para fazer uma baliza perfeita, o primeiro passo é analisar se seu carro cabe na vaga

Como estacionar entre dois carros perfeitamente? Passo a passo completo

Estacionar entre dois carros, também conhecido como baliza, é uma manobra que deixa muitas pessoas nervosas atrás do volante.

Mas apesar de parecer um bicho de sete cabeças, estacionar em uma vaga no meio de dois veículos pode ser fácil e simples, desde que você tenha conhecimento no que está fazendo.

A baliza também é usada na hora de avaliar o aluno que está tirando habilitação, sendo considerada a prova final que indica se ele está apto ou não a dirigir pelas ruas da cidade.

Afinal, no dia a dia é muito comum que você precise estacionar entre dois carros e fugir disso fará com que você perca tempo tendo que estacionar longe ou até mesmo te colocar em uma situação complicada em situações emergenciais.

veja a importância de estacionar o carro corretamente

Para que você não tenha mais problemas com isso, separamos um post completo explicando o passo a passo completo para tirar todas as suas dúvidas. Confira a seguir!

Por que é importante estacionar o carro corretamente?

O que muitas pessoas não sabem, é que estacionar o carro, ou fazer baliza, de qualquer jeito pode resultar em uma multa grave e até remoção do veículo, de acordo com o artigo 182 do Código de Trânsito Brasileiro, que diz:

“Art. 182. Parar o veículo:

(…)

III – afastado da guia da calçada (meio-fio) a mais de um metro:

Infração – grave;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – remoção do veículo”

Isso acontece porque, ao estacionar muito longe da calçada, você coloca em risco o trânsito, já que os motoristas poderão se chocar contra seu carro podendo causar danos como arranhões e até danificar seu retrovisor.

deixar o carro longe demais da calçada pode trazer riscos para o trânsito
deixar o carro longe demais da calçada pode trazer riscos para o trânsito

Além do mais, vale lembrar que demorar muito para estacionar o veículo, apesar de não gerar multas, pode causar um congestionamento em vias de mão única e os motoristas podem até mesmo ficar irritados com a demora e começar a buzinar, o que pode te deixar ainda mais nervoso.

Banner Carro

Como estacionar entre dois carros perfeitamente: passo a passo completo

Passo 1

O primeiro passo para estacionar entre dois carros é alinhar seu veículo com o veículo da frente. Isso significa que a traseira do seu carro deve estar na mesma linha que a traseira do veículo da frente. 

Passo 2

Esterce todo o volante para o sentido da vaga que você quer entrar, independente se você vai estacionar à direita ou à esquerda.

Passo 3

Comece a dar ré lentamente, olhando sempre para frente e para trás para verificar se não tem ninguém passando atrás do seu carro.

Em seguida, imagine uma linha que sai do para-choque traseiro do veículo que está na frente, e quando a roda da frente do seu carro ultrapassar essa linha, pare de dar ré.

Passo 4

Olhe pelo retrovisor do lado da vaga que você deseja estacionar e tente ver o farol do carro de trás. Se você conseguir visualizá-lo, você pode avançar para o passo seguinte. Do contrário, você terá que remanobrar o veículo.

Passo 5

Depois de ver o farol do carro de trás, gire o volante no sentido contrário até o final para o outro lado, e dê ré novamente.

Passo 6

Nessa etapa seu carro estará reto na vaga. Finalize girando o volante para que as rodas fiquem retas e vá um pouco para frente, assim seu carro não fica colado no veículo de trás.

Posso tentar entrar de frente?

Um dos principais erros de estacionamento entre dois carros é entrar na vaga de frente, já que assim você encosta no parachoque do carro da frente e fica girando o volante, entrando e saindo, e mesmo assim não consegue ajeitar o carro na vaga.

Isso só é possível em vagas bem grandes em que é possível manobrar quase sem dar ré.

A função da marcha ré

Você sabia que a marcha ré só pode ser usada para pequenas manobras como a de estacionamento? De acordo com o artigo 194 do CBT, perder uma entrada e dar ré para voltar na mesma via é uma infração de trânsito de natureza grave.

Além da baliza, a marcha ré é usada em estacionamentos de vagas únicas em que você estaciona o veículo de ré para sair com mais facilidade, especialmente se você não for fazer compras e não precisar usar o porta-malas.

Como estacionar entre dois carros em vagas únicas?

Sabe aquelas vagas de shopping em que os carros ficam uns do lado dos outros e que parece bem difícil de conseguir colocar seu carro lá dentro? Muitas pessoas têm dificuldade em estacionar entre dois carros que estão paralelos um ao outro.

estacionar em vagas laterais é uma manobra mais fácil comparada à baliza
estacionar em vagas laterais é uma manobra mais fácil comparada à baliza

Mas fique tranquilo: estacionar o carro entre dois carros um do lado do outro é mais fácil do que estacionar entre dois carros um na frente do outro.

Nesse caso, estacionar de ré também é mais fácil, já que você terá que fazer menos movimentos para isso. Para isso, aproxime a traseira do seu carro com a traseira do carro que está à sua direita. Gire todo o volante para o lado direito e comece a dar ré.

Olhando pelo retrovisor, veja se você consegue enxergar metade do veículo que está tendo como base para alinhamento. Se sim, é sinal de que a manobra está correta.

Qual distância ideal para deixar entre o pneu do carro e a guia?

Como vimos acima, deixar o carro mais de um metro longe da guia pode resultar em uma multa de trânsito de natureza grave. Porém, deixar estacionado em uma distância média de 50 cm também resulta em uma multa, neste caso de natureza leve.

Mas qual será a distância ideal entre o pneu e a calçada, então? A resposta é: nem muito longe, nem muito perto.

Há quem diga que deve-se deixar uma distância média de 15 a 20 centímetros, já que deixar o pneu colocado no meio fio poderá danificá-lo quando você for sair da vaga.

Viu como estacionar entre dois carros perfeitamente pode ser uma tarefa fácil se você souber o que está fazendo? Use nossas dicas para treinar na rua de casa se ela for pouco movimentada, já que quanto mais você praticar, mais experiência terá.

Como resultado, você fará a baliza cada vez melhor e mais rápido.

Se você está pensando em comprar um carro novo, que tal optar pelos veículos de leilão? Com preços baixos e condições incríveis, em momentos de crise, eles são a melhor opção do mercado!

Confira em primeira mão os lotes em aberto e tudo sobre os leilões no blog Superbid. Além disso, existem diversos artigos com as mais incríveis dicas sobre o mercado, confira!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *