Operar máquinas pesadas e tratores tem se tornado uma profissão bastante requisitada no ramo. Principalmente para aqueles que veem esses equipamentos como verdadeiras paixões, exercer o ofício de operar uma máquina pesada pode ser um grande sonho realizado. Mas, para se tornar um tratorista e operador de máquinas de construção, é preciso realizar alguns cursos. 

Por se tratarem de maquinários grandes e perigosos, o profissional precisa estar capacitado e ter responsabilidade. Afinal, você pode colocar várias vidas em risco caso não tenha nenhum conhecimento sobre os equipamentos. É necessário, além de uma habilitação para operar em vias públicas, treinamento, aulas teóricas e práticas, dedicação e tempo.

Confira a seguir algumas dicas para se tornar um excelente tratorista e operador de máquinas de construção, além dos melhores cursos para essa profissão encontrados no Brasil.

Como é feito o curso para tratorista e operador de máquinas de construção

Tanto o mercado de demolição e terraplenagem, como o de construção civil e mineração, começaram há alguns anos a procurar profissionais qualificados que não contassem apenas com sua experiência.

tanto no setor de terraplenagem, como no de mineração e construção civil, as empresas começaram, há alguns anos, a buscar profissionais que tivesse um certificado de cursos sobre o equipamento que opera
tanto no setor de terraplenagem, como no de mineração e construção civil, as empresas começaram, há alguns anos, a buscar profissionais que tivesse um certificado de cursos sobre o equipamento que operam

Como muitas empresas têm uma reputação que depende exclusivamente do trabalho dos seus empregados, operadores qualificados são essenciais para manter a qualidade e sucesso dos serviços e produtos.

Operadores qualificados podem inclusive reduzir os custos de manutenção preventiva e corretiva na medida que operam de forma mais eficiente essas máquinas.

O capital envolvido nesses serviços é muito alto para arriscar na possibilidade de acidentes que causem danos ao equipamento, às construções, aos produtos e, principalmente, à integridade das pessoas.

Além do mais, esses profissionais devem estar preparados para lidar com as mais diversas situações e imprevistos. Eles também devem ser capazes de operá-la de forma eficaz preservando a integridade e segurança de toda a equipe.

Quais são os requisitos para se tornar um tratorista e operador de máquinas de construção?

Normalmente, os requisitos mínimos para que o indivíduo ingresse nesse mercado são:

  • ter pelo menos 18 anos de idade;
  • ter carteira de habilitação de categoria B;
  • ser formado no ensino fundamental.

No entanto, quanto maior for o grau de escolaridade do profissional, mais fácil e melhor será o aprendizado no curso para tratorista e operador de máquinas de construção. Para se inscrever nesses cursos, você deve entrar em contato com a instituição e verificar a disponibilidade das turmas para matricular-se e dar início às aulas.

Existem diversos cursos, desde os específicos para a área e equipamento direcionado até cursos que oferecem aprendizado complementar mas sempre bem-vindo ao profissional como esse curso MOPP, Movimentação de Operação de Cargas Perigosas.

Os cursos possuem, em geral, 50 horas de duração, que são divididas em aulas teóricas e práticas. Nelas, temos a apresentação dos modelos de tratores e máquinas pesadas e demonstração de técnicas de operação. Todas as instituições que lecionam o curso fornecem um certificado de tratorista e operador de máquinas de construção aos alunos que concluírem os estudos.

O valor do investimento costuma variar, indo de R$ 20,00, preço cobrado em especializações online, até R$ 600,00, para cursos presenciais, aproximadamente. A grande maioria dessas instituições permitem que o pagamento seja parcelado. No entanto, existem cursos mais caros, normalmente os cursos de operadores de máquinas especiais como guindastes e máquinas com muita eletrônica embarcada, sendo as fabricantes e concessionárias uma boa opção para frequentar.

Quais são assuntos abordados nos cursos de tratorista e operador de máquinas de construção?

Normalmente, um bom curso de tratorista e operador de máquinas de construção abrange:

  • Introdução com princípios básicos da operação de máquinas pesadas;
  • Técnicas de operação de máquinas pesadas como movimentação de cargas, escavação etc;
  • Normas regulamentadoras (NR 06, NR 11, NR 12, NR 18, NR 26);
  • Responsabilidades do operador de máquinas;
  • Conhecimento dos principais sistemas e componentes das máquinas e equipamentos;
  • Inspeção inicial da máquina e equipamento;
  • Conhecimento técnico e segurança na manutenção;
  • Importância da manutenção corretiva e preventiva;
  • Lista de verificação;
  • Cuidados ao utilizar a máquina;
  • Práticas recomendadas para o uso de máquinas e equipamentos;
  • Cuidados com o sistema de esteiras;
  • Cuidados com os pneus e rodas;
  • Política ambiental (relações com o meio ambiente);
  • Normas de segurança e segurança na operação como sinalização, raio de operação etc;
  • Uso de uniformes e EPIs (equipamentos de proteção individual);
  • Direção defensiva abordando negligência, leis, imprudência, atenção, habilidade, imperícia, ação e descanso;
  • Operação de máquinas pesadas sob o efeito de álcool e drogas;
  • Exercícios e aulas práticas com um ou mais equipamentos (retroescavadeira, pá carregadeira, escavadeira hidráulica, trator de esteira, motoniveladora, mini carregadeira, etc).

Segurança ao operar máquinas

Equipamentos de tratorista e operador de máquinas de construção quando estão nas mãos de profissionais qualificados, são ferramentas incríveis que otimizam o trabalho e trazem grandes benefícios para o desenvolvimento da obra.

Nas mãos de pessoas despreparadas, porém, esses equipamentos podem acabar se tornando armas capazes de destruir veículos, construções e causar ferimentos graves, que podem resultar em invalidez e até morte.

Por essa razão, antes de lidar com equipamentos de grande porte como estes, o profissional deve estar ciente dos riscos e totalmente preparado para desempenhar as funções de uma maneira eficaz e segura.

Além disso, o indivíduo não deve, em hipótese alguma, negligenciar os procedimentos de segurança ou deixar de usar os EPIs pensando em ganhar tempo no trabalho executado. Um pequeno descuido pode acabar comprometendo a vida do condutor e das outras pessoas presentes no canteiro de obras.

Responsabilidade do tratorista e operador de máquinas de construção

Além da responsabilidade da segurança do equipamento, das construções e das pessoas, o profissional também deve ter em mente que a maior parte do desenvolvimento da obra depende muito do seu trabalho. Ou seja, se ele atrasar, faltar ou causar direta ou indiretamente a paralisação do equipamento por acidente ou quebra, todo o cronograma de uma construção é comprometido.

por se tratar de máquinas grandes, as máquinas pesadas devem ser operadas com muito conhecimento. Operar esse equipamento sem estar capacitado pode acabar causando acidentes, invalidez e até mesmo morte
por se tratarem de máquinas grandes, as máquinas pesadas devem ser operadas com muito conhecimento. Operar esse equipamento sem estar capacitado pode acabar causando acidentes, invalidez e até mesmo morte

Isso acaba resultando em prejuízos sérios para e empresa e os clientes e parceiros ligados àquela construção. Além disso, também é de total responsabilidade do operador prezar pelo bom funcionamento do equipamento. O mesmo também deve efetuar verificações periódicas nos pneus, níveis de óleos e água, busca de trincas, vazamentos ou fissuras na estrutura, além de conferir as boas condições de porcas, parafusos e engraxamento das articulações etc.

Polivalência x Especialização

Recomenda-se que o indivíduo opere determinada máquina somente se for efetivamente capacitado e treinado para isto. Afinal, um tratorista e operador de máquinas de construção especializado oferecerá uma produtividade e segurança mais eficientes.

No entanto, é bastante comum que o mesmo profissional atue em diversos tipos de máquinas por falta ou atraso de operadores especializados.

Quando o profissional está operando uma máquina, ele deve ter em mente todos os movimentos, espaço ocupado por ela e seu raio de giro. Isso irá lhe fornecer movimentos mais seguros e rápidos, fazendo com que as tarefas sejam otimizadas. Um único operador pode se considerar polivalente quando consegue operar, com segurança e eficiência, mais de um tipo de máquina. Isso, no entanto, só é possível com muita experiência e prática.

Cursos oferecidos para profissionais que operam máquinas

O mercado hoje oferece vários cursos que instruem de maneira geral a forma correta de operar vários modelos de máquinas. Geralmente, a empresa em que o profissional irá trabalhar fica a cargo de oferecer o treinamento para cada máquina específica.

no curso, você aprende de forma geral como operar diversas máquinas pesadas, já que as especializações ficam por conta da empresa contrante
no curso, você aprende de forma geral como operar diversas máquinas pesadas, já que as especializações ficam por conta da empresa contrante

No entanto, você consegue encontrar no mercado cursos específicos para vários equipamentos como:

Enquanto o curso de operador de máquinas forma um profissional com conhecimentos gerais no ramo, os cursos citados acima especializam o profissional em um modelo de máquina.

Mercado de trabalho e carreira como tratorista e operador de máquinas de construção

Principalmente para aqueles que já possuem experiência e são polivalentes, o mercado de trabalho para tratorista e operador de máquinas de construção é muito amplo e rentável. Como em qualquer outra profissão, quanto maior for a sua capacitação, experiência e valor agregado ao equipamento que será operado, maior será a sua remuneração.

Isso significa que, de modo geral, um operador de mini carregadeira possui um salário menor do que um operador de uma escavadeira de 30 toneladas, por exemplo.

Um dos atrativos dessa carreira é a oportunidade de conhecer lugares e pessoas diferentes, enfrentando desafios em diferentes condições de terrenos. Isso faz com que você amplie seu conhecimento, destreza e experiência profissional.

Melhores cursos para tratorista e operador de máquinas de construção no Brasil

Alguns cursos oferecidos por instituições para tratorista e operador de máquinas de construção são:

  • Senai/SC – Curso de Operador de Máquinas Pesadas;
  • Sest/Senat – Cursoe de Operador de Máquinas Pesadas
  • Apelmat – Curso de Operador de Máquinas
  • Mundial cursos – diversos cursos inclusive especializados por equipamentos.
  • Caterpillar – treinamento especializado e personalizado na Caterpillar com custo mais alto e normalmente direcionado para empresas.

Embora demande muita responsabilidade, se tornar um tratorista e operador de máquinas de construção não é impossível. Tenha sempre em mente que um curso de capacitação ajuda não somente a ganhar valor no mercado de trabalho.

Pensando em comprar um trator ou máquina de construção para você ou sua empresa? Confira oportunidades no Superbid!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui