imagens de pallets empilhados

Cuidados no Transporte de Pallets para não causar acidentes e avarias

Embora sejam materiais extremamente resistentes e que ajudem no dia a dia e na otimização da cadeia de produção de uma empresa, os pallets devem ser manuseados na maneira correta para evitar possíveis prejuízos e avarias. Isso porque, não tomar os cuidados no transporte de pallets necessários, pode acabar resultando em acidentes de trabalho graves, além de prejuízos para a empresa.

Por tornar o trabalho mais eficiente e seguro, hoje os pallets fazem parte da grande maioria das indústrias dos mais variados setores, e oferecem uma gama de benefícios para os gestores, como menor custo de mão de obra, já que otimiza o trabalho de transporte e não demanda muitos funcionários para a carga e descarga de materiais, melhor aproveitamento do espaço e baixo custo de manutenção.

No geral, os pallets são estruturas fáceis de manusear e não possuem grandes riscos dentro das empresas, desde que se tome todos os cuidados necessários durante o transporte das cargas.

Para lhe ajudar a evitar acidentes e avarias da estrutura e não resultar em perdas e prejuízos, separamos um post com os principais cuidados no transporte de Pallets. Confira a seguir!

Respeite a capacidade de cada pallet

Hoje existem pallets feitos de diversos materiais diferentes, sendo os mais famosos a madeira, plástico e metal. Cada um desses materiais são indicados para setores específicos, já que suportam um peso diferente e possuem características únicas que são melhores para um setor do que para o outro.

Cuidados no Transporte de Pallets para não causar acidentes e avarias: pallet de plástico em armazenamento de produtos
todo pallet possui uma capacidade única de peso, que deve ser respeitada

Ultrapassar a carga indicada pelo fabricante, mesmo que você esteja empilhando cargas indicadas para aquele material, ou então usar cargas mais pesadas do que o pallet suporta, resultará não somente em acidentes, como também prejuízos financeiros e materiais, especialmente porque o pallet pode ceder durante o transporte e acabar danificando todos os produtos empilhados.

Leia também Como Escolher o Pallet ideal para o meu Negócio entre os modelos de madeira, metal e plástico?

Use equipamentos mecânicos

Os pallets foram criados para otimizar os processos dentro das empresas a manipulação dessa estrutura deve ser feita por meio de equipamentos mecânicos como as empilhadeiras ou paleteiras motorizadas.

Cuidados no Transporte de Pallets para não causar acidentes e avarias: imagem de uma empilhadeira carregando carga em pallets
os pallets devem ser manuseados sempre por máquinas específicas

Além de fazer o transporte de pallets com o equipamento correto, é imprescindível que o profissional que esteja conduzindo essas máquinas sejam qualificados e experientes, evitando também acidentes de trabalho e avarias na mercadoria.

É importante que você nunca tente transportar e elevar os pallets de forma manual com vários funcionários para fazer a carga de caminhões, já que os produtos empilhados em cima da estrutura pode acabar caindo em um colaborador e causando lesões e até mesmo ferimentos graves.

Distribua a carga adequadamente

Outro erro comum nesse setor é acabar distribuindo a carga de forma inadequada nas estruturas, o que pode acabar fazendo com que o material ceda durante o transporte e até durante o armazenamento.

Cuidados no Transporte de Pallets para não causar acidentes e avarias: produtos em estoque sobre pallets
é essencial distribuir corretamente a carga, deixando os pacotes mais pesados no centro do pallet

Além de ter certeza de que o pallet inteiro está recebendo a mesma quantidade de carga e elas estão alinhadas, prefira colocar cargas mais pesadas por baixo e as mais leves por cima. Assim como os volumes de peso maior devem ser colocados sempre na parte central, tanto nos pallets, como dentro do veículo.

Passe plástico na carga

Na maioria dos setores, depois que os produtos foram empilhados corretamente, respeitando o peso e as proporções de carga, os profissionais embalam a mercadoria com um plástico resistente, que deve ser aplicado desde a parte de baixo do empilhamento, até o topo, formando espécie de fardos das mercadorias organizadas nos pallets.

Isso evita não somente acidentes, como perda de mercadoria e avarias durante o transporte.

Faça uma inspeção dos pallets antes de organizar a mercadoria

Antes de utilizar seus pallets, é importante que você mantenha uma rotina de inspeção e vistoria para verificar a condição de uso do material. Em pallets de madeira, procure por ripas soltas, farpas e pregos soltos. Em casos de pallets de metal, busque partes que estejam enferrujadas e amassadas. Em pallets de plástico, partes cortadas ou furadas.

Diante de qualquer avaria, faça a manutenção necessária quando possível, ou então descarte a estrutura para evitar acidentes.

Empilhe os materiais da forma correta

É importante que durante o empilhamento da sua carga você não deixe espaços nem barrigas, e que a carga fique em formato quadrangular ou retangular, a fim de facilitar o transporte e evitar que as caixas caiam durante o trajeto ou durante o uso de empilhadeiras.

Cuidados no Transporte de Pallets para não causar acidentes e avarias: caixas empilhadas de forma desorganizada
caixas empilhadas de maneira desorganizada pode contribuir para acidentes durante o transporte de pallets

É importante ressaltar que dependendo do produto transportado, você deve escolher caixas adequadas que não cedam pelo peso da carga de cima, lembrando sempre de usar embalagens de qualidade e recomendas para o peso e material que você está transportando.

Viu como manter os cuidados no transporte de pallets não é algo tão difícil? Siga nossas dicas para evitar não somente acidentes, mas especialmente prejuízos e avarias no transporte de carga usando pallets.

Além disso, atente-se sempre ao peso e material colocado em cima de cada tipo de pallet, respeitando sempre as recomendações do fabricante.

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Para mais conteúdos relacionados a armazenagem e pallets, clique aqui e acesse o Blog Superbid!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *