dedo clicando em smartphone

O papel dos pallets na Logística 4.0

O setor de logística está cada vez mais moderno. Com a chegada da logística 4.0, muitas pessoas se perguntam como ficam as ferramentas tradicionais do setor. Qual é o papel dos pallets na logística 4.0?

Passando por mudanças cada vez mais aceleradas, a cadeia de suprimentos moderna está cada vez mais inteligente, autônoma, conectada e otimizada. 

Em simultâneo à quarta revolução industrial, também está ocorrendo uma transformação da indústria logística, com o surgimento da logística 4.0, um fenômeno que pretende mudar a forma com que os produtos e mercadorias chegam e saem das empresas e dos portos para a clientela no mundo inteiro. 

A logística moderna é uber conectada e atende a praticamente todos os requisitos que a revolução industrial impôs, como ganho de eficiência, mais velocidade, custo reduzido, disponibilidade e acesso a informações, troca de dados, entre outros pontos.

No entanto, muitas pessoas se perguntam como ficarão as ferramentas tradicionais, como os pallets, em meio a essa mudança. 

Neste post, você vai entender qual é o papel dos pallets na indústria 4.0, quais as mudanças do movimento e outros. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é e como funciona a logística 4.0?

Operando sob as diretrizes da Indústria 4.0, a Logística 4.0 é o movimento do setor que utiliza a tecnologia para tornar as operações mais inteligentes e otimizadas, assim, tornando um sistema produtivo mais eficiente, automatizado, de alta qualidade e visibilidade.

supply chain
Com a alta concorrência, as empresas passam a ser obrigadas a desenvolver novos conceitos referente a etapas básicas, como planejamento, controle e monitoramento de fluxos de informações para fazer parte da Logística 4.0

No entanto, ela consegue trabalhar com todas essas características por meio de equipamentos tradicionais e modernizados ao mesmo tempo, como pallets, veículos, contêineres, sistemas de transporte inteligentes e outros.

Leia também: O que é a indústria 4.0 e como se preparar?

O mix de todos vai gerar um fluxo de abastecimento automatizado, porém funcionando em conjunto à rede.

O que muda com este novo movimento logístico?

A Indústria 4.0 faz parte da nossa realidade há muitos anos. Por isso, o investimento em novos recursos sempre foi bem-vindo – e sempre será. 

No entanto, sabendo que o mercado está cada dia mais competitivo, é ideal começar a investir em novos recursos tecnológicos e desenvolver processos com mais potencial de análises inteligentes. Esta é a única forma de não ser comido vivo pela concorrência. 

pallets de madeira
Mesmo com tanta modernização, os pallets continuarão a ter seu papel cativo nos processos logístico

Consequentemente, toda essa movimentação no setor vai impactar diretamente nos processos logísticos, que passam a contar obrigatoriamente com uma gestão mais inteligente e personalizada dos estoques. 

Desta maneira, com a nova Logística 4.0, as companhias devem repensar todas as suas práticas e estratégias para se manterem relevantes no mercado. Com as mudanças impostas, as otimizações e a tomada de decisões passarão a ser cada vez mais apoiadas em dados e inteligência artificial e/ou de mercado. 

Comece também a prestar mais atenção a termos como supply chain, computação em nuvem, big data e outras tecnologias modernas de informação de dados – independentemente do seu setor.

Leia também: Quando utilizar Paletes de Contenção para Tambores e qual é a melhor opção para você?

Qual é o papel dos pallets na Logística 4.0?

Como você pode ter visto, a logística 4.0 é uma realidade. E com isso, uma mudança no comportamento do setor deve ser aplicada. Assim, o papel dos pallets na logística 4.0 é de suma importância.

dedo clicando em um smartphone
A Logística 4.0 essencialmente vai pregar um funcionamento em “rede” de todos os processos envolvidos, dentro e fora das companhias, até o controle descentralizado das etapas das operações logísticas

A soma entre as tecnologias de ponta e os sistemas de produção acelerados resultou em um modelo de produção desenfreado, no entanto, considerando todas as necessidades e motivações individuais dos clientes. Com isso, os estoques passam a ter uma redução no tamanho. 

Os estoques mais enxutos só podem significar uma coisa: níveis baixos de armazenamento em depósitos, portos e armazéns. Em contrapartida, os clientes podem esperar – e até contar – com modelos de entrega mais rápidos e eficientes. 

Por exemplo, essa cadeia pode ser simplesmente explicada por meio das entregas feitas pela Amazon, que empregam um modelo em que os consumidores conseguem receber o que compraram em intervalo de dias – e até mesmo algumas horas – em todas as partes do mundo.

Como ficam os pallets na logística 4.0?

Por conta dos avanços tecnológicos em todas as indústrias, sobretudo no setor logístico, muitas pessoas acreditam que o fim da linha para os pallets. No entanto, isso não poderia ser mais falso! 

pallets
As redes de suprimentos e as cadeias estão diariamente tornando-se mais complexas e mais globais em todos os setores

Aliás, pelo contrário, o aumento do fluxo de logística e promessas de entregas mais rápidas vão, na verdade, impulsionar e catapultar o uso das unidades de pallets. Isso acontece, obviamente, por conta das inúmeras vantagens que a utilização dos estrados pode trazer para a remessa de produtos. 

Os pallets garantem o acesso aos produtos em um estoque, oferecem suporte para manuseio e transporte – principalmente durante as viagens nas estradas — aos seus produtos. Afinal, ninguém espera (ou deseja) receber aquela esperada entrega danificada, não é mesmo?

Colaborando com a eficiência dos processos de logística de qualidade, é possível apontar que a utilização dos pallets continuará firme e forte – e de encontro – com todos os objetivos propostos pela logística 4.0.

Suporte

Cada vez mais mecanizada, a logística moderna atua com processos mais complexos que envolvem tarefas mundanas, até, como a movimentação das cargas, por exemplo, que pode ser realizada por meio de módulos autônomos – em outras palavras, sem a presença de trabalho manual humano.

Assim, é possível apontar que há uma presença maior de inteligência artificial (A.I) embutida nas estações da linha de produção, tornando a possibilidade de detectar a retirada de produtos finalizados por conta própria, por exemplo. Como também se há necessidade de reabastecimento em alguma outra estação.

Analisando o contexto descrito, os pallets na logística 4.0, especialmente aquelas unidades produzidas a base de madeira, terá uma importância na integração. Isso vai acontecer especialmente graças à padronização e a paletização. 

A exigência de estruturas como os pallets, estrados com medidas padronizadas por todo o mundo e facilmente reconhecidos em indústrias de diferentes setores, vai facilitar a otimizar as interações mecânicas das cadeias de transporte e de produção.

Leia também: O que considerar na escolha dos pallets?

Se a sua empresa ainda está um pouco atrás na Logística 4.0 para melhor atender às necessidades da clientela, não se preocupe. A Superbid conta com um arsenal de produtos de armazenagem que vai levar seu setor de logística para a próxima etapa! Contamos com uma seção dedicada para o segmento e com preços incríveis. Conheça abaixo:

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *