Comparar carro é parte essencial do processo de compra de um novo veículo, já que esse tipo de aquisição exige uma decisão racional e que priorize o custo benefício.

Sendo assim, nada melhor do que tirar um momento para equiparar preços e particularidades entre os modelos e compreender as suas necessidades para fazer a melhor escolha para você e sua família. 

Então vamos lá, confira a seguir as 9 melhores dicas para comparar carros da melhor maneira. 

1 – Selecione modelos com as mesmas características 

A primeira dica é introdutória e de grande importância para dar o primeiro passo nesse processo. Tenha em mente que ao fazer uma comparação entre carros diferentes é preciso levar em conta as mesmas características para chegar a um resultado mais apurado.

Comprar carro: Selecione modelos que sejam da mesma categoria

Esse paralelo pode e deve ser traçado entre modelos e marcas diferentes, pois assim você terá sob a sua observação uma maior variedade de veículos, preços e diferenciais.

Mas ao fazer isso, elenque as principais características a serem observadas, como preço, consumo, segurança, etc. Um bom comparativo deve levar em conta modelos que entregam as mesmas características. 

2 – Comece pelo preço

O orçamento disponível é sem dúvida uma das principais características a serem levadas em conta, pois delimita todo o processo. De nada adianta visar veículos com preço acima do que você está disposto a investir, não é mesmo?!

Categoria leilão de carros

Estipule a sua capacidade financeira e parta daí, lembrando que mesmo em casos de financiamento o mais recomendado é comprometer no máximo 30% da sua renda com a parcela. 

3 – Leve em conta os demais gastos do carro

Quando o assunto é a aquisição de um novo veículo, há pelo menos outras duas despesas que devem ser consideradas além do valor da compra em si, pois são diretamente influenciadas por conta disso. São elas o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o seguro do veículo.

Leve em conta os gastos além da parcela do seu carro

Ambos os gastos consideram o valor médio do automóvel em questão para o cálculo final. Sendo assim, quanto maior o preço do carro, maiores serão os gastos com o imposto e com o seguro.

Ter isso em mente é muito importante pois os gastos futuros com o veículo podem comprometer o orçamento, e isso é algo que interfere diretamente na equação custo benefício. 

4 – Avalie questões relacionadas à manutenção 

Carros exigem manutenção constante, não tem jeito, então é claro que esse fator também teria que entrar na equação de comparação antes de adquirir um novo veículo.

Pesquise sobre os modelos que você tem interesse e observe a facilidade com a qual você poderia encontrar peças de reposição no mercado.

Se você estiver em dúvida entre um modelo nacional e um importado, lembre-se que a primeira opção geralmente oferece mais disponibilidade de peças no Brasil, o que nem sempre acontece no segundo caso.

Categoria leilão de carros

No caso de veículos importados, essa questão pode demandar uma reserva financeira ainda maior, então é fundamental levar isso em consideração para tomar a melhor decisão.

5 – Leve o consumo em conta do seu carro

Como já comentado nesse artigo, a questão financeira é uma das principais a serem consideradas quando a compra de um novo veículo está em processo de avaliação.

O consumo do veículo também entra nessa análise, já que influencia diretamente no gasto mensal requerido pelo automóvel após a compra. 

Comprar carro: Leve em conta, os gastos com gasolina e etanol
Comprar carro: Leve em conta, os gastos com gasolina e etanol

Observar esses aspectos é parte importante para comparar o desempenho entre os modelos. Isso pode ser feito com a ajuda do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, que classifica os automóveis novos conforme a sua eficiência energética (algo muito semelhante ao que é feito com os eletrodomésticos).

Os veículos mais econômicos recebem a etiqueta A, que deve estar disponível nos carros zero quilômetro. 

Se você está analisando um carro usado, pode recorrer a outros meios para chegar a uma conclusão, como fóruns e sites especializados, nos quais proprietários e especialistas dão sua opinião a respeito.

Nada mais indicado do que se informar com quem tem propriedade no assunto, não é?! 

5 – Defina se espaço é uma prioridade

Essa análise vai resultar de quantas pessoas dependem do veículo além de você, e qual será o uso do mesmo.

Se você tem ou pretende ter uma família numerosa e com filhos, então o espaço deve ser um fator importante a ser priorizado. Procure um modelo com espaço interno, porta-malas grande ou rack de teto, assim as viagens serão mais confortáveis. 

6 – Defina a importância de um motor potente no seu carro

Esse tipo de observação também faz parte do que será exigido do veículo. Um carro com motor potente é aquele que responde rápido ao pisar no pedal do acelerador. 

Se você mora em uma região com ladeiras, por exemplo, um motor mais forte pode fazer toda a diferença no seu dia a dia.

O mesmo se aplica se o condutor pretende usar o carro para cair na estrada e fazer viagens longas ou recorrentes, pois um motor forte será uma grande vantagem na hora de fazer ultrapassagens. 

7 – Selecione entre veículos novos, usados e seminovos

A escolha entre carros novos, usados e seminovos também deve fazer parte da comparação entre veículos, pois interfere em várias questões: preço, manutenção, consumo, equipamentos mais modernos, etc.

Selecione entre os modelos novos e seminovos

Por exemplo: muitos compradores dão preferência a carros zero quilômetro por acreditar que a manutenção será menor, mas isso pode comprometer outros aspectos da comparação.

Será que ele inclui tudo o que você procura? Muitas vezes um seminovo pode valer mais a pena, pois tem apenas dois anos de fabricação e apenas um dono. 

Ao optar por um carro usado, é importante levar em conta questões como a quilometragem e o estado geral de conservação, se as revisões periódicas eram feitas em dia, etc. 

8 – Organize as informações observadas

Essa dica é uma maneira de reunir e organizar todas as outras até aqui citadas. Como já mencionamos, elencar o que você precisa e procura em um carro é fundamental para fazer a melhor escolha.

Categoria leilão de carros

Para facilitar essa análise, coloque as informações no papel, como em uma lista de prós e contras, por exemplo. Assim fica mais fácil observar as principais diferenças e semelhanças e fazer uma comparação objetiva. 

9 – Use aplicativos para carro

Recorrer à tecnologia nesse caso também pode ser uma opção interessante. Há diversos aplicativos que podem dar uma mãozinha, oferecendo opções de pesquisa de acordo com suas preferências. 

O app Qual Auto Comprar foi criado pela Revista AutoEsporte, e é um dos mais utilizados. Basta responder algumas questões, informar as suas preferências e o sistema, automaticamente, apresenta algumas sugestões possíveis.

Observe os modelos recomendados e compare o que cada um oferece antes de partir para a compra.

Fez sua escolha? Compre através do leilão online

Depois de aplicar as recomendações deste artigo e chegar à conclusão de qual modelo é o ideal para você, chegou a melhor hora, a de realizar a compra do seu novo carro. 

O leilão de veículos online é atualmente uma das melhores maneiras de adquirir um novo carro. Através dele, você pode fazer uma compra tranquila sem abrir mão do conforto da sua casa.

Em nosso blog, é possível você conferir todos os leilões em aberto e os lotes disponíveis. Dessa maneira, além de ótimas dicas através dos conteúdos, você entende tudo sobre os leilões.

Leilão Online é na Superbid

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui