Qual é o caminhão mais potente do Brasil?
A Volvo não brinca em serviço. Após lançar o caminhão mais rápido do mundo, a montadora ainda possui o caminhão mais potente do Brasil em seu portfólio de veículos. Ficou curioso para saber qual é? Continue a leitura!
Ganhando cada vez mais destaque em todo o mundo, a exclusiva linha FH, da Volvo, vem recebendo elogios de consumidores de veículos especializados. O desenvolvimento da linha foi um dos mais elaborados da montadora, incorporando tecnologias de ponta e inovações muito exigidas pelo mercado.
Sem mais delongas, revelamos aqui qual é o caminhão mais potente do Brasil: o FH16 750, da linha FH da Volvo.
Quer conhecer mais sobre o caminhão? Aperte os cintos e continue a leitura!
Conheça o caminhão mais potente do Brasil
O super caminhão Volvo FH16 750 é uma máquina extremamente pensada e voltada para o transporte de cargas com peso mais elevado que o comum.
Para isso, o caminhão possui configuração 8×4, capacidade de tração de até 250 toneladas, câmbio inteligente I-Shift (facilidade na troca de marchas e menor emissão de poluentes), uma série de itens impressionantes que podem ser aderidos ao modelo, freio motor VEB com adição de retarder e potência de frenagem de até 1180 cavalos.
Perdemos até o fôlego aqui!
O modelo foi desenvolvido para substituir o modelo anterior, o Volvo FH16 660. A nova versão do caminhão é um tipo diesel de 16 litros e 6 cilindros. Ele também possui versões “menos potentes”, com 600 e 540 cavalos. Impressionante, não é mesmo?
Outras atribuições do caminhão mais potente do Brasil:
- Direção elétrica VDS (Volvo Dynamic Steering);
- Câmera auxiliar para manobras de ré;
- Freios EBS;
- Faróis de xenônio;
- Servoassistida hidraulicamente;
- Suspensão traseira eletrônica ECS;
- Geladeira;
- Lanternas traseiras de LED;
- E cor exclusiva.
Quer saber como se calcula o PBT e o CMT de um caminhão? Clique aqui!
Com o seu espaço de carga vazio, somados ao peso do motorista, acessórios de fábrica e tanque cheio, a menina dos olhos da Volvo pesa 7.965 quilos. Agora, com toda a carga útil ocupada, seu peso aumenta para para 10.023 quilos.
Teste de potência
Uma coisa é afirmar que um caminhão é o mais potente do Brasil. Outra coisa, é testá-lo e por à prova a afirmação, não acham?
Por isso, a Volvo elaborou um teste especial para o caminhão. Realizado no Porto de Gotemburgo, na Suécia, foram colocados 40 contêineres cheios de peças de reposição, formando um comboio de 300 metros de comprimento. Ao todo, seu peso chegou a 750 toneladas. Tá, mas para que isso? Para testar a potência do caminhão FH16 750.
Só para título de curiosidade, 750 toneladas correspondem a:
- O peso de 150 elefantes adultos;
- 57 caminhões Volvo FH16;
- 350 carros Volvo XC90;
- 675 kombis;
- Ou 4 aviões Boeing 747 tamanho Jumbo.
Sabemos que a tarefa parece absolutamente impossível, mas a montadora mostrou que o caminhão foi capaz de conduzir o percurso com maestria. Veja só como foi:
O responsável por pilotar a máquina e tirar a prova real foi, nada mais, nada menos, que Magnus Samuelsson, reconhecido pelo livro dos recordes como o homem mais forte do mundo. Ao seu lado, Brian Weatherley, jornalista especializado no segmento de caminhões, acompanhou a missão. Samuelsson prestou um depoimento afirmando que:
“poucas coisas chegam perto da sensação de superação e vitória sobre as limitações físicas de uma pessoa. Já enfrentei desafios dificílimos ao longo dos anos, mas este é de longe o mais pesado”.
Durante a primeira tentativa de realização da prova, o caminhão empinou e não saiu do lugar, por conta dos freios bloqueados. No entanto, a segunda tentativa foi extremamente bem sucedida.
Vale a pena ressaltar que, até mesmo com o tempo da pista do teste não estando nas melhores condições, o veículo conseguiu completar a tarefa com maestria.
I-Shift com marchas reduzidas
O maior dos destaques do caminhão é a sua transmissão I-Shift. Assim, a sua condução é mais leve e confortável para o motorista, permitindo mais manobras. E, principalmente, permite mais tração de arranque permitindo velocidades mais baixas.
Ele pode alcançar até mesmo a marca de 0,5-2 km/h, enquanto transporta 325 toneladas em modo de arranque.
Lançamento no Brasil
O modelo importado diretamente da Europa, fez a sua primeira aparição no Brasil em 2014, direto na TransExpo Latin America, conhecida como a Feira internacional de logística e transporte, realizada no Mato Grosso do Sul.
Durante seu lançamento, a Volvo montou um estande especial, tido como um dos maiores destaques da feira.
Preço do caminhão mais potente do Brasil
E aí, ficou com vontade de ter o modelo na sua frota de automóveis? Então, prepare-se. Mesmo lançado há quase 5 anos, o Volvo FH16 750 custa a bagatela de R$ 1 milhão de reais, sendo também conhecido como um dos modelos mais luxuosos do mercado.
É um preço que vale a pena, considerando todo o calibre e potência do modelo, estilo único e a qualidade aferida a ele. Para se ter noção, somente a sua potência permite uma rotação de apenas 1.500 a 1.800 giros do motor. Não existem modelos similares no mercado, basicamente.
É importante que você saiba que, além de ser o caminhão mais potente do Brasil, ele também é o caminhão mais potente do mundo. Trata-se de um modelo nunca visto no mercado. Não à toa seu preço é igualmente extraordinário.
Conclusão
Agora que você sabe qual é o caminhão mais potente do Brasil, que tal conferir os caminhões do Superbid Marketplace e decidir o que mais combina com o seu negócio e o seu bolso? Acesse: