Um fogão é praticamente o espírito de uma cozinha. Ele é protagonista no preparo de refeições para a família e, principalmente, para quem empreende no mercado da gastronimia. Se você tem ou deseja abrir um restaurante, o fogão industrial é o equipamento ideal para profissionalizar o seu negócio.

Para potencializar a eficiência do seu estabelecimento – seja uma lanchonete, um restaurante ou outros modelos de negócio – a cozinha deve ser o foco do seu investimento. E para isso, uma coisa é certa: um belo fogão é necessário para realizar os sonhos gastronômicos da sua clientela.

Isso porque o equipamento é um utensílio poderoso e que contribui com o bom funcionamento e sucesso da sua cozinha profissional. Imagina gerir qualquer tipo de estabelecimento culinário na hora do rush (almoço ou fim de tarde) e não poder entregar aos seus clientes os pratos que eles tanto desejam?

Neste artigo, você vai entender o que é um fogão industrial, como ele funciona, suas vantagens, desvantagens e os principais modelos disponíveis no mercado para a sua cozinha. Você também vai conferir que ele é um item fundamental para melhorar a produtividade e eficiência dentro do seu estabelecimento.

O que é um fogão industrial?

O fogão industrial é um utensílio para culinária usado em cozinhas ou demais espaços onde há a necessidade de cozinhar alimentos em alta quantidade, como restaurantes, cafeterias e bufês. Além de ser mais durável que os fogões tradicionais, ele é agiliza o cozimento de refeições e tem chamas mais intensas.

Modelo de fogão industrial
Para cozinhar inúmeros pratos, os fogões industriais vêm com mais bocas do que as suas versões tradicionais . Aliás, fogões com mais de 6 bocas são modelares e podem ser acoplados a outros tipos de fogões

Ele é muito indicado para cozinheiros profissionais ou pessoas que trabalham com refeições sob encomenda.

Os fogões industriais podem ser feitos à base de chapas de aço ou inox, que permitem um cozimento mais ágil e que o utensílio dure por mais tempo, já que esses materiais possuem tolerância maior para a atividade. Além disso, todos dispõem de espaço para acoplar um forno industrial a ele.

Os modelos variam entre os que podem ser encostados na parede ou os que ficam no centro da cozinha. Inclusive, este é um ponto a ser observado na hora de escolher o modelo ideal para o seu estabelecimento.

Os modelos de fogões industriais também possuem botões que regulam facilmente a saída do gás – acessórios de cozinha ideais para padarias, rodízios, restaurantes, buffets e outros.

É preciso muito cuidado para manusear o equipamento, assim como outros utensílios encontrados em uma cozinha industrial – cozinhas desse segmento estão sempre a todo vapor!

Existem diversos modelos de fogões industriais no mercado que variam de acordo com os queimadores, a pressão, a queimadura, o cozimento, o número de pé e outras características.

Vantagens do fogão industrial

Agora que você já começou a entender um pouco sobre o que é um fogão industrial, que tal conhecer algumas de suas vantagens? O equipamento é extremamente necessário na cozinha de estabelecimentos comerciais, por conta de fatores como economia, durabilidade e rapidez. Confira as vantagens a seguir:

Rapidez

A principal vantagem do fogão industrial em comparação com os demais utensílios é a sua rapidez.

equipe realizando pratos em uma cozinha industrial
A agilidade também contribuirá diretamente com a economia de gás, mas esse tópico será detalhado mais a frente

Considere que você é um atarefado chefe de restaurante em um local lotado, sua principal preocupação será cozinhar a comida de todos e não deixar ninguém com fome, não é mesmo?

Durabilidade

Os fogões industriais são feitos à base de ferro e de inox. E isso é ótimo, sabe por quê? Esses materiais permitem uma alta durabilidade, o que vai fazer com que o equipamento funcione por muito mais tempo.

Os fogões industriais também variam entre a potência da sua pressão, sendo alta ou baixa. E esse fator influi diretamente na regulação do gás, então preste atenção nessa característica!

Aliás, por conta desses materiais e durabilidade, muitas pessoas os utilizam em jardins ou em locais abertos para churrascos e demais eventos. Também podem fazer partes dos itens da sua moradia de veraneio. Fica a dica!

Economia

Os fogões industriais conseguem economizar bem mais do que os modelos tradicionais. Isso porque conseguem ser regulados – no controle e saída de gás. Outro fator que influencia diretamente nessa característica é a rapidez com a qual ele realiza as refeições.

equipe preparando alimentos em cozinha industrial
Cuidado! É recomendado que as cozinhas industriais não sejam instaladas em lojas de conveniências nos postos de gasolina. Gasolina e gás não combinam!

A matemática é bem simples: quanto menos tempo de uso, menos gás é utilizado. Esse fator também implica diretamente na produtividade e desempenho da equipe. É dois em um que chama?

Higienização

O fogão industrial é um dos itens de cozinha mais fácil de serem higienizados. A sua estrutura metálica consegue suportar a aplicação de detergentes e outros produtos que ajudam a “desengordurar” a sua superfície. Você pode realizar essa limpeza superficial assim que remover as grades do equipamento.

Além disso, os fogões são altamente desmontáveis e podem ser lavados com uma escova de aço, por exemplo. Isso permite uma limpeza ainda mais profunda!

Outras vantagens também incluem: uso versátil (até hospitais e escolas podem adquirir um modelo para suas cozinhas), boa parte dos modelos vêm com botijão de gás pronto para uso. Existem também modelos que podem ser convertidos para gás encanado (mais um ponto para versatilidade) e variedade de tamanho.

Desvantagens do fogão industrial

Embora utilizar um fogão industrial tenha inúmeras vantagens, como você pode ter visto acima, seu uso pode gerar alguns problemas, caso não seja usado corretamente.

A maioria dos modelos não possui um forno acoplado. E os que possuem, requerem um investimento maior. Por conta disso, o empresário responsável por manter a cozinha terá que comprar outros equipamentos, como um forno industrial. É importante entender a necessidade da sua cozinha para saber o modelo ideal para a produção dos seus pratos;

Outra desvantagem é que o design dos fogões industriais é bem simples. Então se o seu sonho for uma cozinha bem moderna, saiba que não existem muitos modelos “high tech” disponíveis no mercado. O utensílio garante qualidade e desempenho, deixando o design de lado.

Hora de escolher o fogão industrial ideal para a sua cozinha

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o seu funcionamento, características, vantagens e desvantagens, chegou o momento de escolher o modelo ideal para o seu estabelecimento. Existem vários critérios que você pode filtrar para fazer a escolha perfeita. Confira!

Número de bocas

Quem tem boca, vai a Roma (isso se aplica caso você tenha um restaurante de comidas italianas – ou não)! Os fogões industriais possuem variadas bocas, com modelos que vão de uma a até mesmo doze. Impressionante, não é mesmo?

modelo de fogão industrial com 6 bocas
O modelo de fogão industrial com seis bocas é um dos preferidos dos proprietários de restaurantes

O número de bocas ajuda a selecionar o modelo ideal para o seu empreendimento. As recomendações são: 1 ou 2 bocas para quem tem lanchonetes, food trucks ou que revendem pequenos pratos; 3 ou 4 bocas para quem tem frituras no cardápio; 5 ou mais bocas para quem possui um estabelecimento com grandes quantidades de refeições sendo preparadas todos os dias.

Alta ou Baixa Pressão

Independente do número de bocas que o seu fogão possui, ele também pode variar em relação a sua pressão: alta ou baixa. No que se refere às chamas que sairão da sua grelha, é importante aprender a regular a saída de gás por questões de economia e segurança.

cozinheiro preparando alimentos em duas panelas diferentes em uma fogão industrial
Os fogões de alta pressão são mais potentes, ideal para quem precisa de rapidez na hora de montar o prato do dia

Nos modelos de baixa pressão, é possível regular com mais precisão a saída do gás e deixar as chamas na intensidade ideal para cada receita.

Já nos modelos de alta pressão, a indicação é utilizar apenas os botijões, já que não funcionam com gás GNV. Além disso, sua chama é sempre mais forte que no modelo supracitado. Ou seja, para cozinhar frituras, pratos orientais ou grande panelas, por exemplo, é uma beleza – além da agilidade no cozimento!

Atente-se também aos reguladores que ajudarão a controlar a altura das chamas.

Queimadores e grelhas

Os queimadores e as grelhas também influenciam diretamente nos processos da sua cozinha, com variações o suficiente para serem levadas em consideração na hora de adquirir um modelo.

modelo de fogão industrial de alta pressão
As grelhas do fogão industrial são itens que também conferem segurança ao seu uso. Por isso, atente-se a este detalhe enquanto estiver pesquisando por um modelo específico. Os queimadores podem ser de ferro ou caulim

Geralmente, os modelos com alta pressão possuem queimadores simples com diâmetro de até onze centímetros. Aliás, é bom somá-los com grelhas de dimensões de 40×40, pois suportam grandes panelas. Assim, o calor do fogo conseguirá atingir a panela com mais firmeza, já que panelas grandes precisam de um posicionamento melhor e mais concentrado.

modelo de fogão baixa pressão
É importante considerar o tamanho das panelas utilizadas para selecionar o tamanho das grelhas que você vai adquirir. As voltas dos queimadores também podem ser abertas ou fechadas individualmente

Quanto aos queimadores para os fogões de baixa pressão, o mercado dispõe de queimadores simples e queimadores duplos. Especialistas indicam a equação que envolve um fogão industrial de baixa pressão com queimadores duplos e grelhas com 30×30 diâmetros.

Acabamento

Quanto ao material que fará o acabamento desse equipamento para a sua cozinha, é importante optar pelo inox. Ele vai trazer mais durabilidade e facilitará a sua limpeza!

modelo de grelha em aço inoxidável

Modelos com qualquer tipo de pintura na superfície acabam com um aspecto mais poroso e que, aos poucos, vai se desgastando. Isso afetará diretamente na forma como você irá higienizá-lo. Pois isso, dê preferência ao aço inoxidável.

E não se preocupe: um fogão industrial tem a potência necessária para deixar os seus pratos no ponto!

Atenção: também é importante que, qualquer que seja o equipamento que estará no time dos utensílios da sua cozinha, você fique atento às ordens e normas da Vigilância Sanitária. Faça a sua pesquisa com cuidado e leve em consideração todos os pontos que foram apresentados para ter certeza que estará fazendo a decisão certa.

Conclusão

O fogão industrial é um utensílio de cozinha altamente recomendado para quem prepara alimentos em intensidade, ou seja, ideal para restaurantes ou afins.

Não deixe de lado todas as recomendações que você pôde verificar aqui, principalmente no que se refere à segurança do seu estabelecimento e funcionários. Também é importante que você compreenda como funciona as normas de garantia da marca pela qual você está optando.

Mas o fato é que se você já possui um restaurante – ou tem aquele desejo de abrir o seu –, o fogão industrial é um equipamento crucial. Somando ele a uma boa equipe, é certo que o seu sucesso está garantido, pois o utensílio ajudará a profissionalizar o seu negócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui