IPVA MT 2023: Confira o Prazo para Pagamento e evite surpresas

Todos os donos de veículos viraram o ano já imaginando como pagar o IPVA MT 2022. Este é um imposto pago por todos que possuem automóveis em seu nome, e que deve ser quitado sempre no início do ano.

Estão disponíveis algumas maneiras para realizar esse pagamento, variando sempre de acordo com a placa do veículo. Assim, aqueles que possuem veículos com final 1, 2 e 3 devem ficar atentos. Seu prazo de escolha é até março, como verá mais abaixo.

Para não se perder, a melhor opção é acessar o site do Detran/MT e realizar a consulta. Aqui você encontrará as informações a respeito de seu débito e demais dados que possa precisar. Lembrando que as datas deste ano foram modificadas por decreto em virtude da pandemia.

Ainda não sabe ao certo como funciona o pagamento do IPVA MT 2023? Confira no texto abaixo os principais pontos que você deve ficar atento.

Como funciona o IPVA MT 2023

Ao contrário de anos anteriores, o IPVA no estado do Mato Grosso não chega mais pelos correios. Desde 2020, é preciso lembrar de pagá-lo no começo do ano respeitando as datas. Esse cuidado auxilia a evitar surpresas, como multas e apreensão do veículo.

IPVA MT 2023

O IPVA MT 2023 é calculado sobre valor venal do veículo, de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). É preciso lembrar também que sua quitação é requisito obrigatório para emissão certificado de licenciamento de veículo pelo Detran/MT.

As informações continuam como antes, ligando o pagamento à placa e o a alíquota à categoria. Isso quer dizer que, para cada tipo de veículo, há uma taxa específica, como segue:

Pagamento do IPVA MT 2023

Por conta da pandemia do Coronavírus instalada em 2020, o Governo do Mato Grosso decidiu por adiar o pagamento do IPVA MT 2021. Dessa forma, os vencimentos, que se iniciariam em janeiro, foram postergados para março.

IMPOSTO CARROS MATO GROSSO

Ainda não há informações oficiar a respeito das datas corretas, mas sabe-se que será feita pela placa. Também já foi informado que as opções de pagamento em cota única com 5% ou 3% de desconto continuam. Por fim, também haverá a opção de parcelamento em até 6 vezes.

Calendário de pagamento IPVA MT 2023

Como explicado acima, a data de vencimento do IPVA MT 2023 varia de acordo com a placa do veículo. Sendo assim, automóveis com final de placa 1, 2 e 3 pagam antes que os de final 4 ,5 e 6, e assim sucessivamente.

Sabendo disso, se faz necessário observar o número final de sua placa e analisar o prazo de pagamento. Na tabela abaixo, estão dispostas as informações de datas para pagamento à vista e parcelado.

IPVA MT 2023

Carros, utilitários, caminhonetes, motos

Final da PlacaCota única com desconto (5%)Cota única com desconto (3%)Parcelas de 1 a 6
110/0121/0131/01
2 e 311/0220/0228/02
4 e 511/0320/0329/03
6 e 710/0422/0430/04
8 e 910/0520/0531/05
010/0621/0628/06

Como pagar o IPVA MT 2023

Para pagamento, o proprietário de veículo precisa acessar a página do Secretaria da Fazenda do Mato Grosso na internet. No site, basta acessar o ícone de “IPVA 2020”, já na página inicial.

IMPOSTO CARROS MATO GROSSO
Foto: Reprodução Site Secretaria da Fazenda MT

Em seguida, selecione a informação que deseja acessar. Nesse caso, pode-se clicar no botão do “Pague seu IPVA” ou “Parcele seu IPVA” de acordo com sua vontade.

IPVA MT 2021
Foto: Reprodução Site Secretaria da Fazenda MT

Na próxima página, tenha seu número RENAVAM em mãos, já que necessitará dele para fazer seu acesso. Além dele, você pode utilizar o código do chassi do veículo para acessar sua guia de pagamento.

IMPOSTO CARROS MATO GROSSO
Foto: Reprodução Site Secretaria da Fazenda MT

Por fim, você entrará em uma página com todas as informações a respeito de seu veículo. Aqui, será possível emitir a guia para pagamento do IPVA MT 2023. Em todos os casos, o veículo precisa estar registrado em seu nome. Dessa forma, o processo será feito de forma simples, rápida e eficaz.

Quem está isento de pagar o IPVA MT 2023

Algumas pessoas podem não saber, mas há a possibilidade de obter a isenção do pagamento do IPVA MT 2023. É importante ressaltar, entretanto, que é preciso realizar uma solicitação para algumas categorias.

IPVA MT 2021

PCD

O governo do Mato Grosso considera como isentos para o pagamento do IPVA MT 2022 veículos destinados a pessoas com deficiência. Nesse caso, são considerados somente os automóveis adaptados. Aqui, entram deficiências visuais, auditivas e mentais, severa ou profunda, além de autismo.

Idade do Veículo

No estado de Mato Grosso, veículos com mais de 18 anos de utilização estão isentos de pagar o IPVA. Isso quer dizer que, a partir desse ano, automóveis fabricados antes de 2003 não necessitarão mais pagar o imposto.

Ainda assim, é aconselhado analisar a situação caso a caso, especialmente por conta da confusão de ano de fabricação e ano modelo. Dessa forma, sugere-se a verificação no portal da secretaria para verificar a situação de seu veículo.

Outros Casos

Existem outras possibilidades para conseguir a isenção do IPVA MT 2023. Exemplos de casos são os veículos utilizados como táxi ou de combate à incêndio.

Fique atento das datas do IPVA MT 2023

CALENDÁRIO IPVA MT 2023

Assim como qualquer outro imposto, o IPVA MT 2023 necessita ser quitado para que você fique legal perante a lei. Dessa forma, é preciso ficar atento às datas de pagamento para evitar multas e apreensão do veículo.

Gostou desse conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe abaixo seu comentário sobre o texto e nos conte!

Posts Sugeridos

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *