imagens de pallets empilhados

O que são paletes PBR1 e PBR2?

O uso de pallets é praticamente uma unanimidade entre empresas do setor de armazenamento e logístico, que utilizam paletes PBR1 e PBR2 para lidarem com os fardos e mercadorias.

Mais especificamente no Brasil, as indústrias valorizam a unidade de palete desenvolvida nacionalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), que recebeu a alcunha de PBR. 

O apreço se deve a dois grandes motivos: o primeiro, uma forma de agilizar os processos logísticos. Já o segundo, por se tratarem de uma maneira de economizar tempo – e dinheiro –, ao mesmo tempo que ainda trazem lucros. 

Considerando toda a popularidade do utensílio, a ABRAS teve que criar uma norma para ajudar a padronizar o uso dos pallets pelo Brasil. Por isso, ela decidiu diferenciar os modelos entre paletes PBR1 e PBR2. 

Leia também: Pallet de madeira: quanto tempo dura e quais os cuidados necessários para aumentar a vida útil?

Originalmente, sua intenção era a de facilitar no momento de entrega das unidades, ajudando a cadeia de estocagem de produtos como um todo e facilitando a adequação ao tamanho proposto pelos centros de distribuição e armazenagem. 

Neste post, você vai entender melhor o que são os paletes PBR1 e PBR2, suas diferenças e usabilidade. Continue a leitura para saber mais!

O que são os paletes PBR1 e PBR2?

Hoje em dia no Brasil, os principais paletes em uso são os PBR1 e PBR2. Aliás, desde a designação feita pela ABRAS que eles se tornaram os principais modelos fabricados no país. Contudo, a diferença não se dá apenas pela nomenclatura, mas também como pelo tamanho de cada um.

Paletes PBR1

O Palete de Madeira do tipo PBR 1 é a unidade que contém capacidade de carga estática (parada) de 2,5 ton. Ele também pode ser confeccionado com madeiras de eucalipto e pinus, ou totalmente em eucalipto. 

pallets de madeira pbr1
O palete PBR 1 é conhecido como um modelo intercambiável, desenvolvido inicialmente para o uso na cadeia de supermercados.

Essa escolha é feita pois as madeiras de pinus e eucalipto são de curto ciclo de crescimento e de fácil reflorestamento. Esse tipo de palete desenvolvido pela ABRA também é conhecido por ser o principal nas entregas para supermercados, ou empresas que requerem movimentação fácil e resistente para carga e descarga, e movimentação. 

O palete PBR 1 é conhecido como um modelo intercambiável, desenvolvido inicialmente para o uso na cadeia de supermercados. Mas sua popularidade rapidamente o tornou o padrão de palete geral do Brasil.

Medidas do Palete PBR1

  • Largura: 1.200 mm (+0/-5);
  • Comprimento: 1000 mm (+0/-5);
  • Altura: 99 mm (+4/-5) mm;
  • Faces para entrada de garfos: Quatro;
  • Altura para entrada de garfos: 100mm;
  • Capacidade de carga no chão: 2000 Kgf;
  • Capacidade de carga em movimento: 1200Kgf.

Paletes PBR2

Já o modelo de Palete PBR2 foi desenvolvido para se tornar o palete intercambiável na cadeira de supermercados brasileiros. A ideia, basicamente, é que ele funcione como um vasilhame (recipiente), para, desta forma, seja utilizada por qualquer indústria, e que redes de supermercados possam trocar mercadorias entre si.

O que são paletes PBR1 e PBR2? pallet pbr2
Os pallets PBR2 permitem fácil adesão aos porta-pallets

O Palete PBR2 tem uso exclusivo para a carga, descarga e carregamento de bebidas, e sua última versão é foi homologada e desenvolvida no ano de 1999.

Medidas do Palete PBR2

  • Largura: 1050 mm;
  • Comprimento: 1250 mm;
  • Altura: 166 mm;
  • Faces para entrada de garfos: Quatro;
  • Altura para entrada de garfos: 100 mm;
  • Capacidade de carga no chão: 2000 Kgf;
  • Capacidade de carga em movimento: 1000 Kgf.

Leia também: Qual a melhor madeira para ter pallets de qualidade?

Qual é a diferença entre os paletes PBR1 e PBR2?

Desde o desenvolvimento dos modelos para esses dois modelos de paletes, ambos desenvolvidos pela ABRAS (uma breve recapitulação), os PBR1 e PBR2 são dois protótipos que devem ser seguidos e utilizados em território nacional. 

Basicamente, assim que os modelos foram reconhecidos nacionalmente, todos os modelos de palete no Brasil passaram a ser produzidos seguindo as dimensões de ambos. 

Enquanto o Palete PBR1 é modelado seguindo as dimensões 1000 mm X 1200 mm, o Palete PBR2 é montado em 1050 mm X 1250 mm.

Leves semelhanças

Agora, para destacar uma breve semelhança, ambos os paletes PBR1 e PBR2 devem ser fabricados (e distribuídos) em madeiras diferentes. Contudo, as principais em uso são as de pinus, eucalipto, e a lei mista “dura”, que conta com as duas ao mesmo tempo.

Por isso, é fundamental que um fornecedor de paletes assegure a utilização de uma madeira de qualidade nos paletes produzidos ou oferecidos para a clientela, uma vez que independentemente do modelo escolhido, os pallets, essencialmente, demandam uma força pré-determinada para ajudar na sustentação e proteção das mercadorias que serão colocados neles.

Vantagens de utilizar os paletes PBR1 e PBR2

Geralmente, é comum que as pessoas se perguntem sobre quais são as vantagens destes tipos de paletes, uma vez que o mercado nacional de depósito e armazenamento de mercadorias aqueceu com a padronização dos paletes no Brasil inteiro.

Na realidade, a grande verdade é que, ao se manter uma padronização dos paletes no Brasil levando em consideração aspectos como proporção, tamanho e dimensão, a vida de quem trabalha com cargas pesadas será muito facilitada. 

Leia também: Cuidados no Transporte de Pallets para não causar acidentes e avarias

Desta maneira, as vantagens de se utilizar os paletes PBR1 e PBR2 podem começar a ser ressaltadas pelo simples fato de que será bastante fácil construir os porta-paletes para ambos a partir das dimensões similares.

Por sua vez, porta-pallets funcionam, basicamente, como estantes que ajudam a sustentar os pallets. E considerando que, uma vez que os pallets sejam padronizados em termos de tamanho e dimensão, será muito mais fácil confeccionar um porta-pallets no tamanho ideal para as unidades que chegarem no seu estabelecimento.

Outras vantagens

Outro ponto de destaque na utilização dessas unidades de paletes, é a facilidade de compreender quais os veículos, máquinas e demais meios de transportes são os mais apropriados para a logística dos paletes para dentro e/ou fora dos depósitos e armazéns.

Assim, é comum que muitos fornecedores de paletes já disponibilizem os modelos PBR1 e/ou PBR2 para a clientela ficar ciente de qual produto chegará a um armazém.

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Para mais conteúdos e dicas em relação a pallets e outros assuntos relacionados a leilões, clique aqui e acesse o blog Superbid.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *