros e agir para evitar que eles surjam ao decorrer do tempo. Esse tipo de manutenção deve ser realizada regularmente de acordo com a recomendação de um profissional, já que cada tipo de veículo possui um tempo específico para realizar uma manutenção preventiva.

a manutenção preventiva deve ser de acordo com as horas operadas de cada máquina, de acordo com especificação do fabricante
a manutenção preventiva deve ser de acordo com as horas operadas de cada máquina, de acordo com especificação do fabricante

De modo geral, os maquinários como tratores de máquinas agrícolas devem realizar a manutenção preventiva a cada 500 horas de trabalho, o que varia de acordo com a carga horária mensal de trabalho. Em média, um trator e máquina agrícola que opera de segunda à sexta das 9:00 às 17:00 deve fazer uma manutenção preventiva a cada 3 meses e meio, 4 meses, no máximo.

Esse tipo de medida pode ajudar a economizar até 50% dos gastos com consertos e prejuízos de dias parados, já que ao identificar problemas com antecedência, as medidas preventivas tendem a ser mais em conta do que o conserto em si.

Leia também: Confira 7 dicas para manutenção da sua plantadeira!

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva é feita sempre que a máquina necessita de uma correção. Ou seja, quando algo demonstra algum tipo de problema ou defeito na operação e precisa ser reparado. Isso é comum especialmente em tratores, que lidam com trabalho mais pesado e precisam de peças de substituição com mais frequência.

Manutenção preditiva

Por último, temos a manutenção preditiva, que é muito parecida com o tipo de manutenção preventiva. A diferença é que nesse caso utiliza-se as informações do fabricante em questão de limpeza e troca de materiais, a fim de aumentar a vida útil do veículo.

Um exemplo prático de manutenção preditiva é a recomendação do fabricante de realizar uma revisão geral no veículo a cada 10 mil quilômetros rodados, ou a troca de óleo que deve ser feita a cada 12 meses ou a cada 5 mil – 20 mil quilômetros.

Quando fazer a manutenção de tratores e máquinas agrícolas para evitar problemas maiores?

Um bom indicativo para saber quando realizar a manutenção preventiva de máquinas pesadas é o manual do veículo, já que cada marca possui uma regularidade diferente para a manutenção preventiva e preditiva.

E embora a maioria das máquinas tenha a recomendação de 500 horas de uso entre cada manutenção, algumas máquinas agrícolas mais específicas podem ter intervalos menores, e é importante ficar de olho para não passar muito da recomendação do fabricante.

Manutenção de tratores e máquinas agrícolas: além da manutenção principal, também é indicado fazer pequenas manutenções diárias e semanais
além da manutenção principal, também é indicado fazer pequenas manutenções diárias e semanais

Mas, além dessa manutenção periódica, por se tratar de máquinas de uso diário para trabalhos mais pesados, os especialistas recomendam que você faça uma manutenção básica todos os dias, incluindo:

  • limpeza dos filtros;
  • verificação dos níveis de água;
  • eliminação de água no sistema de combustível, quando houver.

Uma vez por semana também é indicado que você:

  • reaperte os rodados;
  • lubrifique os pinos;
  • cheque e ajuste as correias;
  • cheque os níveis do óleo do motor;
  • faça uma limpeza geral.

Leia também: Dicas de higienização automotiva para manter seu veículo limpo e livre de riscos para a saúde

Quais os cuidados necessários com tratores e máquinas agrícolas para evitar problemas antes da manutenção?

Para evitar que seu veículo dê problemas durante os intervalos da manutenção, além de tomar todas as medidas preventivas diariamente e semanalmente, você também deve dar uma atenção especial aos seguintes itens:

Pneus

É essencial manter os pneus calibrados de acordo com a recomendação do fabricante para garantir uma vida útil mais longa e evitar possíveis problemas com a segurança na hora de operar a máquina. Nos casos de pneus de tração, fique de olho nas garras e faça a troca periódica sempre que elas estiverem gastas.

Sistema de combustível

O filtro e pré-filtro também merecem atenção e devem ser drenados diariamente para evitar que uma grande quantidade de impurezas se acumule no local. Se preferir, você pode fazer a limpeza diariamente a cada 2 dias, especialmente se você operar em locais com pouco acúmulo de resíduos.

Manutenção de tratores e máquinas agrícolas: lembre-se de sempre abastecer o tanque para evitar a condensação do motor durante a noite
lembre-se de sempre abastecer o tanque para evitar a condensação do motor durante a noite

Outro cuidado é reabastecer o tanque do seu trator ou máquina agrícola todos os dias, evitando assim uma possível condensação de vapor durante a noite.

Filtro de ar

A limpeza do filtro de ar deve ser feita a cada 4 dias ou semanalmente para garantir que água, poeira ou outras impurezas não entre no sistema do veículo, incluindo os filtros a seco e os filtros a óleo.

Sistema de direção e transmissão

Fique de olho em possíveis vazamentos de óleo nos cubos e manga dos eixos do seu veículo, e cheque periodicamente as caixas da marcha e do diferencial. Essa checagem além de incluir a limpeza de resíduos, poeira e terra, inclui também verificação dos níveis de óleo. Caso note uma necessidade, complete o óleo no final do expediente.

Nossa dica é sempre ter em mãos peças extras, especialmente correias, filtros e fusíveis, que tendem a desgastar com mais frequência em comparação a outros itens.

Ao tê-los sempre em mãos, você evita problemas maiores e pode substituir sempre que necessário, sem a necessidade de esperar pela manutenção preventiva, correndo o risco de que o veículo acabe desenvolvendo problemas maiores e mais graves.

Depois de ver como fazer a manutenção de tratores e máquinas agrícolas, use nossas dicas para aumentar a vida útil dos seus veículos e fique de olho nos intervalos das manutenções preventivas e preditivas.

Seguindo a recomendação do fabricante e mantendo uma rotina de cuidados diária e semanal com seu automóvel, além de uma grande economia com conserto você também garante uma vida útil muito maior para as máquinas pesadas.

Caso você esteja pensando em trocar sua máquina agrícola ou seu trator por um preço acessível e uma variedade enorme, acesse a página de lote do Superbid e confira os leilões em aberto. Diversos modelos com os melhores preços do mercado, com o especialista em leilões!

Para conferir outros conteúdos relacionados a máquinas pesadas e agrícolas, clique aqui e acesse o blog Superbid!

Gás natural é a melhor opção: Tudo sobre o assunto
Gás natural é a melhor opção: Tudo sobre o assunto
Tudo sobre rastreamento de carga
Tudo sobre rastreamento de carga

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.