quando sabemos o valor de uma casa, fica mais fácil negociar o bem

O que precisa para financiar um imóvel? Requisitos, documentação e taxa de juros

Apesar de não ser um processo tão simples, para financiar um imóvel não é necessário atingir muitos requisitos. Um dos grandes impedimentos que fazem com que o crédito imobiliário não seja liberado é a renda familiar, que acaba sendo inferior à renda necessária para o pagamento das parcelas. Mas você sabe o que precisa para financiar um imóvel?

Hoje em dia, uma das formas mais fáceis de conquistar a casa própria é o financiamento, já que em alguns casos é possível dar uma entrada de 10% e conseguir todo o restante com o banco. Com o crescimento da procura por esse tipo de serviço, as pessoas começaram a ter mais e mais dúvidas de como realizar o processo e o que é necessário.

  • Está pensando em comprar um imóvel com um valor abaixo do mercado? Confira alguns leilões disponíveis de imóveis na Superbid e aproveite as oportunidades na sua região!
  • Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, separamos um post que irá lhe auxiliar a entender quais são os requisitos para conseguir um financiamento no banco. Confira a seguir!

    O que precisa para financiar um imóvel: Como funciona?

    Resumidamente, o financiamento nada mais é do que um empréstimo feito pelo banco para que você possa comprar sua casa própria, devolvendo o dinheiro para a instituição em parcelas com juros aplicados.

    O que precisa para financiar um imóvel? Requisitos, documentação e taxa de juros
    para financiar um imóvel é necessário fazer uma análise de crédito no banco

    Para que isso seja possível, é necessário oferecer uma quantia pré-estabelecida pela instituição de entrada, que pode ser de 10% até 30% do valor de venda do imóvel escolhido.

    Para conseguir financiar um imóvel é necessário seguir algumas etapas:

    Realizar uma simulação

    Antes de ir até o banco, você pode realizar uma simulação do financiamento, sendo essa uma das partes mais importantes desse processo. Isso porque é por meio dessa simulação que você consegue calcular os juros, o valor das parcelas e quais as melhores opções de acordo com seu perfil.

  • Está pensando em comprar um imóvel com um valor abaixo do mercado? Confira alguns leilões disponíveis de imóveis na Superbid e aproveite as oportunidades na sua região!
  • É por isso que você deve colocar todas as informações corretas na simulação, para que os resultados mostrados sejam o mais real possível.

    Grande parte das instituições financeiras oferecem um simulador online, no qual você coloca seus dados e recebe o resultado sem precisar ir até uma agência.

    O que precisa para financiar um imóvel: ir até o banco

    Depois de realizar a simulação online, é hora de reunir os seus documentos e ir até o banco ou instituição financeira para conversar com o gerente e solicitar uma análise de crédito, de acordo com as opções que se enquadrem melhor com seu perfil.

    Para isso, você vai precisar de documentos como:

    • certidão de nascimento ou casamento;
    • RG;
    • CPF;
    • comprovante de endereço;
    • comprovante de renda.

    Esperar pela análise de crédito

    Durante a análise de crédito, a instituição se certificará de que você tem condições de arcar com as parcelas do financiamento, que não devem ultrapassar 30% da sua renda total. Além disso, é nessa etapa que o banco verifica se você possui algum tipo de restrição no nome, a fim de evitar prejuízos e inadimplência.

    Avaliar o imóvel

    Depois que o crédito é aprovado, é hora de verificar se o imóvel que você deseja financiar está em dia com os tributos e leis, além de certificar se ele não está com pendências ou vinculado a alienação fiduciária ou hipoteca, por exemplo.

    O que precisa para financiar um imóvel? Requisitos, documentação e taxa de juros
    antes do financiamento ser aceito, o banco faz uma análise do bem

    Nesta etapa o banco também analisa se o valor de venda daquele imóvel é condizente com o valor que ele realmente vale.

    Leia também Como avaliar um imóvel? Pontos importantes para verificar antes de comprar uma casa

    Assinar o contrato

    Se estiver tudo certo com o imóvel escolhido, é hora de assinar o contrato junto com o vendedor da casa, e registrá-lo em um Cartório de Registro de Imóvel. É só quando esta etapa for concluída que você se torna legalmente o proprietário do seu novo imóvel.

  • Está pensando em comprar um imóvel com um valor abaixo do mercado? Confira alguns leilões disponíveis de imóveis na Superbid e aproveite as oportunidades na sua região!
  • Depois, você começará a pagar as parcelas do financiamento, que poderão ir diminuindo com o passar dos anos, dependendo do tipo de amortização que você escolheu.

    O que precisa para financiar um imovel?

    Os principais requisitos para conseguir um financiamento imobiliário são:

    • ser maior de 18 anos de idade ou 16 anos emancipado;
    • ter como comprovar sua renda;
    • ser brasieiro nato, naturalizado ou estrangeiro com visto de residência no país;
    • ter o nome limpo;
    • ter pelo menos 3 anos de carteira assinada;
    • ter uma renda suficiente para arcar com os custos do financiamento.

    Como o banco define a taxa de juros?

    A taxa de juros de um financiamento varia de acordo com o preço de venda da casa financiada e a renda do comprador.

    Isso porque, na Caixa, por exemplo, imóveis que podem entrar no programa Minha Casa, Minha Vida costumam ter uma taxa de juros menor, desde que respeitem as exigências estipuladas pela lei.

    Leia também Como financiar um imóvel pela Caixa? Passo a passo completo

    O que precisa para financiar um imóvel usando o FGTS como parte da entrada?

    O FGTS pode ser usado por clientes que não tenham usado o saldo para fins de financiamento imobiliário nos últimos 3 anos. O valor pode ser usado para completar a entrada, amortizar o financiamento, liquidar o saldo devedor ou pagar as parcelas em até 80% do valor por 12 meses seguidos.

    Qualquer pessoa pode financiar pelo Minha Casa, Minha Vida?

    Para fazer parte do programa Minha Casa, Minha Vida, é necessário que o indivíduo ganhe entre um até, no máximo, dez salários mínimos. Além disso, não pode ter um imóvel quitado em seu nome ou estar com o nome sujo.

    Vale lembrar que os juros do programa são menores do que os juros de financiamentos feitos por outras instituições, especialmente para quem tem uma renda baixa.

    Leia também Como liberar o FGTS para compra de imóvel e quais as regras para usar o fundo de garantia?

    Se eu deixar de pagar as parcelas eu posso perder minha casa?

    De modo geral, as instituições permitem que você atrase no máximo 3 parcelas para que recorram ao processo de tomada do bem. Afinal, a maioria das casas financiadas são colocadas como forma de garantia em alienação fiduciária, o que significa que o próprio imóvel é garantia caso você não pague a dívida.

    Agora que você viu o que precisa para financiar um imóvel, ficou mais fácil entender que financiar a casa própria pode ser mais fácil do que parece, não é? Lembre-se de sempre realizar a simulação antes de ir até o banco e escolher imóveis com valores que caibam em sua renda e que a entrada esteja de acordo com sua renda mensal.

  • Está pensando em comprar um imóvel com um valor abaixo do mercado? Confira alguns leilões disponíveis de imóveis na Superbid e aproveite as oportunidades na sua região!
  • Pensando em comprar sua casa própria? Veja as ofertas de imóveis que estão disponíveis no site da Superbid e de o primeiro passo para a casa nova!

    Para conferir outros conteúdos relacionados ao mercado de imóveis e documentação, clique aqui e acesse o blog. Além de materiais diversos, você também tem acesso em primeira mão a informações sobre os leilões em aberto nas atualizações semanais!

    Posts Similares

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *