caminhão Volkswagen

História dos caminhões Volkswagen

A Volkswagen é uma fabricante alemã de automóveis que se popularizou com modelos como o Fusca e o Golf. Porém, a marca possui uma grande atuação no mercado de veículos comerciais, especialmente os caminhões e ônibus. Hoje, a Volks é uma das empresas mais bem-sucedidas no ramo, mas você conhece a História dos caminhões Volkswagen?

A história da marca no mundo dos veículos comerciais começa em meados de 1970, quando a empresa começou a construir alguns modelos de caminhões leves. O lançamento fez tanto sucesso, que esse tipo de produto continuou no mercado até 2006.

modelo de Volkswagen LT
Os modelos Volkswagen LT foram os primeiros a serem lançado no mercado desenvolvido pela empresa

Embora o primeiro modelo de veículo comercial conhecido da Volkswagen seja o Volkswagen LT, a marca também foi responsável pelo lançamento do EA 489 Basis Transporter, um caminhão pequeno muito importante para quem vivia naquela época.

Confira a seguir a história completa dos caminhões Volkswagen!

Como a Volkswagen surgiu?

A marca surgiu na Alemanha, na década de 30, com o lançamento do famoso Fusca. Seu objetivo era o de produzir carros populares, já que seu nome é traduzido do alemão como “Carro do povo”.

Esse projeto foi desenvolvido por Josef Ganz, um engenheiro alemão-judeu que tinha objetivo modernizar a indústria automobilística alemã da época. Para isso, ele publicava suas ideias de introduzir chassi com tubo central e suspensões independentes com semi eixos num automóvel popular comum que custasse o mesmo valor de uma motocicleta da época.

imagem de um Fusca Volkswagen
A Volkswagen surgiu com a crianção do Fusca, veículo desenvolvido nos anos 30

Depois do sucesso no mundo dos carros, a marca decidiu migrar para os caminhões, produzindo alguns modelos leves em meados de 1970. 

Leia também: Com caminhão vazio é preciso parar no Posto Fiscal?

A História dos caminhões Volkswagen

Apesar de iniciar a produção de caminhões ainda em 1970, em 1975, a marca lançou o Volkswagen EA 489 Basis Transporter, uma espécie de caminhão leve e pequeno, projetado para ser o modelo mais barato possível. Naquela época, o petróleo tinha um valor muito alto, e a economia encontrava-se instável, o que forçou a marca a apostar em caminhões leves e baratos.

Volkswagen EA 489 Basis Transporter
O modelo Basis Transporter tinha capacidade reduzida, mas foi desenvolvido para suprir a demanda da época

O modelo possuía um motor de 1600 cm³, produzindo 50 cv e arrefecido a ar. O mesmo que equipava o Fusca, Variant e Brasilia no país. A tração das rodas dianteiras desse modelo de caminhão leve era de 85 km/h, algo realmente incrível para um caminhão daquela época.

O tamanho do Volkswagen EA 489 Basis Transporter equivale a um Volkswagen Polo, com apenas 4,1 metros de comprimento, 2 metros de altura e 1,7m de largura. Seu peso era de 1.290kg e a carga máxima suportada pela caçamba era de 1.000kg.

Embora fosse um modelo simples e bem reduzido, era excelente para as necessidades daquela época.

O modelo não ficou muito conhecido por ser fabricado em menor quantidade, além de não ter entrado no mercado desenvolvido, sendo popular apenas durante aquele período.

A história dos caminhões da Volkswagen começa, de fato, em 1979, quando a Volkswagen AG compra 67% das ações da Chrysler Motors, no Brasil. A ideia da marca era investir no transporte brasileiro, e no ano seguinte, a Volks arrematou 100% das ações da Chrysler, viabilizando o projeto todo para a produção de veículos comerciais.

Leia também: O que é um caminhão compactador de lixo e como eles funcionam?

Neste mesmo ano, a empresa mudou o nome para Volkswagen Caminhões Ltda. e seu primeiro caminhão foi lançado no ano seguinte.

O modelo era um caminhão com versões de 11 e 13 toneladas com motor diesel MWM de 130 cavalos e quatro cilindros. A marca também produziu uma versão com motor a etanol, mas os modelos de maior sucesso foram os a diesel.

A cabine do caminhão seguia os modelos dos projetos dos anos 70 da Volks, chamada de primeira geração do VW Transporter LT.

Os primeiros modelos saíram direto da fábrica de São Bernardo do Campo, e o projeto foi desenvolvido por um time de engenheiros brasileiros com duração média de 2 anos. Foi esse projeto que deu início aos caminhões conhecidos como cara chata, ou cabine estendida, que depois de algum tempo, dominaram todo o mercado de transporte.

  • Pensando em trocar a frota de caminhões da sua empresa? Confira nossa categoria de pesados na Superbid Exchange.

A versão com 13 toneladas era equipada com freios a ar, direção hidráulica, e rodas raiadas, além de contar com câmbio manual de cinco marchas, chassi tipo escada e eixo traseiro com duas velocidades como os outros modelos.

Já em 1982, com o grande sucesso da marca, a Volks decide lançar seu novo projeto: caminhões leves de seis toneladas. O sucesso foi tanto que a marca decidiu manter os modelos por mais 34 anos.

Expansão dos caminhões Volkswagen no mercado internacional

A primeira exportação dos modelos brasileiros da Volks iniciou-se em 1984, para os Estados Unidos, e em seguida, para a China, seguida de exportação para toda a América Latina, contribuindo para que a marca fosse um sucesso não somente no Brasil, como no mundo todo.

No ano 2000, é lançada a Série 2000 de caminhões, ultrapassando todo o sucesso que a marca já tinha conquistado no mercado e sendo um marco importante para que no ano seguinte a empresa se tornasse a líder no mercado de transportes de caminhões e ônibus no Brasil.

Um dos lançamentos mais recentes da marca aconteceu em 2020, quando a VWCO lançou seus modelos de caminhões extra-pesados com motor MAN de 460 e 520 cavalos de potência.

imagem de um caminhão 24-280 E Constel. 6x2 2p
VOLKSWAGEN 24-280 E Constel. 6×2 2p em Leilão

Hoje, a marca Volkswagen Caminhões e Ônibus é considerada uma das maiores fabricantes de veículos comerciais de toda a América Latina, com caminhões vendidos no mercado do mundo todo. Além disso, a Volks ainda faz parte da TRATON SE, um dos maiores grupos de fabricantes de caminhões de todo o mundo.

Agora que você acompanhou toda a trajetória da marca, ficou fácil entender por que os caminhões Volkswagen fazem tanto sucesso, não é? Além de ter se tornado líder no mercado nos anos 2000 aqui no país, hoje a marca é um grande sucesso no mundo todo graças aos seus modelos desenvolvidos especialmente para a necessidade das empresas de transporte.

  • Pensando em trocar a frota de caminhões da sua empresa? Confira nossa categoria de pesados na Superbid Exchange.

Para mais conteúdos e dicas sobe caminhões, acesse o blog Superbid e confira diversos artigos!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *