paletes de madeira

Cuidados para manter os paletes de madeira em bom estado

Os paletes de madeira são conhecidos por muitos como a espinha dorsal de qualquer negócio logicismo. No entanto, você sabe como manter os paletes de madeira em bom estado?

Muito úteis e versáteis para a indústria como um todo, os paletes de madeira podem ser encontrados presentes desde a fase de construção de um projeto, passando pelo transporte de mercadorias até mesmo ao artesanato.

Contudo, existem alguns perigos e cuidados que devem ser tomados durante seu manuseio para evitar desgastes ou a quebra das unidades. Neste post, separamos as principais orientações para manter os paletes de madeira em bom estado.

Quer saber mais? Então basta continuar a leitura!

Qual é a durabilidade dos paletes de madeira?

Primeiramente, é importante compreender qual é a durabilidade dos paletes de madeira antes de verificar quais são os principais cuidados para se ter com as unidades.

Pode não parecer, mas os paletes de madeira são produtos com alta durabilidade quando comparados a outros instrumentos do segmento logístico. 

Cuidados para manter os paletes de madeira em bom estado :depósito com pallets
Um dos principais fatores que influenciam no tempo de vida útil dos paletes de madeira é a forma com que as unidades são manuseadas internamente

No entanto, devido ao fato de absorverem mais umidade do ambiente e de serem menos resistentes do que os paletes de plástico ou aço, simplesmente os produtos mais ofertados do mercado, os paletes de madeira contam com um tempo de vida menor. 

Quando bem cuidados, é possível afirmar que os paletes de madeira podem durar até três anos sem passar por substituições ou reparos. No entanto, é importante lembrar que existem alguns fatores, para além dos bons tratos, que ajudam a estipular a durabilidade supracitada.

Para durar até três anos, os paletes terão de ser fabricados com uma madeira de qualidade. Afinal de contas, é a origem da madeira que fará toda a diferença para ajudar a responder sobre o tempo de durabilidade de um palete de madeira. 

Mas você sabia que o tempo de três anos pode ser estendido – ou encurtado – dependendo da forma com que as unidades são tratadas no ambiente de manuseio? Contudo, para isso, será necessário tomar cuidados extras. 

Na próxima seção, você vai conhecer os principais cuidados para manter os paletes de madeira em bom estado.

Leia também: Como Escolher o Pallet ideal para o meu negócio entre os modelos de madeira, metal e plástico?

Principais cuidados para manter os paletes de madeira em bom estado

Manter os paletes de madeira em bom estado pode facilitar a sua movimentação, manutenção e mantimento. Sem contar que os danos que podem ser causados pela falta de cuidados com as unidades podem ter consequências problemáticas.

Entenda mais como manter os paletes de madeira em bom estado em seu empreendimento:

1. Inspecione os pallets de madeira com frequência

Embora possa parecer algo desnecessário, certifique-se com frequência o estado atual das unidades dos paletes de madeira.

Cuidados para manter os paletes de madeira em bom estado: pallets de madeira no chão
Identificar falhas ou rachaduras é a primeira maneira de conter a destruição e preservar a utilidade dos paletes de madeira

Isso significa uma coisa: prestar atenção se há sinais de desgaste, rachaduras ou lascas, uma maneira de se assegurar em relação à forma com a qual eles estão sendo tratados e/ou se é necessário um reparo ou a visita de algum dedetizador próximo à sua unidade.

Não espere até que todo o palete precise ser substituído para pedir ajuda. Caso seja os danos sejam detectados assim que aparecerem, é possível fazer um rápido reparo para aumentar sua vida útil.

Lembre-se: a falta de inspeção dos pallets poderá transformar pequenos problemas em grandes – e rapidamente.

2. Guarde os paletes de madeira no lugar correto 

É comum a utilização dos pallets acontecer diariamente, em especial, se você trabalha em portos, armazéns, depósitos e afins.

Mas quando os pallets não estiverem em uso, tente guardar as unidades em um local adequado, seguro e bem protegido. Isso garante que as unidades ficarão “sãs e salvas”. 

operário segurança
A restauração dos paletes de madeira também deve ser feita com um operário certificado e com todos os materiais de segurança

Uma dica de ouro também é a de procurar guardá-los em um local seco e com temperatura controlada, para protegê-los dos elementos naturais – como visto anteriormente.

Assim como também saber onde é que eles serão guardados para evitar que se percam, quebram ou sejam desviados.

3. Evite sentar ou pisar nos paletes de madeira

Você deve saber que paletes servem para manipulação e transporte de mercadorias, insumos e cargas, armazenamento e outros.

Cuidados para manter os paletes de madeira em bom estado: homem sobre pallet de madeira
Por mais tentador que pareça, não sente ou pise nos paletes de madeira. Eles não foram projetados para suportar o peso de pessoas, embora tenham bastante resistência

E sim, embora existam alguns usos alternativos para os pallets, como reaproveitamento das unidades na construção de imóveis ou jardins verticais, não é permitido abusar muito da boa vontade da ferramenta.

Em outras palavras, evite subir nos pallets, utilizá-los como escadas ou como apoio para equipamentos e maquinários.

Lembre-se: usar um pallet para uma utilidade que não seja a sua principal, é uma má ideia.

4. Não exceda a capacidade máxima das unidades

Existem muitos modelos de pallets de madeira, como longarina, EURO, PBR, entre outros. E para cada um deles, existe um valor exato de peso máximo de capacidade.

Respeitar as capacidades de peso, seja ele o dinâmico ou o estático, é essencial para que as estruturas não se sobrecarreguem e percam a estabilidade e resistência ao longo dos anos. 

Não respeitar esse limite fará com que as unidades quebrem mais rapidamente. Se for o caso de precisar dividir muitas cargas, tente optar por usar mais pallets.

5. Higienização os paletes regularmente

Outra forma adequada de manter as unidades firmes (e fortes) por mais tempo é higienizá-las com frequência.

Sejam as unidades feitas a base de plástico, metal ou madeira, elas vão precisar ser limpas periodicamente.

Cuidados para manter os paletes de madeira em bom estado: limpeza de um palete de madeira
Os paletes de madeira devem passar por processos de higienização como qualquer outra, mas é importante tomar um cuidado a mais visto que a umidade constante pode afetar a vida útil da unidade consideravelmente

Isso vale tanto para questões higiênicas, especialmente se elas forem utilizadas no setor alimentício, já que é muito comum que os pallets acumulem poeira, detritos e sujeira ao longo do tempo.

Pode não parecer, mas sujeira e detritos acumulados podem reduzir substancialmente a vida útil de um pallet. Aliás, considerando também as ameaças em relação ao novo coronavírus, será mais que fundamental manter as unidades limpas.

Leia também: Qual a medida padrão dos pallets no Brasil?

6. Tente controlar o ataque de insetos

Embora duráveis e firmes, os pallets não passam de estruturas feitas a base de madeira, assim, suscetíveis ao ataque de insetos xilófagos (que se alimentam de madeira, como cupins, vespas e gorgulhos).

Cuidados para manter os paletes de madeira em bom estado: pallet danificado
Embora o palete de madeira seja fácil de consertar, em determinados casos, é recomendável fazer o descarte. Acima, é possível ver como as pragas causam danos irreversíveis à unidade

O contato entre esses insetos e as estruturas não são indicados – e um péssimo sinal. Por isso, é importante proteger as unidades desse tipo de agente externo e da natureza. 

A melhor maneira de fazer isso é aplicar produtos específicos contra as pragas nas unidades, mas com toda a cautela disponível, para evitar que as próprias cargas sejam contaminadas ou desgastadas por conta dos químicos.

Tente optar por inseticidas com baixa toxicidade e alta fixação na superfície. É possível até encontrar alguns que não alteram a cor natural da madeira ou atrapalhar na aplicação dos acabamentos.

Outro importante ponto dessa indicação é a de sempre inspecionar o seu ambiente para saber se há uma infestação de insetos por perto e de manter as unidades em um local fresco e seco.

7. Treine os seus funcionários sobre o manuseio correto de paletes de madeira 

Outra importante dica em relação aos cuidados dos paletes de madeira envolve o treinamento dos seus colaboradores e funcionários. 

funcionários logística
Funcionários do setor de logística da sua empresa devem passar por um tratamento para aprender a cuidar dos paletes, e de outras ferramentas, com cuidado

Infelizmente, boa parte dos danos aos pallets se devem a erros humanos, como falta de tato durante o manuseio ou pela necessidade constante de trabalhar rapidamente. Contudo, uma maneira de contornar esse problema é com um treinamento do seu grupo de colaboradores.

As orientações básicas consistem não arrastar os paletes, deixá-los cair, alinhar a empilhadeira com cuidado, empilhar as unidades somente a uma certa altura, ajustá-los com frequência, não pressioná-los com tanta força, não sentar ou subir em cima, entre outros pontos de atenção.

8. Utilize paletes tratados termicamente

Geralmente, toda madeira que passa por um tratamento térmico vai durar mais devido à proteção contra eventuais e possíveis deteriorações. Especialmente que madeiras não aquecidas são as favoritas dos cupins e insetos. 

Existem paletes com madeira tratada termicamente. Geralmente, essas unidades contam com um preço mais elevado devido ao custo dos tratamentos aplicados à madeira, mas, é o tipo de proteção que vai se pagar ao longo dos anos.

9. Empilhe as unidades por meio da paletização

Sistema que utiliza os paletes para auxiliar a organizar um armazém ou a carga dentro dos caminhões de forma mais eficiente, a paletização pode ajudar na sobrevivência e cuidado com os paletes de madeira.

Cuidados para manter os paletes de madeira em bom estado: tudo sobre paletização
A paletização permite aproveitar ao máximo o espaço do seu ambiente de trabalho e otimizar os processos por meio das unidades de paletes

Ao se aplicar o método, é capaz de se organizar as mercadorias de forma compacta, auxiliando em um manuseio mais rápido por meio de empilhadeiras e outros tipos de maquinários de transporte.

10. Evite usar os paletes de madeira em condições de umidade

Se for impossível, considerando o tempo e o clima da sua empresa, certifique-se de secar os paletes o mais rápido possível. Isso porque a madeira vai absorver a umidade com mais facilidade, o que, consequentemente, vai enfraquecer sua estrutura.

Além disso, exposição frequente a condições úmidas podem também contribuir com o inchaço da madeira ou o empenamento da estrutura.

11. Lixe a área áspera dos pallets

Caso note manchas ásperas em seus paletes de madeira, lixe-as o mais rápido possível. Isso porque remendos ásperos nas unidades podem fazer com que a madeira lasque e quebre mais rapidamente.

Lembre-se também que pallets reciclados podem ter sua durabilidade diminuída, assim também como é importante utilizar pallets de sistemas ecológicos que fazem um bom trato das unidades. 

Cuidados para manter os paletes de madeira em bom estado: Devo fazer o reparo dos paletes ou descartá-los?

Uma das vantagens dos paletes de madeira podem oferecer é que, dependendo da forma como quebram, podem ser consertados pela troca das ripas, por exemplo.

No entanto, é muito importante que você saiba que qualquer palete que seja reparado não terá mais a mesma vida útil de antes, e pode até mesmo ficar mais frágil e suportar menos peso.

pallets empilhados
Os paletes de madeira podem ganhar uma vida extra nas mãos de artesãos, que modificam sua estrutura para criar móveis e outros materiais

Sabendo disso, vale a pena calcular o valor do reparo e o valor de um palete novo para avaliar o custo-benefício do reparo, já que na maioria dos casos, dependendo da quantidade de carga transportada diariamente na sua empresa, pode valer mais a pena investir em uma estrutura nova ou até mesmo modelos de leilões.

É importante tomar todos os cuidados necessários na hora de fazer a manutenção dos seus paletes para não acabar sofrendo avarias e até mesmo causando acidentes.

Além disso, jamais continue a utilizar as unidades os primeiros sinais de desgaste ou madeira danificada aparecerem: isso vai indicar que deve descartar o material e investir em estruturas novas.

Leia também: Tudo sobre paletização – porque ela é uma ótima opção para sua empresa

O melhor lugar para adquirir paletes de madeira de qualidade é na Superbid. Aqui, temos uma seção dedicada a produtos de armazenagem com os melhores preços e uma variedade de ferramentas; confira:

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *