A telha de concreto é um material de construção civil que, cada vez mais, traz opções e agrega valor ao seu segmento no mercado. 

Ideais para projetos residenciais, nas coberturas e telhados, o material vêm ganhando tração ao longo dos anos especialmente por conta dos inúmeros benefícios que ela traz: acabamento, praticidade, entre outros.

Comparada com as telhas de cerâmica, a absorção de água da telha de concreto é um dos principais valores agregados e é o que está transformando os projetos arquitetônicos.

Neste artigo, você vai entender todas as principais vantagens, particularidades e demais características desse material de construção civil.

O que é a telha de concreto

A telha de concreto é um elemento utilizado na construção para cobrir casas e edifícios, protegendo o seu telhado. Ela funciona da mesma maneira que as tradicionais telhas em cerâmica. A principal diferença está concentrada no origem da sua matéria prima: o concreto.

telhas de concreto em um telhado
A tecnologia de produção das telhas de concreto permite que o material fique, em sua totalidade, totalmente uniformes. De forma que permite que o encaixe das peças fique 100% perfeito.

Na maioria das vezes, ela é composta por cimento e areia, e o seu tamanho diferencia-se dos outros tipos de telhas. É necessário quase 11 unidades de telha de concreto para cobrir o espaço de 1 metro quadrado. No entanto, embora o material pareça pesado, elas são mais leves que as telhas feitas a base de cerâmica.

A solução é muito indicada para telhados que tenham, no mínimo, uma inclinação de 30%. Outros fatores que estão diretamente ligados ao seu uso são a localização da obra, assim como a altura do telhado.

Produção das telha de concreto

As telhas de concreto são produzidas a partir da mistura de cimento, agregados, areia e água, processo que não difere da forma como o concreto é produzido, por exemplo.

telhas de concreto coloridas
Além do encaixe, as telhas de concreto apresentam diferentes cores. Aspecto que beneficia o conforto térmico da construção e que também causa um impacto visual no projeto arquitetônico.

A diferença é que nesse processo de mistura também são adicionados todos os pigmentos coloridos que darão tom às telhas.

Após a mistura, a argamassa é levada a uma estufa de vapor. E nesse processo elas serão devidamente moldadas.

Vantagens de utilizar telha de concreto

Ao longo dos anos, as telhas de concreto tiveram o seu estoque e uso pelo mercado brasileiro aumentados. Nesse trecho, você vai conhecer algumas vantagens sobre o uso das telhas na sua obra ou construção.

detalhes no telhado de uma casa com janela externa
Alguns aspectos que comprometem a efetividade das telhas de cerâmica são: sua porosidade e a baixa resistência mecânica. Por isso, cada vez mais o material está perdendo espaço no mercado em comparação com as telhas de concreto.

Desde encaixe, resistência e durabilidade, existem muitos fatores que vão te convencer a contratar ou comprar telhas de concreto. Veja quais são os principais benefícios:

Resistência e durabilidade

A essa altura do campeonato você já deve estar cansado de saber que o concreto fornece mais resistência e durabilidade para a sua obra, não é mesmo?

As telhas de concreto podem aguentar até mesmo mesmo impactos e pressões de até 240 quilogramas-força (kgf). Em contrapartida, as telhas de cerâmica resistem a apenas 130 kgf.

Além disso, durante a própria carga as telhas podem vir a quebrar. Com as telhas de concreto essa possibilidade é muito menor, pois o armazenamento e até mesmo a descarga não trarão os problemas que as telhas de cerâmica geralmente apresentam.

Encaixe perfeito

Quer alinhamento no seu telhado? As telhas de concreto vão te ajudar bastante. Elas não são deformadas durante a fabricação, já que não passam pelo “forno”.

fachada de uma casa de dois andares
A primeira patente registrada de uma telha de concreta é de 1844. O responsável pelo projeto foi do alemão Adolf Kroher, vinte anos após o surgimento do cimento Portland.

Como são todas produzidas em fôrmas iguais, elas permanecem perfeitas e precisas no encaixe. Isso impactará até mesmo durante a montagem, que será mais rápida e necessitará de menos mão de obra para juntar e montar o telhado.

Menos permeáveis

As telhas de concreto não absorvem tanto a água da chuva, assim, evitam possíveis infiltrações no seu telhado. As nervuras presentes na parte inferior das telhas também impedem que a água penetre nelas.

telhado de concreto
A produção de telhas de concreto foi iniciada, no Brasil, no ano de 1976 em São Paulo.

Já na parte superior da estrutura da telha de concreto, a ausência de água ajuda a impedir a manifestação de fungos que podem vir a deteriorar o seu telhado e, em alguns casos, até mesmo causar alergias e problemas de saúde para os habitantes.

As telhas de concreto também despejam a água acumulada de chuvas.

Desvantagens das telha de concreto

Embora sejam práticas e possuam inúmeras vantagens, é importante se atentar aos pormenores, pois eles são responsáveis por convencer você (ou não) de que essa compra seja um bom negócio.

Veja quais são as possíveis desvantagens:

Em ambientes quentes demais? Nem pensar!

Embora telhas mais claras ajudem na regulação de temperatura, elas também podem esquentar bastante.

Portanto, em cidades ou estados que têm altas temperaturas naturalmente, recomenda-se que você não coloque essas telhas.

Preço

O preço das telhas de concreto, comparado com as de cerâmica, é maior devido à resistência e menor porosidade.

O valor também é justificado por conta do acabamento e qualidade do produto, encaixe perfeito e dimensões.

Os custos podem aumentar também se levarmos em conta a logística da operação, que não é simples.

 

Aplicação da telha de concreto

Antes da aplicação das telhas de concreto ser iniciada, é fundamental que o esqueleto de madeiramento já esteja pronto. O madeiramento é o filamento de madeira que vai segurar e ajudar a estruturar o espaço em que as telhas serão colocadas.

Lembrando que essa fase deve ser aplicada com o auxílio de um profissional especializado. E de preferência que seja alguém que também desenvolva a trama do telhado.

A trama do telhado é o conjunto formado a partir da seguinte estrutura: caibro, ripa e viga. Na aplicação de telha de concreto, o material é encaixado nas ripas do telhado e, em seguida, fixado.

O encaixe das telhas de concreto é feito a partir da sobreposição. Cada telha é colocada sobre a telha da fileira inferior.

Conclusão

Você deve ter entendido como as telhas de cerâmica estão perdendo espaço no mercado por conta dos inúmeros benefícios que as telhas de concreto apresentam.

Se você é um marinheiro de primeira viagem e está adquirindo o seu primeiro imóvel, atente-se ao material que é utilizado no seu telhado.

Preste atenção também em outros detalhes inerentes do uso dessas telhas, como a sua localização geográfica e como elas podem regular a temperatura dos ambientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui