Sinais de trânsito que todos precisam conhecer!

Sinais de trânsito que todos precisam conhecer!

Todo cuidado ao dirigir ou pilotar é preciso quando o assunto é segurança. Você sabe os nomes de sinais de trânsito de advertência, por exemplo? De fato, existem muitas placas que a grande maioria dos motoristas viu, mas não tem ciência do que são elas. 

É claro que não é preciso pegar o caderno de trânsito e decorar todas as placas existentes, mas é bom que você saiba as mais importantes para caso cruze com alguma por aí. 

Mesmo que você dirija bem, pode surgir momentos em que falta interpretação correta de uma placa decisiva para a segurança. Ou então, para não cometer uma infração e acabar recebendo uma multa.

Neste conteúdo, vamos citar algumas placas que são extremamente importantes no trânsito e é necessário ter uma boa interpretação delas. Acompanhe a leitura desse texto incrível que a Superbid separou para você!

A importância dos sinais de trânsito

Antes de começar a falar sobre o assunto, é bom relembrar a importância dos sinais de trânsito hoje em dia. A implementação das placas que compõem a sinalização de uma via tem a finalidade de organizar a circulação de pessoas nas vias públicas.

Sinais de trânsito que todos precisam conhecer!

De fato, as placas de trânsito valem não apenas para quem está conduzindo os veículos, mas também para pedestres ou pessoas que estão guiando os veículos de propulsão humana ou tração animal, como bicicletas ou carroças.

Portanto, os sinais de trânsito possibilitam a organização de veículos e pessoas nas vias públicas. Fornecendo informações que orientam o usuário a adotarem os comportamentos adequados e se deslocarem de maneira correta.

Eles também servem para advertir os usuários quanto a possíveis perigos existentes na via.

Porém, vale destacar que, para que os sinais de trânsito cumpram com isso, sua colocação precisa ser bem planejada e executada pelos órgãos de trânsito. 

Banner Carro

Além de seguir as regras estabelecidas pelo Contran para a colocação dos sinais nas vias, é necessário bom senso e inteligência. Ou seja, com isso o trânsito acaba fluindo melhor.

Os sinais de trânsito que todos precisam conhecer

Existem alguns sinais que são importantes e é bom ter ciência de como eles funcionam, caso tenha alguma eventualidade. Dessa forma, além de se prevenir contra multas de trânsito, você também pratica uma boa direção defensiva.

Sinais de regulamentação de parada

Algumas pessoas não sabem a diferença entre os dois sinais de trânsito que destacamos, como o de proibido estacionar e proibido parar e estacionar

Para parada, segundo o Código Brasileiro de Trânsito, é quando o veículo fica imobilizado pelo período necessário para que seja feito o embarque e desembarque. 

Enquanto as placas de estacionamento é permitido que o veículo fique parado por um tempo necessário para isso. Nesse caso, não tem nenhuma diferença se o veículo está ou não desligado. 

A placa R-6c, portanto, o motorista não pode parar de jeito nenhum, nem se quer para que desça alguém do veículo.

Sinais de trânsito: placas de regulamentação

Sinais para troca de faixa

Destacamos as duas placas abaixo, pois elas costumam ser muito desrespeitadas no trânsito.

De fato, alguns motoristas não entendem que, em determinados trechos de algumas vias, a mudança de faixa pode ser algo perigoso e que coloca a vida dele e de outros motoristas em risco.

De fato, atrapalhar a fluidez no trânsito pode ser uma péssima escolha e que pode ter severas consequências com multas graves.

Sinais de trânsito: estreitamento de pista

As placas amarelas de trânsito se tratam de sinalizações de advertência, portanto, desrespeitar o que elas comunicam não é, por si só, uma infração de trânsito. 

Ou seja, as placas do grupo A-21 informam que, à frente, haverá um estreitamento de pista e é prudente que o condutor fique atento e comece a reduzir a velocidade. Nós costumamos ver esse tipo de placa quando está havendo alguma manutenção na pista.

Sinais de trânsito que todos precisam conhecer!

Além disso, placas que pertencem ao grupo A-28, que também são de sinalização de advertência, querem dizer que a pista encontra-se escorregadia. Essa é uma forma de avisar que é preciso estar atento e reduzir a velocidade para não causar acidentes.

Sinais de trânsito: De a preferência

Essa é uma placa de sinalização em que poucas pessoas conhecem e pode até parecer meio óbvio.

O triângulo invertido quer dizer que é para você dar a preferência de passagem para outros veículos da via que está prestes a acessar. Ela é muito comum também em estradas, onde existem uma entrada para a via atual.

Sinais de trânsito que todos precisam conhecer!

Está pensando em trocar de veículo, mas os valores altos não estão ajudando? A solução pode estar a um clique. Os veículos de leilões que estão disponíveis no marketplace Superbid pode ser a chance que você procura para comprar um carro novo!

Entender um pouco sobre o mundo das placas de trânsito, faz com que você seja um motorista melhor e garante a segurança sua e de todos ao seu redor. Para mais conteúdos relacionados ao mundo dos veículos, clique aqui e acesse o nosso blog!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *