O que significa sinistro recuperado no documento? Nesse post vamos explicar tudo sobre o assunto!

O que é um carro sinistrado? 

Antes de explicarmos o que é o sinistro recuperado no documento, precisamos começar do primeiro passo: o que é um carro sinistrado?

Um carro sinistrado é um veículo em que o proprietário original necessitou acionar sua companhia de seguro para realizar algum tipo de reparo. Geralmente, quando se há necessidade de acionar seu seguro.

O sinistro é qualquer tipo de evento que venha a causar um dano material no carro segurado, não importando qual seja o motivo, seja uma pequena batida, inundações, entre outros. Mas, basicamente, o veículo torna-se sinistrado quando houve o acionamento da companhia de seguros contratada, o que não deixa de ser muito comum.

Os sinistros possuem dois tipos distintos: parcial e total. O parcial é aquele em que o valor para consertar o veículo atinge até 75% do valor do veículo em questão. Já o total está acima da porcentagem supracitada.

Outro sinistro pouco falado é quando um veículo é roubado e/ou furtado, mas não encontrado pela seguradora. Se algum dia ele for encontrado e reparado, ele vai ser  considerado como um veículo sinistrado. 

O que significa sinistro recuperado no documento?

O Termo “sinistro recuperado” no documento de um carro, basicamente mostra que aquele veículo passou por algum tipo de reparo após um acidente, ou que ele foi encontrado novamente após um furto/roubo. E que, em ambos os casos, o seguro do automóvel foi acionado. 

veículos sinistrados para venda

Carros recuperados podem ser uma bela opção com bom custo benefício para aquisição de um veículo. 

Um veículo sob essas condições pode funcionar normalmente? Claro que sim, exatamente por isso que existem leilões de carros sinistrados com alta competição entre os participantes.

Mas, é possível também que ele possa não apresentar as melhores condições, por isso é importante que o motorista interessado em adquirir um veículo sinistrado preste atenção quanto aos possíveis — ou eventuais — problemas do veículo. 

De qualquer forma, assim que o carro for consertado pela seguradora, ele será marcado com o selo de “sinistro recuperado” em seus documentos pela própria agência de veículos. 

Tipos de sinistro

Assim que um sinistro é computado para aquele veículo em questão, um perito legal faz uma avaliação geral de todos os danos que foram causados no carro, de acordo com o Relatório de Avarias do Contran.

Ao todo, são 48 componentes do veículo que passarão por uma avaliação. Cada um desses componentes recebe uma pontuação diferente. No final da testagem, a soma da pontuação colocará o veículo sinistrado em uma das três categorias.

homem fazendo a avaliação de sinistro de carro

Pequena Monta

Quando a soma de pontos der até 20, o sinistro do veículo será considerado de pequena monta. Para que ele volte às ruas, basta substituir a peça que foi danificada e, somente neste caso, o sinistro não é informado no documento ou exige uma nova inspeção de segurança. 

Média Monta

Quando a soma de pontos der entre 21 a 30, o sinistro do veículo será considerado de média monta. Assim que o carro passar por um reparo, ele deverá passar por uma inspeção veicular de segurança para ser admitido ou não de volta às ruas. 

Grande Monta

Quando a soma de pontos der acima de 30, o sinistro do veículo será considerado de grande monta. Assim, o automóvel será classificado como “irrecuperável” ou “perda total”.

Como descobrir se um veículo é sinistrado?

Carros sinistrados podem ser comercializados 100% dentro da lei, seja um sinistro de pequena, média ou grande monta.

Isso é permitido porque eles podem ser recuperados e apresentarem condições perfeitas de usabilidade, inclusive com a certificação para venda.

homem avaliando um  carro

Você pode tentar identificar se aquele veículo foi sinistrado das seguintes formas:

O documento de um carro sinistrado terá o termo “sinistro recuperado” ou “sinistro/recuperação”.

Esse é o principal e mais importante indicativo que aquele veículo foi sinistrado e passou por um reparo, reforma ou foi recuperado. 

Vale a pena adquirir um carro com “sinistro recuperado” na papelada?

Normalmente sim, pois você consegue adquirir o veículo com grande desconto. 

Alguns motoristas não se sentem confortáveis adquirindo um veículo sinistrado, no entanto lembre-se que se o veículo não tiver recuperação ele não será reparado e revendido. Os veículos vendidos sinistrados são veículos que tiveram algum incidente mas que foram corrigidos e passaram por uma vistoria e certificação.

Geralmente, veículos recuperados podem ter seu preço avaliado em até 40% a menos em comparação ao seu preço original.

pilha de carros a venda
Veículos sinistrados podem ser uma ótima opção para adquirir veículo com ótimo preço.

Talvez o maior problema de comprar um veículo sinistrado seja conseguir no momento que você precisa.

Normalmente, você pode comprar um veículo novo a qualquer momento, mas nem sempre tem à disposição um veículo sinistrado com grande desconto do modelo que você deseja.

Exatamente por isso que adquirir um veículo sinistrado com ótimo preço é uma questão de paciência e oportunidade. 

Se tiver tempo, monitorar as ofertas desses veículos pode ser uma ótima estratégia, inclusive muitas pessoas acabam comprando e posteriormente revendendo o veículo com uma margem de lucro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui