a divulgação é uma das estratégias mais eficazes para aumentar as vendas na queima de estoque

Consultar multas no DETRAN SC: Passo a passo fácil e 100% grátis

Consultar multas é um processo simples, mesmo que muitas pessoas ainda tenham dúvidas e não saibam como realizar a consulta. Com o avanço da tecnologia, hoje em dia é possível consultar multas no DETRAN SC e de outros estados de casa, sem precisar se dirigir até a unidade do seu estado.

Pelo site do Detran do seu estado, você pode consultar qualquer tipo de pendência que seu veículo pode ter: multas, IPVA, licenciamento etc. Para isso, basta entrar no portal e seguir nosso passo a passo completo sem precisar pagar nada por isso.

Confira a forma mais fácil de consultar multas no DETRAN SC de forma gratuita a seguir!

Como consultar multas no DETRAN SC

O primeiro passo para consultar as multas é acessar o portal do DETRAN SC e ir até a aba “Veículos – Dossiê completo de veículo” no painel que fica abaixo do banner inicial.

o primeiro passo para fazer a consulta é acessar o portal do DETRAN SC
o primeiro passo para fazer a consulta é acessar o portal do DETRAN SC

Feito isso, o portal te levará até uma página solicitando os dados do veículo como número da placa e Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Informando esses dados, você terá acesso ao histórico de multas que já foram aplicadas em seu veículo, lembrando que para consultar multas da PRF é necessário realizar um processo um pouco diferente.

Clique aqui para aprender a consultar multas da PRF!

Feito isso, você também pode consultar o número de pontos da sua carteira na aba CNH no portal inicial, normalmente ao lado da aba ‘Veículos’.

A primeira opção que você verá é a consulta de pontos, e para realizá-la corretamente, basta indicar o CPF e número de registro da CNH.

Por que é importante acompanhar os pontos na CNH?

De acordo com o artigo 259 do CTB, existem quatro tipos de infrações: as leves, médias, graves e gravíssimas. Cada uma delas têm como penalidade um valor a ser pago como forma de multa pela infração e uma quantidade de pontos que serão aplicadas na CNH do condutor. 

  • leve: três pontos;
  • média: quatro pontos;
  • grave: cinco pontos;
  • gravíssima: sete pontos.

Esses pontos são cumulativos durante um período de 12 meses, sendo necessário ficar abaixo dos 20, 30 ou 40 pontos para não ter a carteira suspensa. Caso isso aconteça, você poderá perder o direito de dirigir por até 2 anos.

Como as notificações do DETRAN SC funcionam na prática?

Sempre que uma multa é aplicada ao seu veículo e sua carteira de motorista, você receberá uma notificação por correspondência, na qual constará uma data limite para que você faça sua defesa caso queira.

Se você não recorrer, depois que seu caso for julgado você receberá os pontos na carteira referentes à infração cometida.

Vale lembrar que a carteira de motorista possui um limite de pontos baseado na idade do motorista e caso o número seja atingido, sua habilitação fica suspensa e é necessário realizar todo o processo de habilitação novamente, como provas e aulas.

Quando isso acontece, você recebe uma notificação também via correios informando sobre a suspensão.

Consultar multas no DETRAN: minha carteira de motorista foi suspensa, e agora?

Se você atingiu a pontuação máxima de pontos na carteira e sua CNH foi suspensa, você perderá o direito de dirigir.

Esse tipo de penalidade também acontece quando você comete uma infração auto suspensiva, de acordo com o artigo 261 do CTB, que diz: “por transgressão às normas estabelecidas neste Código, cujas infrações preveem, de forma específica, a penalidade de suspensão do direito de dirigir”.

Algumas dessas infrações são:

  • dirigir depois de consumir bebidas alcoólicas;
  • pilotar motocicletas sem uso de capacete;
  • dirigir de maneira que ameace os pedestres e outros veículos.

Diferente do caso de cassação da CNH, quando ela fica suspensa você perde o direito de dirigir entre 2 meses e 2 anos, dependendo da infração que levou à suspensão da sua carteira.

a carteira pode ficar suspensa em casos de acúmulo de pontos ou infrações auto suspensivas
a carteira pode ficar suspensa em casos de acúmulo de pontos ou infrações auto suspensivas

Quando você dirige sob efeito de álcool, por exemplo, deverá ficar 12 meses sem dirigir. Já no casos de suspensão causada pelo excesso de pontos, fica sem poder conduzir nenhum veículo entre 6 meses a um ano.

É possível recorrer a multas e transferir pontos da carteira?

Toda multa, incluindo a penalidade de suspensão do direito de dirigir, e a obrigação de pagar o valor da multa só são válidos depois que o direito de defesa do condutor expirar.

Isso quer dizer que, caso você tenha sido multado e recorra antes da data limite, poderá ter a multa cancelada sem perder a carteira ou ter que pagar qualquer valor de multa.

Já em casos de multas leves e médias, o condutor poderá solicitar a conversão da multa em advertência por escrito. Porém, isso só é possível se você não tiver cometido a mesma infração nos últimos 12 meses, e a autoridade interpretar essa advertência como uma forma de educá-lo a respeito das leis.

Caso essa solicitação seja atendida, você não receberá nem os pontos na CNH nem a multa, ficando livre das penalidades.

É possível consultar o IPVA no DETRAN SC?

Você poderá consultar o IPVA em qualquer DETRAN de qualquer estado, incluindo o DETRAN SC. Para isso, volte até a página inicial e selecione a opção “Veículos” mais uma vez, informando novamente a placa e o Renavam.

Feito isso, você verá as informações do seu automóvel e também de multas e notificações de IPVA.

E então, basta selecionar a opção do IPVA do veículo para consultar os impostos que podem estar em pendência e quitar a dívida por meio do boleto que o próprio sistema irá gerar.

Agora que você viu como consultar multas no DETRAN SC, não deixe de fazer a consulta recorrente das multas e pontos para ficar abaixo do limite de pontos.

Assim, você garante que sua CNH não seja suspensa e evita prejuízos com os valores das multas que serão aplicadas.

Agora que você sabe como arrumar a sua CNH, que tal trocar de carro? Os veículos de leilão são opções extremamente viáveis para pessoas que buscam meios mais barato para comprar um novo carro!

Aqui no Blog Superbid, além de você saber tudo sobre as leis de trânsito, você também confere em primeira mão os leilões em aberto! Clique aqui e acesse o nosso blog!

Gás natural é a melhor opção: Tudo sobre o assunto
Gás natural é a melhor opção: Tudo sobre o assunto
Tudo sobre rastreamento de carga
Tudo sobre rastreamento de carga

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.