Escolher o galpão ideal para a sua empresa pode não ser a tarefa mais fácil. Afinal, existem alguns fatores importantes que devem ser considerados na hora de fazer essa aquisição. Além da relação entre o espaço disponível e as mercadorias que precisam ser estocadas, o empreendedor deve levar em conta as características do galpão perfeito antes de alugar ou comprar o local.

Um galpão é o ambiente que as empresas utilizam, independentemente do nicho de atuação, para a estocagem de mercadorias. É nesse local que ficam armazenados os produtos que serão entregues para os clientes após a compra online e para reposição das lojas físicas.

Confira a seguir as 10 características do galpão perfeito!

Quais são os tipos de galpão industrial existentes?

Antes de ver as características que tornam um galpão perfeito, primeiro é importante que você conheça os principais tipos de galpões que existem no mercado.

Galpão piramidal

O galpão piramidal normalmente é construído com tendas tensionadas, e leva esse nome graças a sua estrutura de guarda-chuva, em que a lona da cobertura é pontuda no extremo.

O corpo principal é constituído por chapas de ferro e/ou sistemas tubulares, que são fixados por meio de conexões, encaixes e parafusos. De modo geral, o modelo é recomendado para quem precisa de um área de depósito pequeno, entre 30 e 300m².

Galpão de arco

Um modelo interessante, principalmente para quem precisa de soluções de condensação, acústica e climatização, são os galpões em arco. Eles são indicados para indústrias que ficam em regiões mais chuvosas, já que possibilitam que a água seja escoada para as laterais, diminuindo os riscos de infiltrações.

o galpão de arco é indicado principalmente para regiões chuvosas, já que ajuda no escoamento da água da chuva
O galpão de arco é indicado principalmente para regiões chuvosas, já que facilitam o escoamento da água da chuva

Normalmente, o arco de cobertura é composto por isolante de poliuretano, podendo ser aplicado facilmente em telhados metálicos que já estejam construídos.

Galpão Shed

O galpão industrial Shed é aquele com cobertura em formato de degraus. O objetivo principal da estrutura é proporcionar ventilação e iluminação melhores no espaço interno, em função dos pontos de conexão das fendas e aberturas no teto.

Galpão com uma ou duas águas

Modelo que comporta enormes extensões de área coberta em apenas um pavimento, este galpão é caracterizado pela arrumação das águas na cobertura. Dessa forma, permite que algumas peças da manta ou lajes sejam compostas por material translúcido, permitindo a entrada de luz solar no interior do ambiente.

A estrutura principal é composta por pórticos e sustentada por um sistema de terças, vigas e tesouras. Esse tipo de galpão é muito usado para produções e estocagens diversas, incluindo produtos agrícolas e industrializados

Galpão com dois pisos

Para algumas empresas, é importante ter um espaço para vestiário e refeitório separado do compartimento industrial. Pensando nessa alternativa, algumas optam por este modelo. Além disso, o galpão de dois pisos também é indicado para quem usa o mesmo local para serviços administrativos.

Nesse tipo, usa-se apenas um piso para a estocagem de mercadorias, enquanto o outro é usado para outras finalidades que tenham importância para a empresa.

A seguir, listamos algumas características essenciais para um galpão de armazenamento:

10 características do galpão perfeito

1- Boa distância entre chão e teto

Chamado de piso direito, o espaço entre o solo e o teto de um galpão é importante para que a segurança e saúde dos profissionais que ali trabalham não sejam afetadas. Uma boa altura para os galpões de armazenamento é de aproximadamente 12 metros, oferecendo uma boa acomodação para as mercadorias e expandindo a capacidade de armazenamento do ambiente.

2- Boa ventilação

Uma boa ventilação no ambiente garante um espaço arejado, evitando mofo, o acúmulo de poeira e outros problemas. Além disso, colabora para que o ambiente não fique muito quente, o que é muito comum, em função da quantidade de material armazenado em um só lugar.

um galpão perfeito deve contar com uma boa ventilação para evitar acúmulo de pó e aumento excessivo de temperatura ambiente
Um galpão perfeito deve contar com uma boa ventilação para evitar acúmulo de pó e aumento excessivo da temperatura do ambiente

3- Localização estratégica

Estar mais perto dos clientes e fornecedores é uma estratégia bastante eficaz para a maioria das empresas, já que evita que a entrega dos produtos demore muito para ser realizada. Enquanto isso, outras empresas ainda optam por galpões próximos das principais vias de transporte.

Cada empreendedor deve levar em conta a localização do galpão, analisando os trajetos percorridos pelos caminhões de entrega e a concentração dos clientes.

Além de prejudicar a elaboração de rotas de entrega otimizadas, uma localização não pensada pode até mesmo causar atrasos, em alguns casos.

4- Infraestrutura completa para o negócio

Independentemente de qual for o tipo de mercadoria estocada, os galpões devem apresentar uma infraestrutura completa, que atenda a qualquer operação que precise ser feita.

um galpão ideal para a empresa é aquele que possibilita que todas as atividades seja feita de forma adequada e com qualidade
Um galpão ideal para a empresa é aquele que possibilita que todas as atividades sejam feitas de forma adequada e com qualidade

Isto é: um galpão perfeito oferece um espaço para que os serviços logísticos sejam executados sempre com o máximo de qualidade, suprindo todas e quaisquer necessidades da empresa com estruturas modernas e caráter multiuso.

5- Flexibilidade de expansões

O galpão perfeito deve dar à empresa a disponibilidade de expandir o negócio quando necessário, oferecendo um espaço amplo e de qualidade. Dessa forma, sempre que a empresa precisar aumentar o fluxo de serviço, conseguirá as mesmas vantagens e benefícios do local à sua disposição.

6- Resistência do piso

Com um grande volume de cargas entrando e saindo diariamente, é importante que o piso seja resistente para suportar o peso das mercadorias, máquinas e pessoas transitando no interior do galpão.

O ideal é um piso que suporte 6 toneladas por metro quadrado, aproximadamente

7- Iluminação de qualidade

Uma boa iluminação garante que as tarefas dentro do ambiente sejam executadas com facilidade, além de permitir que as mercadorias estejam visíveis até mesmo durante a noite. Tenha em mente que mesmo de dia, os galpões de armazenamento costumam ser escuros, devido a grande quantidade de material estocado.

O local ainda pode aproveitar a luz do dia com telhas translúcidas na cobertura, e apostar em lâmpadas mais potentes para tornar o ambiente mais claro durante os períodos noturnos.

8- Segurança

Além de garantir que o ambiente tenha um bom pé-direito, o que evita acidentes de trabalho e garante uma ventilação adequada ao ambiente, é importante que o galpão também conte com sistemas de combate a incêndios.

Afinal, a empresa deve sempre oferecer toda a segurança necessária para seus funcionários e sua mercadoria.

um sistema de incêndio adequado evita perda de mercadoria e garante a segurança dos funcionários
Um sistema de incêndio adequado evita a perda de mercadoria e garante a segurança dos funcionários

Alguns modelos de galpão precisam contar com sistema contra incêndio obrigatoriamente, mas o ideal é que todos ofereçam sprinkles — extintores de incêndio estrategicamente posicionados e sinalização de ambiente.

9- Área de pátio que atendas as necessidades da empresa

O espaço disponível no pátio do galpão deve condizer com as atividades da empresa, já que é esse espaço que definirá o volume de estocagem disponível. Quanto maior for o pátio, mais itens caberão e mais fácil será a mobilidade dos produtos, funcionários e máquinas. Além disso, um espaço maior facilita o controle de estoque.

10- Estacionamento

Um estacionamento que comporte veículos de médio e grande porte é uma das principais características do galpão perfeito. Afinal, é por meio do estacionamento que a empresa recebe e distribui as mercadorias em caminhões de entrega.

Um estacionamento que não comporte adequadamente os veículos de entrega pode atrapalhar as atividades da empresa, além de provocar atrasos

Agora que você viu as dez características do galpão perfeito, não deixe de avaliar esses itens quando for adquirir um local de estocagem de mercadorias para a sua empresa. Levando todas esses aspectos em consideração, você terá um galpão de qualidade que auxiliará no bom desempenho dos serviços de seus funcionários e disponibilizará todos os benefícios que você precisa.

Aproveite e encontre o galpão ideal para o seu negócio no site do Superbid!

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui