rastreamento de carga

Tudo sobre rastreamento de carga e como essa tecnologia funciona

Trabalhar com frotas e cargas requer um cuidado especial quanto à segurança da mercadoria e riscos de roubos e furtos. Porém, diferente do que muitos acreditam, o rastreamento de carga não serve apenas para garantir que a carga chegou no destino certo, mas também para verificar como foi o trajeto dela desde o momento que iniciou o percurso, até o momento da entrega.

Hoje, existem centenas de tecnologias que foram desenvolvidas para auxiliar os profissionais a monitorar e tomar ações preventivas quanto a sua frota de veículos. Com elas, ficou mais fácil identificar problemas que podem, na grande maioria dos casos, trazer prejuízos e interferir na qualidade do serviço prestado.

Leilão de caminhão

Para evitar que isso aconteça, separamos um post completo explicando mais sobre o rastreamento de carga e como ele funciona. Confira logo abaixo!

O que é rastreamento de cargas e para o que ele serve?

O rastreamento de carga visa analisar os rastros feitos pelo caminhão para entender a sua trajetória desde que saiu da garagem até o destino final.

Nessa análise, é feita uma avaliação de possíveis imprevistos que surgiram no caminho, qual o tempo médio que o deslocamento levou, quantos litros de combustível foi gasto durante todo o trajeto, quantas paradas foram feitas no caminho, e especialmente se o motorista dirigiu de forma prudente ou não.

o rastreamento de carga também é usado para verificar desvios de rotas, velocidade do veículo e uso do combustível
o rastreamento de carga também é usado para verificar desvios de rotas, velocidade do veículo e uso do combustível

Ao avaliar esse rastreamento, você consegue identificar problemas e desenvolver soluções para tornar a entrega mais rápida e mais econômica tanto para sua empresa como para o consumidor final.

Quais tecnologias são usadas para fazer esse rastreamento?

Para coletar todos os dados e informações, os profissionais usam os SaaS – Software as a Service -, que nada mais são do que tecnologias que permitem que você acesse as rotas da frota e os registros dos dados sobre motoristas e produtos transportados de um dispositivo móvel ou computador.

Isso significa que enquanto seu caminhão está nas rodovias, você consegue ter acesso à rota e demais dados direto no seu escritório, sendo possível até mesmo mandar mensagem diretamente para quem está na direção via satélite, rádio e até celular.

Esses softwares utilizam os dispositivos de geolocalização, que recebem o nome de rastreadores, e são instalados diretamente nos veículos automotores como carros, ônibus, motos e especialmente caminhões.

Eles podem ser de tecnologia de radiofrequência, satélite, M2M2/GSM e GPS, cada um com suas próprias particularidades.

M2M2/GSM

Os rastreadores de M2M2/GSM são os mais modernos do mercado e transmitem o sinal via antenas de telefonia. O problema é que a atualização dos dados pode interferir na atualização em tempo real das informações, e muitos optam por não usar essa tecnologia em frotas muito grandes.

Leilão de caminhão

Satélite

Já a tecnologia de rastreamento de carga via satélite distribui as informações para a central por meio de sinais enviados para redes de satélites. Seu ponto negativo é que além de ser cara, só funciona em locais abertos e não transmite as informações em tempo real.

Radiofrequência

Usada especialmente para rastrear cargas roubadas, por serem mais simples, não conseguem oferecer o suporte necessário para gerenciamento de frotas. Para funcionar, usa-se antenas de rádio que são espalhadas pelo território nacional, formando uma triangulação dos sinais que essa antena capta para localizar o veículo.

um dos grandes benefícios é que a radiofrequência consegue localizar os veículos dentro de túneis e locais cobertos
um dos grandes benefícios é que a radiofrequência consegue localizar os veículos dentro de túneis e locais cobertos

Suas vantagens é que alcança ambientes fechados e cobertos.

GPS

Sendo o mais conhecido, o GPS é uma das melhores tecnologias para rastreamento de carga, já que conta com suporte de 24 satélites que orbitam ao redor do planeta e permite que seu veículo seja localizado em qualquer lugar do mundo.

Para usá-lo, é necessário instalar um receptor dos sinais dos satélites no veículo, que fará a decodificação da localização exata do caminhão com base nas coordenadas de longitude e latitude e em seguida, enviará para a empresa ou transportadora em tempo real.

A importância da telemetria no rastreamento de carga

Enquanto as tecnologias citadas acima dizem respeito apenas à localização do veículo, a telemetria é a tecnologia que mede e coleta dados mais precisos em relação ao veículo como a velocidade média em que ele está se locomovendo, distância percorrida, paradas, consumo médio do combustível, temperatura do sistema mecânico e diversas outras informações importantes para quem faz a gestão de frotas.

a telemetria é essencial para coletar dados mais precisos e identificar problemas na rota
a telemetria é essencial para coletar dados mais precisos e identificar problemas na rota

Depois de coletar todas essas informações, é feito o armazenamento de todos os dados dentro do sistema para análise, a fim de facilitar a tomada de decisões e planejamento estratégico dos gestores para tornar a frota mais rápida, eficiente e econômica.

Essa tecnologia é feita via satélite ou radiofrequência, e pode ser integrada com o rastreamento de localização.

Quais as vantagens do rastreamento de carga?

Otimização de roteiros

Um dos maiores benefícios de rastrear sua carga é conseguir otimizar os roteiros, a fim de diminuir o tempo da entrega e consumo de combustível usando trechos alternativos. Junto, também ajuda a determinar atalhos caso o trecho principal esteja interditado, para que o prazo não seja comprometido nem o tempo de viagem aumente.

Alguns softwares são capazes de indicar as melhores rotas para que o motorista desvie do congestionamento, chegando em segurança e mais rapidamente ao destino final.

Prevenção de erros

Para quem trabalha com logística, prever e poder planejar soluções para possíveis erros é essencial, especialmente quando falamos sobre frotas maiores. Afinal, qualquer imprevisto pode acabar resultando em entregas atrasadas, cancelamento dos serviços e até orçamentos estourados.

rastreando todo o trajeto você consegue identificar e evitar erros que podem resultar em prejuízos
rastreando todo o trajeto você consegue identificar e evitar erros que podem resultar em prejuízos

Ao acompanhar todo o trajeto da entrega, você consegue identificar esses problemas com mais agilidade e identificar soluções eficientes para evitar prejuízos e até acidentes no trânsito.

Maior controle da entrega

Rastrear sua mercadoria auxilia a ter um controle maior sobre ela, já que você sabe de onde ela saiu, onde está, por onde já passou e onde vai passar para chegar ao destino final. Com isso, a integralidade da carga transportada é maior, evitando-se também fraudes e roubos.

Possibilidade de notificar o cliente

Em casos de atrasos por motivos de força maior, o rastreamento permite que você possa notificar o cliente sobre a mudança na data de entrega, além de ser uma forma de avisar sobre entregas que foram antecipadas por um bom planejamento de rotas usando o rastreamento de carga.

Leilão de caminhão

Segurança

Além de ter uma segurança maior da sua carga, você também garante a segurança do motorista por meio do rastreamento, já que você pode impedir o roubo e até recuperar a carga em casos de furto.

Afinal, é por meio do rastreamento que você verifica possíveis desvios de rotas, que podem indicar furto e sequestro, e poderá entrar em contato imediato com o motorista ou com a polícia caso não consiga contato com o profissional que está na direção do veículo.

Caso você desconfie de tentativas de roubo, algumas tecnologias permitem que você desligue o motor e tranque as portas em casos de alta velocidade, perda de contato com o motorista e desvio de trajetos, que indicam comportamento estranho do motorista, sendo um dos sinais de que algo não está certo.

Administração inovadora

Implementar o rastreamento de carga na empresa é um excelente diferencial no mercado, possibilitando que sua administração das frotas seja mais estratégica e inovadora. Como resultado, você acaba chamando a atenção dentro do mercado por oferecer soluções diferenciadas, dando maior segurança a quem contrata seus serviços.

Conservação e preservação da frota

Além de evitar roubos e auxiliar na recuperação de frotas roubadas, é por meio do rastreamento que você tem uma ideia de quantos km seu caminhão já andou, o que facilita na hora de tomar medidas de manutenção preventiva e preditiva. Isso porque é por meio da quilometragem que você consegue ter um indicativo de que está na hra de fazer o rodízio dos pneus e trocar o óleo, por exemplo.

o rastreamento ainda mostra quantos quilômetros o caminhão já andou, facilitando a manutenção preditiva
o rastreamento ainda mostra quantos quilômetros o caminhão já andou, facilitando a manutenção preditiva

Leia também Guia pneus para caminhões: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Como resultado, sua frota tende a durar ainda mais, evitando prejuízos e contribuindo positivamente para o seu orçamento.

Depois de ver o que é rastreamento de carga, como ela funciona e quais os benefícios dessa tecnologia na gestão de frotas, não deixe de implementá-la em sua empresa para oferecer serviços ainda melhores para seus clientes e para evitar possíveis prejuízos.

Junto, é uma ótima forma de estabelecer e traçar novas estratégias para resolver diversos problemas logísticos.

Leilão de caminhão

Para mais conteúdos relacionados a frota e caminhões, clique aqui e acesse o blog Superbid e confira todos nossos artigos!

Gás natural é a melhor opção: Tudo sobre o assunto
Gás natural é a melhor opção: Tudo sobre o assunto
Tudo sobre rastreamento de carga
Tudo sobre rastreamento de carga

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.