Cálculo de consumo de combustível

Cálculo de consumo de combustível: como descobrir quanto o seu carro gasta de forma rápida e simples

Com o preço da gasolina subindo cada vez mais, é importante que você saiba como fazer o cálculo de consumo de combustível da maneira correta.

Isso não somente te ajuda na hora de se planejar financeiramente, mas também evita que a gasolina ou álcool acabem quando você estiver longe de um posto para abastecer e você precise chamar ajuda.

Além de abastecer o veículo para o uso do dia a dia, o cálculo do combustível também é muito usado para passeios e viagens.

Sabendo exatamente quantos litros de gasolina você precisa por km rodado, é mais simples compreender o valor gasto de combustível para chegar a tal local, ou para andar durante a semana toda com base nos locais que você costuma frequentar como trabalho, escola dos filhos etc.

Pensando em lhe auxiliar a fazer esse cálculo da forma correta, separamos um post completo que vai lhe ensinar mais sobre esse assunto. Confira a seguir!

Como fazer o cálculo de consumo de combustível de maneira simples

Umas das formas mais simples de fazer o cálculo de consumo de combustível é dividindo a quantidade de combustível que você colocou pelos quilômetros rodados.

Para isso, você deve encher o tanque, anotar o valor que foi gasto e zerar o marcador de quilometragem do veículo. Você também pode anotar a quilometragem marcada caso seu carro não tenha a opção de zerar. 

fazer o cálculo de combustível te ajuda a saber quanto você gasta com gasolina mensalmente

Anote quantos litros você precisou colocar para encher o tanque.

Quando o combustível entrar no reservatório, veja quantos quilômetros você rodou com o tanque cheio. Por exemplo, se você colocou 40 litros e andou 400 km, significa que seu veículo usa 1 litro de combustível a cada 10 quilômetros rodados.

O que faz meu carro gastar mais gasolina?

Se você notar que seu veículo está gastando mais gasolina do que o comum, ou que a quantidade de gasolina que você colocava antes não rende os quilômetros que costumava render, pode significar que seu carro está com algum problema que interfere no consumo do combustível. Alguns dos mais comuns são:

Calibragem dos pneus errada

Quando a calibragem dos pneus está errada pode consumir até 10% a mais de combustível do que o normal, já que geram uma certa resistência no rolamento.

O ideal é que você calibre os pneus a cada 15 dias ou semanalmente se sua cidade tiver ruas com muitos buracos e irregularidades.

Rodas desalinhadas

A indicação é que você faça o alinhamento das rodas a cada 10 mil quilômetros rodados, ou sempre que você passar de forma mais brusca em uma lombada ou buraco.

Isso porque, esse tipo de problema também faz com que a roda tenha uma resistência maior no rolamento, e consequentemente faz com que o carro gaste mais combustível do que o normal para conseguir se locomover.

Filtros de ar

O filtro de ar é um dos itens de manutenção que está diretamente ligado com o consumo de gasolina em um veículo, sendo um dos primeiros suspeitos quando a quantidade de combustível usada aumenta sem que a rotina tenha mudado.

Quando ele está sujo e precisa ser trocado, o fluxo de ar reduz, fazendo com que a central eletrônica injete mais gasolina do que o comum para compensar, aumentando assim o consumo de combustível.

Defeitos nas bobinas e velas sujas

Outro problema que faz com que você gaste mais gasolina são defeitos nas bobinas, cabos de vela ou vela suja, que acabam reduzindo a potência da aceleração, ou até mesmo causando falhas. Com isso, o problema pode ser identificado com mais facilidade. 

Por ter consequência direta na aceleração do seu veículo, quando esses itens apresentam qualquer tipo de falha, fazem com que o carro precise de mais combustível para funcionar corretamente e conseguir acelerar como deveria.

Pé pesado

A pessoa que está conduzindo o veículo também tem um peso muito grande na hora de gastar combustível. Afinal, quando freamos e aceleramos de forma mais suave, a tendência é gastar menos combustível.

Já quando o motorista tem o pé mais pesado, pode notar uma média de gasolina gasta no mês maior em comparação a quando outro membro da família guia o carro.

Carro cheio

Você já ouviu falar que carro cheio é sinônimo de aumento de combustível? Quando o veículo está cheio de pessoas e bagagens, é necessário recalibrar os pneus de acordo com o manual do proprietário.

Isso fará com que você gaste menos combustível e ainda ajuda a prolongar a vida útil da borracha dos pneus.

andar com o carro cheio sem necessidade aumenta o consumo de combustível consideravelmente, já que o veículo fica mais pesado
andar com o carro cheio sem necessidade aumenta o consumo de combustível consideravelmente, já que o veículo fica mais pesado

Afinal, com um peso maior dentro, a força que os pneus precisam exercer para que o carro ande é maior.

Leia mais sobre como economizar combustível no dia a dia isso clicando aqui!

Top veículos mais econômicos

Fiat Mobi Drive GSR 1.0: consumo de combustível na cidade: 9,8 Km/L de etanol e 14 Km/L de gasolina. Consumo de combustível na estrada: 11,1  Km/L de etanol e 15,9  Km/L de gasolina.

Volkswagen Move Up! TSI 1.0: consumo de combustível na cidade: 10 Km/L de etanol e 14,3 Km/L de gasolina. Consumo de combustível na estrada: 11,5 Km/L de etanol e 16,3 Km/L de gasolina.

Peugeot 208 1.2: consumo de combustível na cidade: 10,4 Km/L de etanol e 14,8 Km/L de gasolina. Consumo de combustível na estrada: 11,0  Km/L de etanol e 15,8 km/l Km/L de gasolina.

Toyota Prius 1.8: consumo de combustível na cidade: 18,9 Km/L de gasolina. Consumo de combustível na estrada: 17,0 Km/L de gasolina.

Honda Civic Touring 1.5: consumo de combustível na cidade: 11,8 Km/L de gasolina. Consumo de combustível na estrada: 14,4  Km/L de gasolina.

Ford Fusion Hybrid 2.0: consumo de combustível na cidade: 16,8 Km/L de gasolina. Consumo de combustível na estrada: 15,1 Km/L de gasolina. 

Chevrolet Spin 1.8: consumo de combustível na cidade: 8,1 Km/L de etanol e 11,8 Km/L de gasolina. Consumo de combustível na estrada: 9,4 Km/L de etanol e 13,7 Km/L de gasolina.

Fiat Uno Way 1.3: consumo de combustível na cidade: 9,3 Km/L de etanol e 13,0 Km/L de gasolina. Consumo de combustível na estrada: 11,0 km/l Km/L de etanol e 15,0 Km/L de gasolina.

Volvo XC90 T8 2.0: consumo de combustível na cidade: 15,3 Km/L de gasolina. Consumo de combustível na estrada: 15,8 Km/L de gasolina.

Renault Oroch 1.6: consumo de combustível na cidade: 7,6 Km/L de etanol e 11,1 Km/L de gasolina. Consumo de combustível na estrada: 7,7 Km/L de etanol e 11,2 Km/L de gasolina. 

Mitsubishi L200 Triton Sport 2.4: consumo de combustível na cidade: 10,1 Km/L de diesel. Consumo de combustível na estrada: 13,2 Km/L de diesel. 

BMW i8 1.5: consumo de combustível na cidade: 11,3 Km/L de gasolina. Consumo de combustível na estrada: 13,6 Km/L de gasolina.

Suzuki Jimny 1.3: consumo de combustível na cidade: 10,6 Km/L de gasolina. Consumo de combustível na estrada: 10,4 Km/L de gasolina.

Renault Kangoo 1.6: consumo de combustível na cidade: 7,3 Km/L de etanol e 10,4 Km/L de gasolina. Consumo de combustível na estrada: 7,7  Km/L de etanol e 10,9 Km/L de gasolina.

Chevrolet Montana 1.4: consumo de combustível na cidade: 7,9 Km/L de etanol e 11,7 Km/L de gasolina. Consumo de combustível na estrada: 9,2Km/L de etanol e 13,4 Km/L de gasolina.

Depois de conferir como fazer o cálculo de consumo de combustível de maneira simples, inclua mais esse gasto em seu planejamento financeiro e evite ficar sem gasolina na rua.

Além do mais, usando nossas dicas de economia de combustível, fica mais fácil conseguir identificar quais problemas podem estar fazendo seu carro gastar mais durante o mês.

Pensando em comprar um carro mais econômico? A melhor opção do mercado são os veículos de leilão. Em alguns casos, os carros estão com poucos quilômetros rodados e avarias mínimas, se tornando uma ótima opção!

Aqui no Blog Superbid você confere todos os leilões em aberto em primeira mão, além de todas as novidades sobre o mercado atual de diversas categorias. Clique aqui para saber mais!

O que significa sinistro recuperado no documento?
O que significa sinistro recuperado no documento?
Até quando posso andar com o IPVA vencido?
Até quando posso andar com o IPVA vencido?

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.