pallets

Transporte de mercadorias: por que usar pallets no processo?

Utilizar pallets para o transporte de mercadorias é mais que uma sugestão bem-vinda: é praticamente uma obrigação no mercado logístico.

Um dos sistemas mais utilizados nas empresas de logística para promover a estocagem de produtos e mercadorias em armazéns, depósitos e estoques, a armazenagem com pallets é uma das práticas mais seguras e fundamentais para empresas do setor logístico. 

E muito além de somente facilitar o armazenamento de cargas, os pallets também são fundamentais para o transporte e a movimentação de cargas de diversas naturezas. 

Contudo, ainda existem no mercado empresas e indústrias dos mais diversos tipos de mercado que (infelizmente) ainda não reconhecem as vantagens e utilização do uso de pallets de madeira, metal e/ou plástico para transportar mercadorias. 

Neste post, você vai entender melhor sobre a utilização dos pallets para o transporte de mercadorias, seus benefícios e por que o método é a melhor escolha para o seu negócio. Quer saber mais? Então continue a leitura!

Quais são os tipos de pallets para o transporte de mercadorias?

Os pallets são uma estrutura plana com muitos espaços na base para agilizar, facilitar e tornar os processos de armazenamento, transporte de mercadorias, movimentação e outros ainda mais eficientes. Por isso, é possível utilizá-los para efetuar com qualidade e segurança o transporte de mercadorias para indústrias de diferentes setores. 

pallets
Se você estiver enviando produtos ou outras mercadorias que precisam de circulação de ar, os pallets vão oferecer esse benefício

Segmentos alimentícios, têxteis, farmacêuticos, varejistas, supermercados, atacadistas, mobiliários e de construções estão entre os principais e mais beneficiados pela utilização de pallets para o transporte de mercadorias. 

Essencialmente, os pallets são classificados de acordo com a matéria-prima utilizada em sua fabricação, assim como na dimensão das peças. Por isso mesmo contamos com unidades feitas com diferentes matérias-primas e cada qual com uma especificação diferente.

Por exemplo, os pallets de madeira podem ter diferentes nomenclaturas e estilos, como EURO, GMA, PBR, longarina, entre outras. A seguir, conheça as principais vantagens do uso de pallets para o transporte de cargas.

Leia também: O que São Pallets de Plástico Reciclado?

Os principais motivos para utilizar pallets no transporte de mercadorias

Seja para o manuseio, armazenamento e, principalmente, o transporte de mercadorias, a utilização de pallets é, sem dúvida, a maior indicação para o setor.

No geral, a estrutura é usada não só pela segurança, mas por uma outra série de vantagens para lidar com mercadorias e produtos, como facilidade, economia, sustentabilidade e outros fatores. Confira aqui os principais motivos para utilizar pallets no transporte de mercadorias:

8. Existem transportadoras não enviarão sua carga sem a companhia de pallets

É praticamente uma regra: mas os pallets fazem parte fundamental do processo de envio padrão de mercadorias em quase todas as organizações que trabalham com essa tarefa. Isso porque os pallets são ferramentas que agilizam e facilitam o descarregamento dos fardos de caminhões ou contêineres, além de simplificar a organização e o rastreamento dos mesmos. 

A NR 11 é a norma que regula a atividade de operador de empilhadeira
A NR 11 é a norma que regula a atividade de operador de empilhadeira

Além disso, as cargas “transportadas no chão” ou empilhadas diretamente na superfície de um contêiner sem o auxílio de pallets conta com uma probabilidade maior de se deslocar durante o transporte de mercadorias. Nessas condições, as mercadorias vão precisar de barras ou de algo que lhes ofereça segurança. 

Por esses motivos é que muitas transportadoras não aceitam receber mercadorias carregadas “no chão”, visto que querem desviar de eventuais problemas com os fardos sem o equipamento correto. Assim, caso seja necessário enviar mercadorias sem pallets, você terá de entrar em contato com o provedor de logística com antecedência.

Por outro lado, não são todas as transportadoras que exigem, ou mesmo permitem mercadorias paletizadas. Algumas transportadoras aéreas, por exemplo, preferem enviar mercadorias sem pallets para economizar peso e espaço. No entanto, na maioria dos setores, você estará em desvantagem se não paletizar sua carga.

7. Transportar mercadorias com pallets permite o rastreamento e a contagem eficaz do seu estoque

Um bom gerenciamento de estoque é essencial para qualquer tipo de armazém, e os pallets separam as mercadorias em unidades fáceis de contar e também de rastrear.

Ao utilizar sistemas de inventário, como scanners de código de barras de pallets, por exemplo, a equipe do depósito pode monitorar com eficiência o estoque, bem como as remessas de entrada e saída pelos códigos de barras nos pallets.

6. Para determinados tipos de mercadorias, os pallets oferecem circulação de ar

Geralmente, produtos frescos são mercadorias que precisam de espaço para respirar. Por isso, as aberturas na parte inferior de um pallet padrão são vitais para o armazenamento adequado desses itens, pois fornecerão o espaço necessário para que as correntes de ar fluam para dentro e para fora. 

Se você estiver enviando produtos ou outras mercadorias que precisam de circulação de ar, os pallets vão oferecer esse benefício de uma forma que a maioria dos outros métodos de organização e transporte de carga não vão oferecer.

5. Pallets são leves e economizam espaço

Como existe um tamanho padrão de pallet, eles podem ser facilmente empilhados em contêineres e sem muito espaço desperdiçado. Além disso, eles são estruturas leves, pois são feitos de materiais como madeira e plástico. 

imagem de pallets de madeira empilhados
O peso de uma mercadoria a ser manuseada por um pallet é uma das principais questões a se considerar na escolha dos pallets

Um pallet vazio, geralmente, pode ser leve o suficiente para ser movido por um único trabalhador, o que significa que você precisa de menos funcionários para movimentar seus pallets. Além de tempo, isso vai economizar dinheiro.

4. Pallets abrem diferentes oportunidades de armazenamento de mercadorias

Você sabia que muitas inovações em termos de armazenamento de mercadorias foram possíveis por causa dos pallets? 

Com o advento, operadores de empilhadeira passaram a colocar pallets em prateleiras altas, abrindo assim inúmeras possibilidades de organização vertical. Os armazéns também passaram a armazenar produtos em duas, três ou mais prateleiras com apenas um processo simples de encaixe. 

Agora, sem pallets, você gastaria muitas horas de trabalho apenas depositando e removendo suas mercadorias das prateleiras altas. É importante lembrar-se de combinar os pallets que encomenda com as estratégias de organização do seu armazém. 

Certifique-se também de que as dimensões e especificações dos pallets se ajustem às capacidades de armazenamento do armazém e que suas estantes estejam adequadamente classificadas para eles antes de seguir com qualquer estratégia de armazenamento orientada verticalmente.

3. A maioria dos tipos de pallets são reutilizáveis

É comum que os pallets continuem bons para a realização de outros – e mais serviços – após o transporte de mercadorias. Isso vale tanto para o setor logístico, como não. 

imagem de um aterro sanitário cujo lixo está transbordando
Os pallets estão entre alguns dos principais itens encontrados nos aterros sanitários

Aliás, você sabia que quase 500 milhões de pallets utilizados em 2011 foram reutilizados de outras formas? Segundo uma estimativa, desses quase 500 milhões, 326 milhões foram vendidos como unidades seminovas e usadas, enquanto outros 148 milhões foram reciclados.

Embora muitos pallets, infelizmente, ainda acabem em aterros sanitários, existem outras maneiras de melhorar isso – basta um pouco de esforço de sua parte. Se você estiver interessado em tornar sua remessa mais ecológica, por exemplo, é possível reciclar ou reutilizar as unidades.

2. Pallets são mais fortes que outros contêineres para transporte de mercadorias

Quando comparados a embalagens plásticas ou a caixas de papelão, os pallets são, indubitavelmente, muito mais resistentes e podem transportar itens muito mais pesados, sem danificá-los. 

Você pode empilhar muitos itens em um único pallet, por exemplo, sem se preocupar em quebrá-los. A paletização também garantirá que você não gaste seu tempo se preocupando com seus clientes, já que suas mercadorias estarão sãs e salvas.

1. Os pallets tornam as mercadorias muito mais fáceis de mover e manusear

Os pallets e as empilhadeiras andam de mãos dadas – os dois são praticamente o par perfeito. Ambas tecnologias vão oferecer, sem dúvida alguma, a forma mais simples e rápida de movimentar os produtos, seja em um depósito, no aeroporto ou nas docas. Isso porque a maioria dos tipos de pallets são projetados especificamente para serem levantados e movidos por empilhadeiras. 

estoque com pallets de madeira
Os pallets tornaram a organização, transporte e manuseio das mercadorias do seu depósito bem mais fáceis

Além disso, o frete carregado no chão é muito mais difícil e demorado para se mover sem o auxílio do equipamento especializado. Aliás, a maioria das mercadorias paletizadas pode ser facilmente manuseada por qualquer armazém com a ajuda do equipamento padrão de manuseio de pallets: como empilhadeiras e porta-pallets. 

Se suas mercadorias não são armazenadas em pallets, é possível afirmar que você está eliminando algumas das ferramentas mais importantes que muitos armazéns utilizam para lidar com o frete e atividades rotineiras.

Leia também: Tudo sobre paletização – porque ela é uma ótima opção para sua empresa

Uso de pallets para transporte de mercadorias não gera ICMS

Talvez o principal ponto que gere afastamento entre as empresas logística e os pallets seja a possibilidade de encargos ou impostos. No entanto, isso também não é uma possibilidade real – de acordo com a Justiça.

pallets
Não existem mais taxações para a utilização de pallets para transporte de mercadorias

A partir de agora, companhias que utilizam pallets para o transporte de mercadorias estão isentas de pagar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as mesmas. A decisão foi tomada pela Primeira Vara da Comarca de Monte Mor do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e pode ser lida integralmente aqui. As informações são do jornal JOTA.

Essa mudança foi fruto de uma ação envolvendo uma companhia produtora de papel, papelão e outros tipos de embalagem.

Leia também: Dicas de Segurança que Evitam Acidentes de Trabalho Envolvendo Pallets

A Superbid pode oferecer a você pallets de madeira, plástico e metal, além de outros produtos para o setor de armazenagem de sua empresa. Veja aqui nossa seção dedicada a produtos do segmento, para garantir mais qualidade, controle, segurança e eficiência nas operações da sua empresa:

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Recorde mundial: conheça o boi mais caro já vendido no mundo
Recorde mundial: conheça o boi mais caro já vendido no mundo
Indústria 5.0: A Nova Era da Colaboração Homem-Máquina no Mundo Produtivo
Indústria 5.0: A Nova Era da Colaboração Homem-Máquina no Mundo Produtivo

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *