A haste de um caminhão betoneira depositando concreto usinado

Concreto usinado: saiba por quê utilizar na sua obra

É cada vez mais comum vermos caminhões betoneiras circulando pelos canteiros e construções nas capitais do país. Mas até mesmo em cidades pequenas, a sua presença começou a ser bem mais vista e requisitada. Esse veículos são responsáveis por transportar o concreto usinado.

Para entender melhor, trouxemos um conteúdo completo que conta de forma simples e fácil sobre como aplicar o concreto usinado direto na obra.

Acompanhe o conteúdo para saber mais!

Agilidade na entrega da matéria prima e o controle na qualidade do concreto são alguns fatores que contribuem diretamente para o crescente uso do concreto usinado nos canteiros de obras.

Embora o concreto usinado tenha suas vantagens, seu custo é mais elevado comparado com os seus concorrentes (chegando a ser até 12% mais caro) e sua produção precisa ser revisada com mais frequência e afinco.

Esse texto vai te ajudar a entender os benefícios de contratar o concreto usinado para a sua obra e entender melhor sua funcionalidade.

O que é o concreto usinado

Ao se preparar a mistura do concreto, existem medidas e parâmetros para atingir determinada espessura. A forma como você o prepara vai definir o melhor uso do concreto a fim de obter o concreto ideal para a sua reforma.

Como diferencial dos demais tipos de concreto, o tipo usinado é produzido em uma central especializada.

Nesse centro, a medição dos materiais que vão compor a massa é feita em uma dosagem especial, mais analítica, precisa e acompanhada sob a tutela de uma equipe a fim de que a massa chegue em uma espessura que, feita em um outro ambiente, jamais chegaria ao mesmo nível.

Concreto usinado sendo despejado em uma laje
Comparado com outros tipos de concreto disponíveis no mercado, o usinado possui muitos benefícios e é capaz de otimizar sua obra

O concreto usinado é realizado em usinas especializadas em concreto sob a norma NBR 7212/2012, que se refere à dosagem em centrais. Após a sua fabricação, o concreto é transportado por caminhões betoneiras aos canteiros de obra e às demais construções.

É recomendável que ele seja transportado por veículos que não o agitem, podendo prejudicar a massa já misturada. Já o seu uso é muito frequente em centros urbanos. Neles, o espaço físico é extremamente limitado, assim, dificultando a produção de concreto em alta qualidade.

O concreto usinado é medido a metro cúbico (m³) e sua medição geralmente acontecer após o adensamento da argamassa enquanto ainda está seca.

O concreto usinado pode também ser chamado de concreto dosado em central (CDC).

Cuidados com o concreto usinado

Após o concreto usinado ser fabricado, os mestres e engenheiros de obra devem ter ainda mais cuidado para recebê-lo:

Lacre

Em primeiro lugar, a equipe da obra deverá conferir quão seguro está o caminhão betoneira. O seu lacre e o código correspondente da nota fiscal do concreto são os pontos a serem averiguados pela equipe.

Concreto usinado sendo despejado em uma superfície no canteiro de obras
O concreto usinado pode também ser chamado de concreto dosado em central (CDC).

Por regra, muitas empresas utilizam o sistema de lacre nos caminhões betoneiras para se certificarem da qualidade do concreto.

Notas Fiscais

As notas fiscais, assim como em qualquer outro negócio, são importantes para manter a segurança e a fiscalização do concreto na sua obra.

As usinas de concreto especializadas recebem pedidos de diversas obras, cujo concreto também varia. Então preste atenção para saber que o seu concreto é, de fato, seu!

A nota fiscal dispõe de informações importantes: sobre o volume de água utilizado naquele traço específico, sua dimensão, entre outros.

Mais uma vez, verifique com cuidado todas as informações referentes ao seu concreto no recibo.

Demais cuidados

Após conferir o lacre e as notas fiscais, verifique as amostras de concreto e inicie os testes de controle e resistência.

Confira também a resistência e o volume do concreto usinado!

A precificação é outro fator determinante para se avaliar ao contratar concreto usinado. Geralmente, em usinas que têm mais distância do canteiro de obra final, o transporte será mais caro.

A logística nesse segmento é muito cara e exige um cuidado maior para evitar atrasos e outros problemas.

O engenheiro designado da sua obra deve conferir sempre as especificações do concreto contratado, sua medida e resistência. Uma das formas de se fazer isso é através do Slump Test.

Slump test

O Slump Test é um modo de verificar a qualidade e o abatimento do concreto, independentemente do seu tipo. O teste é responsável por comprovar quão bom aquele concreto é e como ele pode ser usado na sua obra.

O Slump é verificado pelo concreto da seguinte forma: quando o caminhão betoneira chega à obra, os obreiros vão verificar a tolerância utilizada naquele concreto.

Isso significa, eles vão quebrar, derrubar, manipular e testar até sentindo que aquele concreto está em ótima qualidade.

Um concreto com Slump 10 +/- 2, por exemplo, significa que o Slump desse concreto varia entre 8cm a 12 cm. Essa será sua tolerância.

O Slump test segue as normas técnicas: NBR 7212:2012 (Execução de concreto dosado em central, categoria Procedimento); NBR 12655:2015, versão corrigida 2015 (Concreto de cimento Portland – Preparo, controle e recebimento, categoria Procedimento) e NBR 5738:2015 (Concreto – procedimento para moldagem e cura de corpos-de-prova).

Planejamento de concretagem

O planejamento de concretagem é um procedimento no qual são realizados testes, desenhos e planejamentos para que o concreto usinado seja lançado na obra com 100% de eficácia.

Nele também estará contido o mapa de concretagem, documento que irá detalhar todo o plano de execução para o lançamento da melhor e mais segura forma.

Modelo de caminhão betoneira
Os caminhões betoneira são as principais ferramentas para o deslocamento de concreto até as obras

Vale a pena lembrar que o concreto usinado não pode ser lançado após 2 horas e meia da primeira adição de água.

O caminhão betoneira deve, antes desse período, transportá-lo com cuidado para não afetar diretamente na qualidade do concreto. Essa regra consta na NBR 7212/2012.

Assim que o caminhão betoneira chegar à sua obra, verifique o horário de saída da usina até a chegada. O concreto usinado no Brasil tem prazo de validade médio de 150 minutos.

Pós-Concretagem

Após contratar, verificar, testar, planejar e implementar o concreto usinado na sua obra, chegou a hora de uma das partes mais importantes: a pós-concretagem.

Mestre de obras realizando a cura de concreto
Os mestres e engenheiros de obra devem ter ainda mais cuidado ainda para recebe e testar a argamassa

A pós-concretagem é o período onde é iniciada a “cura do concreto”.

A cura é basicamente quando o concreto começa a “secar”. Então, a partir desse momento, a argamassa começa a ganhar consistência, força, rigidez e cumpre o seu objetivo para a obra. Essa fase geralmente dura 28 dias.

Na pós-concretagem, o concreto será analisado para que evite a evaporação da água na argamassa. Caso ela venha a perder essa “umidade”, o concreto poderá apresentar rachaduras, fragilidade, deformação, entre outros problemas.

Cálculo da quantidade

Como saber a quantidade ideal de concreto que você deve comprar para realizar alguma reforma ou ajuste na sua casa?

Existe um cálculo que empresas usam e que você também pode utilizar. Para, dessa forma, evitar o desperdício e economizar dinheiro para contratar concreto usinado.

Na sua laje, por exemplo, basta saber a metragem do espaço. O concreto usinado é vendido em metros cúbicos, unidade m³. Assim, aplique a seguinte fórmula:

Comprimento x Altura x Largura.

Uma situação: se a largura tiver 12 metros, o comprimento 9 metros e a altura 12 centímetros, você terá o cálculo 12 x 9 x 0,12 = 12.96. Assim, a quantidade em metros cúbicos que você terá que contratar é de 12,9 m³.

Vantagens do uso do Concreto Usinado

Comparado com outros tipos de concreto disponíveis no mercado da construção civil, o concreto usinado possui mais vantagens que os demais “concorrentes”.

Embora o seu preço não seja um dos mais acessíveis, seus benefícios são inúmeros para os obreiros que contratam esse serviço.

Conheça aqui as vantagens de se contratar o concreto usinado.

Mais espaço livre na obra

Já que a fabricação do concreto usinado acontece em centros específicos de tratamento de concreto, você não terá mais que reservar um espaço no seu canteiro para a fabricação. Isso significa que a sua obra terá espaço de sobra!

Canteiro de obras
Caso a sua obra tenha um espaço menor, isso te dará um fôlego e espaço a mais.

E tem mais: sem a industrialização do concreto no local, os níveis de água também serão reduzidos.

Controle de qualidade

Você deve concordar que é mais fácil controlar a qualidade de algo feito industrialmente do que no seu próprio quintal, não é?

Os laboratórios e fábricas especializadas de concreto têm condições mais favoráveis, mão de obra capacitada e os melhores equipamentos para garantir muita qualidade para o seu concreto.

Responsabilidade das terceirizadas

Considere o item acima e adicione a responsabilidade do empreiteiro em cima da qualidade do produto que você vai contratar.

A “concreteira” será responsável por garantir a resistência, qualidade e segurança da argamassa.

Velocidade

A fabricação do concreto usinado será rápida, sem interrupções e em um processo totalmente planejado. Isso porque a empresa terá a responsabilidade de disponibilizar o concreto ao cliente.

Além disso, existem mais algumas vantagens como:

  • Mais produtividade entre os funcionários do canteiro de obras da sua reforma ou construção;
  • desperdício de materiais é reduzido;
  • fabricação de concreto com mais resistência e com o uso de aditivos

Desvantagens do concreto usinado

Como dito no início da postagem, embora o concreto usinado tenha vantagens imensas para a construção civil, existem também alguns motivos pelos quais não se deve contratá-lo. Entenda os principais:

  • Preço mais alto do que o concreto produzido dentro da obra, chegando a gastar até 12% a mais;
  • O concreto ficará totalmente a cargo de outra empresa, assim, tirando a sua autonomia;
  • Do mesmo jeito que sua produção ficará a cargo de outra companhia, sua entrega – o ponto principal de contratação – também fica fora do seu alcance;
  • Caso aconteça atrasos na entrega, a qualidade do concreto será prejudicada;
  • A sua contratação também só acontece a partir de grandes quantidades de concreto usinado, assim, caso a sua obra exija poucos metros de concreto, o melhor é escolher outra alternativa.

Conclusão

Como você pode ver, o concreto usinado possui muitas vantagens para a sua construção.

Na verdade, você pode analisar que, ao contratar esse serviço, você terá mais segurança ao implementar a argamassa na sua obra com total eficácia.

Porém, além da compra e fiscalização, você deve tomar cuidado também com a cotação, recebimento e pós concretização.

Siga todos os passos para não ter mais dores de cabeça com concreto na sua obra. Para mais dicas, leia outros artigos do blog da Superbid.

Veja mais conteúdos relacionados ao assunto abaixo:

Posts Similares

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *