O principal objetivo da perfuratriz, como o próprio nome diz, é realizar perfurações em solos ou rochas e, assim, produzir um furo ou poço de determinada profundidade.

Normalmente, a perfuratriz é utilizada para trabalhos de fundações profundas: a carga original da estrutura é transmitida para a fundação por meio da resistência de ponta (base), pela resistência de fuste (lateral) ou por ambas.

Desenvolvida nos anos 80 nos Estados Unidos, a máquina ganhou popularidade em toda Europa e no Japão, antes de conquistar espaço no resto do mundo. Atualmente, elas são divididas em três categorias: pequeno, médio e de grande porte.

Opere com segurança 

Para operar o equipamento com segurança, deve-se primeiro lembrar dos principais detalhes de uso, pois a perfuratriz causa muito barulho. Além disso, dependendo de como for usada no ambiente, produzirá muita poeira, gases tóxicos ou pó de rocha, bem como vibrações e ruídos. Portanto, é preciso estar protegido.

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) devem sempre ser usados – como óculos, luvas, máscaras, protetor auditivo adequado à intensidade do som e calçado de segurança.

Antes de iniciar o trabalho, é preciso realizar uma inspeção no local e no próprio equipamento. A equipe também deve permanecer longe da perfuratriz em funcionamento. Além disso, é imprescindível manter o equipamento em contato com superfícies.

Perfuratriz
Antes de operar a perfuratriz, verifique se não há vazamentos

Ao mudar a máquina de lugar, desligue seu descompressor e deixe a mangueira sem ar. Para um trabalho seguro, é necessário que o alvo e a perfuratriz estejam em ângulos corretos.

Antes de cada operação, observe se não existe nenhum vazamento das mangueiras ou da própria máquina. Verifique com frequência a qualidade dos cabos de aço, para que não ocorra ruptura ou acidentes.

não se esqueça de sempre conferir os níveis de óleo e limpar os componentes. isso também aumenta a vida útil da máquina

Dicas para a execução da perfuratriz

É extremamente importante se planejar antes de começar a usar esse tipo de equipamento. Veja se será necessária a entrada de caminhões para retirar terra, por exemplo.

Perfuratriz equipamento de fundação
Fique atento se o torque da perfuratriz é compatível com o trabalho a ser executado

Outro item essencial é conhecer a operação que será realizada, a profundidade da perfuração e a resistência do solo, já que cada equipamento tem uma delimitação específica.

Para usar a perfuratriz corretamente, também é preciso saber sua especificação e o tipo de torque, se ela possui trados com comprimentos compatíveis ao projeto e se o torque é próprio para perfurar o solo da obra.

Conclusão

Antes de executar uma perfuratriz, é importante conhecer a máquina que será operada, bem como especificações do seu projeto. Aliando este conhecimento as medidas de segurança necessárias, seu trabalho será muito mais eficaz e você aproveitará todos os benefícios de seu equipamento!

Agora que você já sabe como operar essa máquina com segurança, descubra qual tipo de CNH é preciso para dirigir uma perfuratriz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui