Todos os donos de veículos viraram o ano já imaginando como pagar o IPVA MG 2021. Este é um imposto pago por todos que possuem automóveis em seu nome, e que deve ser quitado sempre no início do ano.

Estão disponíveis algumas maneiras para realizar esse pagamento, variando sempre de acordo com a placa do veículo. Assim, aqueles que possuem veículos com final 1 devem ficar atentos. Seu prazo de escolha é até o dia 18 de janeiro, como verá mais abaixo.

Para não se perder, a melhor opção é acessar o site do Detran MG e realizar a consulta. Aqui você encontrará as informações a respeito de seu débito e demais dados que possa precisar.

Ainda não sabe ao certo como funciona o pagamento do IPVA MG 2021? Confira no texto abaixo os principais pontos que você deve ficar atento.

Como funciona o IPVA MG 2021

Ao contrário de anos anteriores, o IPVA no estado de Rio de Janeiro não chega mais pelos correios. Desde 2020, é preciso lembrar de pagá-lo no começo do ano respeitando as datas. Esse cuidado auxilia a evitar surpresas, como multas e apreensão do veículo.

O IPVA MG 2021 é calculado sobre valor venal do veículo, de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). É preciso lembrar também que sua quitação é requisito obrigatório para emissão certificado de licenciamento de veículo pelo Detran/MG.

IPVA MG 2021

As informações continuam como antes, ligando o pagamento à placa e o a alíquota à categoria. Isso quer dizer que, para cada tipo de veículo, há uma taxa específica, como segue:

Pagamento do IPVA MG 2021

Graças ao Programa Bom Pagador, o estado de Minas Gerais oferece um desconto de 3% a alguns condutores. Entram nesse benefício aqueles contribuintes que tiveram todas suas obrigações quitadas nos últimos dois anos.

Além disso, o proprietário do veículo possui até a data do pagamento da primeira parcela para decidir pelo parcelamento ou pagamento à vista.  Se optar pela segunda alternativa, terá um desconto de mais 3% no valor final da alíquota.

IMPOSTO CARRO MINAS GERAIS

Para os que preferirem parcelar o valor em três vezes, este será o dia do pagamento da primeira parcela. A partir do pagamento desta, não é mais possível quitar os valores de uma vez só, sendo necessário respeitar as datas das demais parcelas.

Lembrando que, no estado, o IPVA MG 2021 possui valor mínimo por parcela de R$150,00. Assim, veículos com parcela inferior a isso terão que quitar o imposto em cota única.

Calendário de pagamento IPVA MG 2021

Como explicado acima, a data de pagamento do IPVA MG 2021 varia de acordo com a placa do veículo. Sendo assim, automóveis com final de placa 1 e 2 pagam antes que os de final 3 e 4, e assim sucessivamente.

Sabendo disso, se faz necessário observar o número final de sua placa e analisar o prazo de pagamento. Na tabela abaixo, estão dispostas as informações de datas para pagamento à vista e parcelado.

IPVA MG 2021

· Carros, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares

Final da PlacaCota única com desconto1ª parcela2ª parcela3ª parcela
1 e 218/0118/0118/0218/03
3 e 419/0119/0119/0219/03
5 e 620/0120/0122/0222/03
7 e 821/0121/0123/0223/03
9 e 022/0122/0124/0224/03

Como pagar o IPVA MG 2021

Para pagamento, o proprietário de veículo precisa acessar a página da Secretaria de Estado da Fazenda na internet. No site, basta acessar o ícone de “Documentos e Arrecadação”, já na página inicial.

IMPOSTO CARRO MINAS GERAIS
Foto: Reprodução Site Secretaria da Fazenda MG

Em seguida, selecione o imposto que deseja pagar. Nesse caso, clique no botão do IPVA para ter acesso a seu documento.

IPVA MG 2021
Foto: Reprodução Site Secretaria da Fazenda MG

Já na página do imposto, defina qual das opções você deseja acessar. Em sua maioria, as pessoas devem clicar na primeira alternativa.

IMPOSTO CARRO MINAS GERAIS
Foto: Reprodução Site Secretaria da Fazenda MG

Por fim, tenha seu número RENAVAM em mãos, já que necessitará dele para fazer seu acesso. Além dele, selecione também o ano de exercício do imposto que deseja pagar.

IPVA MG 2021
Foto: Reprodução Site Secretaria da Fazenda MG

Se preferir, também é possível fazer o pagamento diretamente no guichê do caixa do banco. A instituições aceitas são Bradesco, Caixa Econômica Federal, Mais BB, Santander, Mercantil do Brasil, Banco Postal, SICOOB e Casas Lotéricas.  Para isso, basta informar a placa e o número RENAVAM de seu veículo.

Em ambos os casos, o veículo precisa estar registrado em seu nome. Dessa forma, o processo será feito de forma simples, rápida e eficaz.

Quem está isento de pagar o IPVA MG 2021

Algumas pessoas podem não saber, mas há a possibilidade de obter a isenção do pagamento do IPVA MG 2021. É importante ressaltar, entretanto, que é preciso realizar uma solicitação para isso.

A requisição deve ser feita no ano anterior ao exercício do imposto. Dessa forma, as solicitações feitas esse ano somente serão válidas para a alíquota de 2022. Para isso, basta entrar no site da Secretaria da Fazenda do estado, na aba de formulários e realizar o pedido.

IMPOSTO CARRO MINAS GERAIS

· PCD

O governo do Minas Gerais considera como isentos para o pagamento do IPVA MG 2021 veículos destinados a pessoas com deficiência. Nesse caso, entram deficiências visuais, físicas, intelectuais ou autismo, severo ou profundo.

· Idade do Veículo

Ao contrário de outros estados, em Minas Gerais não há isenção do IPVA MG 2021 a partir de certa idade. Aqui, se aplica uma redução progressiva de acordo com o ano de fabricação do automóvel.

O que ocorre, porém, é uma isenção para veículos de valor histórico. Enquadram-se nessa categoria os carros conhecidos por ter a placa preta, considerados como item de colecionador.

· Outros Casos

Existem outras possibilidades para conseguir a isenção do IPVA MG 2021. Exemplos de casos são os automóveis utilizados por entidades filantrópicas, Embaixadas, Consulados ou transporte escolar.

Também se aplica aqui a isenção do imposto para veículos que foram roubados, furtados ou extorquidos. Além disso, é possível fazer a solicitação em caso de sinistro com perda total do automóvel.

Fique atento das datas do IPVA MG 2021

IPVA MG 2021

Assim como qualquer outro imposto, o IPVA MG 2021 necessita ser quitado para que você fique legal perante a lei. Dessa forma, é preciso ficar atento às datas de pagamento para evitar multas e apreensão do veículo.

Gostou desse conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe abaixo seu comentário sobre o texto e nos conte!

Posts Sugeridos

Leilão Online é na Superbid

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui