Superaquecimento dos freios como evitar que isso aconteça

Superaquecimento dos freios: como evitar que isso aconteça?

Muitos motoristas já perceberam que os freios dos caminhões perdem eficiência quando são acionados por diversas vezes. O superaquecimento dos freios é algo bastante grave e causa diversos acidentes em rodovias por todo o Brasil.

Para reduzir a velocidade ou parar o caminhão com mais eficiência, os freios dependem do atrito entre os discos ou das lonas nos tambores. Contudo, esse atrito gera um calor que pode prejudicar o funcionamento do sistema caso ele esquente.

Um conteúdo importante como esse precisa ser repassado de forma eficaz para que os motoristas evitem o superaquecimento dos freios, para que a sua viagem seja feita com mais segurança.

  • Pensando em trocar a frota de caminhões da sua empresa? Confira nossa categoria de pesados na Superbid Exchange.

Continue a leitura do conteúdo e entenda mais sobre o assunto com a Superbid Exchange.

Porque acontece o superaquecimento dos freios?

Em relação ao fator operacional, entende-se que o excesso de carga, aumento dos trajetos para paradas e velocidades excessivas, são as principais causas que podem ocasionar o superaquecimento dos freios, por conta das grandes temperaturas do sistema. 

Superaquecimento dos freios como evitar que isso aconteça

Já em relação a manutenção, os principais fatores são a regulagem e o estado geral dos componentes do sistema de freios, que podem aumentar consideravelmente os riscos de acidentes, caso não sejam efetuados os serviços com regularidade, além da substituição correta de peças caso seja necessário.

Portanto, existem alguns cuidados que são considerados como essenciais em relação à regulagem das lonas com eixo erguido. Ou seja, isso evita com que elas toquem o tambor de freio sem serem acionadas pelo pedal.

Outro ponto importante é que as válvulas de alívio que descarregam o ar que ficam nas lonas de freio após a liberação do pedal, devem ser verificadas com frequência. Pois, se não funcionarem adequadamente os freios serão empregados por mais tempo que o desejado. Por consequência, isso causa maior desgaste e mais calor.

Leia também: 10 dicas para conduzir o caminhão com a postura mais segura 

Dicas para evitar o superaquecimento dos freios

Melhor do que entender sobre o superaquecimento dos freios é ter algumas coisas que podem ser úteis em uma viagem. Com isso, você acaba criando o hábito de evitar esse tipo de problema, deixando você mais seguro para pegar a estrada. Confira algumas dicas importantes.

Verifique e troque o fluido de freio regularmente

O fluido de freio pode absorver umidade ao longo do tempo, o que reduz sua eficiência e pode causar superaquecimento. Verifique o nível e a qualidade do fluido de freio e troque-o conforme as recomendações do fabricante do veículo.

  • Pensando em trocar a frota de caminhões da sua empresa? Confira nossa categoria de pesados na Superbid Exchange.

Pastilhas e lonas tem que estar em boas condições

Verificar a regulagem das pastilhas de freio e lonas é sempre algo fundamental, pois elas funcionam como uma revisão em certos momentos. Ou seja, na hora da regulagem pode-se perceber se a pastilha aguenta mais um tempo ou se está na hora de trocar.

Superaquecimento dos freios como evitar que isso aconteça

As pastilhas e lona de freio quando estão gastas podem reduzir a eficiência da frenagem e aumentam o risco de superaquecimento dos freios.

Superaquecimento dos freios: evite frenagem brusca

Procure se antecipar em situações que exigem frenagem e reduza a velocidade no tempo certo. Frenagens bruscas e prolongadas geram mais calor e podem levar ao superaquecimento dos freios.

Utilize o freio motor

Uma das formas de manter os freios sempre no lugar é utilizar o freio motor em diversas situações. Portanto, engate uma marcha mais baixa e use o freio motor para controlar a velocidade do caminhão.

Leia também: Qual é o caminhão mais potente do Brasil?

De fato, isso ajuda bastante a reduzir a dependência de freios e evita o superaquecimento em estradas.

Espere o freio esfriar

Se você estiver usando os freios constantemente, como em um trânsito ou em descidas mais íngremes, dê um tempo para os freios. A melhor forma de fazer isso, além de ser mais segura, é parar o caminhão em algum lugar e esperar esfriar para então continuar a viagem da forma certa.

Superaquecimento dos freios: verifique sempre o sistema de frenagem

A manutenção de um caminhão deve estar sempre em dia para garantir que o superaquecimento dos freios não aconteça. Aliás, podemos considerar a manutenção como mais importante para manter todo o veículo funcionando e seguro.

Superaquecimento dos freios como evitar que isso aconteça

Portanto, faça manutenções periódicas nos discos de freio, tambores, pinças e cilindros mestres, para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

A partir dessas dicas, fica mais fácil cuidar do seu caminhão e evitar que aconteça o superaquecimento dos freios em uma viagem mais longa. Sempre fique atento a esses detalhes para a sua segurança.

Para mais dicas e conteúdos sobre caminhões, clique aqui e acesse os demais artigos do Blog Superbid!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *