grande parte da sucata de cobre vêm de fios telefônicos e de computadores

Como ganhar dinheiro com compra e venda de sucata 

Reaproveitar materiais que iriam para o lixo, principalmente aqueles classificados como sucata, é algo que pode ser bastante lucrativo. A compra e venda de sucata é um segmento que tem crescido cada vez mais, já que, devido às suas características físico-químicas, seu aproveitamento pode ser muito alto. Com isso, podemos afirmar que é muito fácil ganhar dinheiro dentro desse mercado.

Sucata é o termo usado para materiais de ferro ou metal que podem ser reutilizados e transformados sem perder suas propriedades e qualidades. Por ter essa grande vantagem, pequenas e médias empresas descobriram que é possível lucrar com o material ao invés de simplesmente descartá-lo.

Além do seu grande potencial econômico, investir na compra e venda de sucata acaba diminuindo o impacto ambiental, já que os aterros sanitários e industriais não são sobrecarregados.

Continue a leitura para conferir mais sobre esse material e como você pode lucrar com ele!

Compra e venda de sucata e a PNRS

PNRS é a sigla que utilizamos para se referir à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa política diz respeito a uma lei com diretrizes para os resíduos que são gerados pelas empresas. Nela, você também encontra as seguintes opções para as empresas: reutilizar, reduzir ou reciclar.

Compre sua sucata pelo Superbid Marketplace. Cadastre-se aqui!

Um dos principais objetivos das empresas que desejam cumprir as exigências ambientais é dispor de forma adequada os resíduos, visando minimizar os custos e maximizar a segurança. Investir na compra e venda de sucata auxilia o seu empreendimento a cumprir esses quesitos.

a compra e venda de sucata pode gerar lucros para a empresa
a compra e venda de sucata pode gerar lucros para a empresa

Quando a empresa, ao invés de descartar esse material, investe no mercado de compra e venda, começa a gerar lucros. Essa negociação entre as empresas que geram os materiais e aqueles que desejam comprá-los pode ser feita por meio do Mercado de Resíduos.

Leia também: Qual a capacidade de um caminhão de lixo?

Resíduos de sucatas mais comprados e vendidos

Sucata de ferro

É todo o tipo de sucata feita com material de ferro e aço carbono solto ou em fardos como: sólidos laminados e fundidos, tubos, barras, limalhas e cavacos, bobinas e chapas. Automóveis também podem ser considerados um tipo de sucata de ferro, assim como trens, navios, vagões, trilhos ferroviários e rodas.

Esse tipo de material é muito usado na construção mecânica, além de poder substituir o aço em várias aplicações trazendo grandes vantagens.

Sucata de alumínio

Elemento metálico extraído de bauxita purificada por eletrólise, o alumínio é considerado um material macio e maleável quando puro. Porém, pode ter a sua dureza aumentada por endurecedores.

Esse material é resultado de trabalhos feitos em grande número de ligas. Os elementos utilizados nessas ligas são o cobre, magnésio, silício, zinco e manganês.

Graças às propriedades de dureza, leveza, condutividade elétricas e resistência à corrosão dessas ligas, o alumínio é apropriado para uma diversos usos diferentes. Entre eles estão: construção de aviões, veículos, edifícios e cabos de potência aéreos.

Sucata de aço inox

O aço inoxidável é bastante conhecido entre as pessoas que buscam um material que não enferruje. Essa reação acontece pois o material contém 10,5% de cromo como principal elemento de liga em sua composição.

Alguns dos aços inoxidáveis possuem mais de 30% desse elemento ou menos de 50% de ferro. Isso contribui para que não oxidem em ambientes normais.

Sua resistência é resultado da formação de um óxido protetor que impede o contato do metal base com a atmosfera agressiva. Para se obter características mecânicas particulares, é possível adicionar outros elementos ao aço inox como molibdênio, selênio, nióbio, silício, titânio, nitrogênio, cobre, níquel e alumínio.

Leia também: O que é um caminhão compactador de lixo e como eles funcionam?

Sucata de Cobre

Uma das mais lucrativas para as empresas, a sucata de cobre é de alta condutibilidade elétrica e térmica. É usada principalmente na transmissão elétrica e de telefonia, e grande parte vêm de fios de computadores e telefones. Mais abaixo veremos como as empresas estão lucrando com esse tipo de sucata.

grande parte da sucata de cobre vêm de fios telefônicos e de computadores
grande parte da sucata de cobre vêm de fios telefônicos e de computadores

Sucata de metal

Também conhecida como sucata de letão, é todo o material cujos principais elementos são zinco e cobre. Normalmente, o zinco aparece em uma menor proporção. Por ser bastante maleável e resistente, o material é considerado fácil de ser trabalhado. É usado na fabricação de arames, parafusos e alfinetes.

Sucata de ferro cavado

É um tipo de sucata feita com material composto por alto carbono, normalmente gerada por um processo realizado na fabricação de ferro fundido. Essa sucata é gerada, principalmente, pelas indústrias automobilísticas que usam ferros com baixo teor de óleo e isento de impurezas.

Cadastre-se no Superbid Marketplace!

Como funciona o comércio de resíduos

O comércio de resíduos é separado em duas frentes diferentes: resíduos perigosos e não perigosos.

Resíduos perigosos

Entende-se por resíduos perigosos todos aqueles que trazem algum tipo de risco tanto à saúde humana, como ao meio ambiente. Por exemplo: resíduos hospitalares ou rejeitos de mineração.

Os resíduos perigosos devem ser comercializados de modo exclusivo entre empresas que detêm licenças especiais para o tratamento desses materiais.

Isso porque, segundo a PNRS, a empresa que gera esse tipo de resíduo é responsável por eles desde a recepção da matéria prima até a destinação final.

Compra e venda de sucata: resíduos hospitalares como seringas são considerados resíduos perigosos
resíduos hospitalares como seringas são considerados resíduos perigosos

Ou seja, no caso de algum incidente envolvendo o resíduo em questão, a empresa será responsabilizada caso não tenha como provar que entregou o material a uma firma com as credenciais necessárias para realizar o seu tratamento.

Resíduos não perigosos

Resíduos não perigosos são todos aqueles que não trazem risco à saúde humana e ao meio ambiente. A sucata, por exemplo, é um tipo de resíduo não perigoso.

A comercialização é mais fácil nesse caso, já que seus métodos de reciclagem são grandemente difundidos e existem várias empresas com licença de tratamento desses tipos de materiais.

São resíduos que, no geral, geram lucros para as empresas que os comercializam. No entanto, grande parte das empresas acabam doando para associações de catadores. Ou seja, a sua destinação acaba não tendo nenhum custo.

Leia também: Mercado de Sucatas: visão geral desse lucrativo mercado

O comércio desse tipo de resíduos deve ocorrer entre a empresa geradora e a empresa que possua licença para o tratamento. No caso dos resíduos perigosos, é comum que em quase 100% dos casos haja algum custo para a empresa que gerou o lixo.

Isso é explicado pelo fato do tratador ter que realizar um trabalho de neutralização do risco inerente do material.

Compra e venda de sucata: qualquer empresa pode comprar resíduos?

Como dito anteriormente, apenas as empresas que possuem licença ambiental para tratar o material poderão comprar resíduos. Por isso, as empresas geradoras devem ficar atentas na hora da negociação, já que será de sua responsabilidade caso haja algum incidente causado pelo material comercializado.

apenas empresas com licenciamento podem comprar resíduos
apenas empresas com licenciamento podem comprar resíduos

Como funciona o frete da compra e venda de sucata?

Esse é um dos fatores mais importantes para aqueles que pretendem ganhar dinheiro com a compra e venda de sucata. Afinal, ele pode inviabilizar o negócio, já que seu preço somado ao valor do material poderá ultrapassar o ponto de lucratividade estabelecido.

O ideal, nesses casos, é preferir um tratador que possua frete próprio. Ou, ainda, que concorde em arcar com o valor. Do contrário, será necessário um cálculo a fim de verificar se a venda do mesmo valerá a pena.

Quais as vantagens do comércio de resíduos?

  • Auxilia no cumprimento da PNRS;
  • Reduz gastos com transporte e disposição em local apropriado;
  • Evita contaminação da água, solo e ar;
  • Evita saturação de aterro e lixões;
  • Reduz gastos públicos;
  • Gera lucro com algo que seria descartado;
  • Reduz a proliferação de vetores de doenças.

Como o processo de oferta e demanda funciona?

Dentro do mercado de resíduos estão empresas que geram o material e as que o buscam para compra. Também estão as empresas capacitadas e licenciadas para transportar e tratar da sucata. A partir daí, é estabelecida uma comunicação entre a empresa geradora e os interessados na compra.

Essa comunicação é feita por meio de mensagens onde serão estabelecidos negociação de valores e condições de entrega e pagamento.

Como as empresas estão lucrando com a compra e venda sucata de cobre?

Lembra que dissemos que esse é um dos materiais que mais geram lucros no ramo da sucata? A sucata de cobre vem de fios de computadores, fios de telefone, chicotes de carros e motos e vale bastante dinheiro.

O cobre é um metal 100% reciclável e pode sofrer o processo diversas vezes sem perder a qualidade ou desempenho. Segundo o PROCOBE, não existe nenhuma diferença entre o cobre oriundo da mineração primária com o cobre reciclado.

Aliás, cerca de 33% do cobre utilizado em escala global vem da reciclagem.

Compra e venda de sucata: sucata de cobre é um dos grandes lucros de empresas
sucata de cobre é um dos grandes lucros de empresas

Ele é considerado o terceiro metal mais utilizado mundialmente, perdendo apenas para o aço e o alumínio. Por possuir excelente condutividade elétrica é muito empregado na fabricação de materiais para esse segmento. Já que as empresas produzem montes e mais montes de sucatas devido a falhas ou sobras, por que não transformar esse lixo em dinheiro?

Os resíduos de cobre, quando encaminhados para tratadores, são altamente lucrativos graças ao seu grande potencial de reaproveitamento.

Características da sucata de cobre

As características que valorizam a sucata de cobre são:

  • maciez;
  • maleabilidade;
  • alta resistência mecânica;
  • resistência à corrosão;
  • alta resistência à fadiga;
  • alto poder de condutividade térmica;
  • cor natural diferente dos outros metais.

O cobre não se restringe apenas ao uso industrial. É um metal também usado no ramo da saúde de pessoas, animais e plantas, além de fazer parte da dieta humana.

Feijões secos, brócolis, chocolate, amêndoas, soja, alho, mariscos, produtos de trigo integral e ervilhas são alguns exemplos de alimentos ricos nesse mineral.

Faça seu cadastro no Superbid Marketplace e garanta as melhores ofertas em sucatas!

Compra e venda de sucata: como reciclar a sucata de cobre?

Para fazer a reciclagem do cobre, normalmente são realizadas as seguintes etapas:

  • fazer a pré-moagem dos cabos de cobre;
  • remover os metais ferrosos em esteira;
  • transportar o material da esteira para um silo de armazenamento;
  • refazer a moagem do material armazenado;
  • passar os resíduos em um granulador para que se chegue ao tamanho final;
  • separar os resíduos dos plásticos;
  • passar o material por uma peneira vibratória.

Embora seja possível fazer a reciclagem do mineral com fundição e fusão, o processo só é válido para sucatas retiradas de ambientes de manuseio exclusivo de cobre.

Por que fazer a compra e venda de sucata de cobre?

Além do seu valor comercial, também deve-se levar em consideração a economia que as tratadoras terão. O gasto energético da reciclagem gira em torno de 85% a menos em comparação com a produção original do material.

O que torna o processo excelente em termos de redução de impactos ambientais. Essa porcentagem significa, em nível mundial, uma economia de 100 milhões de MWh de energia elétrica por ano, e 40 milhões de toneladas de CO2.

Compra e venda de sucata: veja por que você deve fazer a compra e venda de sucata de cobre
veja por que você deve fazer a compra e venda de sucata de cobre

Viu como é fácil ganhar dinheiro com compra e venda de sucata? Além de estar contribuindo para um meio ambiente melhor, você ainda consegue lucrar com parte do seu lixo. Integre-se agora mesmo no mercado de resíduos para gerar cada vez mais lucro para o seu negócio!

Vale lembrar que é de total responsabilidade da empresa geradora do resíduo qualquer incidente que possa ser ocasionado pelo mesmo.

Sendo assim, se você for vender a sua sucata, fique atento ao licenciamento que a empresa tratadora deverá ter.

E aí, está pensando em comprar ou vender a sua sucata? Venha para o Superbid!

Posts Similares

1 Comentário

  1. Boa Tarde, quero abrir um ferro velho de sucatas, mas quero saber se o lucro é a curto prazo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *