imagem de um homem pensativo no trânsito

Inteligência emocional no trânsito: por que é tão importante controlar suas emoções?

Embora pouco se fale sobre isso, a inteligência emocional é um fator essencial no trânsito, especialmente para evitar acidentes e para melhorar nossas atitudes no dia a dia diante de situações como engarrafamentos, por exemplo. Mas você sabe como usar a inteligência emocional no trânsito?

Quem lida com o trânsito no dia a dia sabe que muitas vezes, existem situações que acabam gerando uma grande pressão psicológica nos motoristas, o que impacta diretamente na segurança em frente ao volante. Afinal, quando o motorista não consegue controlar o que sente, pode acabar tomando atitudes imprudentes, colocando sua vida e a vida de terceiros em risco.

Para evitar que isso aconteça, é essencial saber controlar as emoções e pensar de forma estratégica para garantir a segurança de todos, incluindo no dia a dia de trabalho nas estradas. Confira a seguir como fazer isso!

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional nada mais é do que a capacidade de entendermos nossos próprios sentimentos e os sentimentos das outras pessoas e geri-los de forma inteligente, tanto dentro de nós mesmos, como nas relações com terceiros, amenizando assim possíveis confusões e aumentando as chances de resolver problemas de forma pacífica.

a inteligência emocional é a capacidade do indivíduo em lidar com suas emoções
a inteligência emocional é a capacidade do indivíduo em lidar com suas emoções

Além disso, outros benefícios da inteligência emocional são:

  • controle das emoções;
  • autoconhecimento;
  • automotivação;
  • reconhecimento interpessoal – capacidade de entender o que o outro está sentindo e manifestar empatia.

Por que usar a inteligência emocional no trânsito?

A inteligência emocional tem diversos objetivos diferentes, dentre eles reconhecer suas próprias emoções e aprender a lidar com a pressão que vem de fora, a fim de direcionar os sentimentos de forma correta para alcançar sucesso pessoais de forma inteligente.

Leia mais: 7 multas de trânsito mais comuns

No trânsito, por exemplo, a inteligência emocional é muito importante para aprender a lidar com conflitos, estresse e pressão que podem ocorrer entre os motoristas, a fim de resolver problemas de forma pacífica e segura para todos os envolvidos.

Por que a ela é importante no trabalho?

A inteligência emocional é hoje um dos requisitos mais importantes na hora de contratar profissionais para determinados cargos, especialmente os cargos que englobam trabalho em grupo e liderança. Afinal, sem conseguir gerir os sentimentos fica difícil alcançar o sucesso nesse tipo de trabalho.

um trânsito com pessoas que não têm inteligência emocional tende a causar mais acidentes e confusões
um trânsito com pessoas que não têm inteligência emocional tende a causar mais acidentes e confusões

No trabalho nas estradas não é diferente: o motorista que dirige caminhões e outros veículos de forma profissional também precisa saber lidar e usar sua inteligência emocional no trânsito para dirigir com sabedoria e segurança, levando em conta os pedestres e outros motoristas na pista.

Um motorista que tem um gênio forte e está sempre nervoso, por exemplo, precisa usar a inteligência emocional para evitar conduzir de forma imprudente, a fim de evitar colisões, acidentes, condução agressiva e brigas de trânsito.

Leia mais: Placas de trânsito: entenda tudo sobre o assunto!

Imagine vários motoristas dirigindo juntos sem administrar suas emoções de forma adequada: as chances de direção imprudente e acidentes são muito maiores, o que além de causar acidentes graves e colocar a vida do profissional em risco, ainda pode levar prejuízos às empresas por perda de mercadoria e danos no veículo.

Enquanto isso, motoristas que usam a inteligência emocional de forma efetiva, não somente evitam esses tipos de problemas, como também contribuem para um trânsito mais saudável e seguro para todos, mesmo que as outras pessoas não tenham um controle tão efetivo quanto o dele.

Como a esse recurso no trânsito ajuda na gestão de frotas?

Se você faz gestão de frotas, é essencial que fique de olho nas emoções e sentimentos dos seus motoristas e especialmente na forma em que cada um lida com eles. Assim, fica mais fácil compreender as atitudes que cada indivíduo poderia tomar em cada situação.

Porém, nos casos em que os motoristas da sua frota não consigam lidar com os sentimentos de forma efetiva, você pode realizar treinamentos e explicar mais porque a inteligência emocional é importante no trânsito e o que ela poderia evitar.

saber gerir as emoções também pode evitar perdas de mercadorias e danos no veículo
saber gerir as emoções também pode evitar perdas de mercadorias e danos no veículo

Esse treinamento deve mostrar na prática como a inteligência emocional é útil no dia a dia, e demonstrar como a gestão mal feita dos sentimentos poderiam contribuir para multas e acidentes no dia a dia.

Outra dica é contribuir com atividades que ajudem os motoristas a reduzir o estresse, especialmente oferecer folgas frequentes e aumentar a qualidade de vida dos motoristas por meio de uma gestão inteligente que leve em consideração o conforto e bem-estar dos seus profissionais.

Leia mais: Sinais de trânsito que todos precisam conhecer!

Outra dica é ensinar seus motoristas a receber feedback da empresa e dos clientes de forma pacífica, já que muitas vezes os comentários são importantes para melhorar em diversos aspectos do trabalho, e muitas pessoas podem acabar encarando os feedbacks como críticas ruins.

Quais os benefícios de usar Inteligência emocional no trânsito?

Além do menor números de acidentes e menor incidência de direção perigosa, a inteligência emocional contribui também para:

  • menos multas;
  • maior satisfação dos clientes;
  • menor danos com a carga;
  • redução de atrasos;
  • maior qualidade de vida e satisfação dos motoristas;
  • maior eficiência na direção;
  • melhores resultados qualitativos.

Com isso, o sucesso da empresa tende a crescer e a frota começará a alcançar os objetivos de forma mais assertiva, contribuindo para que as metas sejam cumpridas de forma segura, visando a satisfação do cliente e qualidade de vida do motorista nas estradas e nas ruas.

saber controlas as emoções não somente evita acidentes e multas, mas também contribui para um dia a dia mais tranquilo no trânsito
saber controlas as emoções não somente evita acidentes e multas, mas também contribui para um dia a dia mais tranquilo no trânsito

Agora que você viu o que é inteligência emocional no trânsito, não deixe de aplicar esse treinamento aos seus motoristas caso trabalhe com frotas. Caso seja motorista, use nossas dicas para melhorar sua gestão emocional no trânsito e evitar acidentes, melhorando sua qualidade de vida no dia a dia e dirigindo de forma mais segura.

  • Caso você esteja pensando em trocar de veículo, com um preço acessível e uma variedade enorme, acesse a página de lote do Superbid e confira os leilões em aberto. Diversos modelos com os melhores preços do mercado, com o especialista em leilões!
Plataformas elevatórias: Tudo o que você precisa saber
Plataformas elevatórias: Tudo o que você precisa saber
Checklist para utilização de plataformas elevatórias
Checklist para utilização de plataformas elevatórias

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *