Viagem de carro

Viagem de carro: aprenda a calcular os custos desse tipo de passeio

Dependendo da distância da cidade que você deseja visitar, é muito mais vantajoso fazer a viagem de carro, especialmente se você for acompanhado.

Em viagens em família, por exemplo, é comum que o valor do combustível seja dividido pelos passageiros, fazendo com que o custo seja ainda menor. Mas você sabe como calcular o custo de viagem de carro?

Visitar diversos lugares pelo seu estado e até pelo país de carro pode ser uma excelente opção para quem gosta de aventuras. Porém, você deve aprender a calcular todas as despesas que serão gastas nessa viagem, o que vai muito além do combustível.

Para lhe auxiliar a saber exatamente como e o que calcular em uma viagem feita de carro, separamos um post com vários tópicos que vão explicar mais sobre esse assunto. Confira a seguir!

Por que é tão importante calcular despesas de uma viagem de carro?

O primeiro ponto de importância de fazer o cálculo correto é que sabendo o quanto você vai gastar com cada coisa, você já tem uma ideia do quanto precisa para fazer a viagem e gastar menos.

Afinal, sem planejamento, você acaba correndo para as opções mais cômodas, que nem sempre são as mais baratas.

saber o valor que você gastará em uma viagem é essencial para evitar ficar sem combustível na estrada
saber o valor que você gastará em uma viagem é essencial para evitar ficar sem combustível na estrada

Um exemplo é não calcular corretamente o combustível necessário. No meio da estrada você pode ficar sem gasolina, e terá que abastecer nos postos de beira de pista que podem ter os valores mais altos do que os postos na sua cidade.

Passo a passo para calcular o custo de viagem de carro

Nesse passo a passo vamos te mostrar o cálculo dos custos relacionados ao veículo, e não necessariamente à viagem toda. Porém, vamos abordar brevemente a respeito de hospedagem, alimentação e lazer.

O primeiro passo antes de sair de viagem com seu carro é fazer um orçamento de uma revisão completa, evitando possíveis imprevistos na pista e garantindo a segurança de todos durante a viagem.

Escolha uma oficina de confiança e peça o valor do orçamento de uma revisão regular, e anote o preço estipulado.

Caso durante a revisão o profissional encontre problemas que devem receber a manutenção devida, é necessário fazer uma pesquisa do valor do concerto antes de fechar com a primeira empresa. Isso te ajudará a economizar muito.

Durante a revisão, serão analisados itens como:

  • condição dos pneus;
  • óleo;
  • alinhamento;
  • correias do motor;
  • palhetas e limpadores do para-brisa;
  • fluido do freio;
  • sistema de arrefecimento;
  • filtro do motor;
  • escapamento;
  • lâmpadas;
  • filtro de combustível;
  • velas;
  • ar condicionado;
  • latarias
  • marcha;
  • injeção eletrônica;
  • balanceamento e geometria.

Vale lembrar que grande parte desses sistemas interferem diretamente no uso de combustível do seu veículo.

Leia também Como economizar combustível no dia a dia: 16 dicas práticas

Faça o cálculo do combustível

Depois de descobrir quanto seu carro usa a cada km rodado, é hora de fazer o cálculo de quanto de combustível será necessário para a viagem. Para isso, você deverá considerar o caminho de ida e volta, passeios no destino, saídas para jantar etc.

Feito isso, você deverá fazer o cálculo de quanto será necessário e qual o valor será gasto com o combustível.

saiba quanto seu carro gasta por Km rodado, a fim de calcular os litros necessários para a viagem toda
saiba quanto seu carro gasta por Km rodado, a fim de calcular os litros necessários para a viagem toda

Se seu veículo faz 13 km por litro de gasolina, e você fez o cálculo todo e percorrerá uma média de 900 quilômetros, você deverá abastecer seu veículo com 70 litros de gasolina, aproximadamente.

Como nem todos os veículos comportam essa quantidade de combustível, você poderá fazer uma pesquisa de preços da gasolina na cidade de destino, e abastecer uma parte antes de ir, e a outra parte a hora que chegar.

Porém, com o cálculo prévio, você já saberá o valor que deve guardar para o combustível durante a viagem toda.

Veja a quantidade de pedágios nas rodovias

Em viagens mais longas, é necessário passar por uma quantidade de pedágios maior, e você deverá calcular o valor de cada um deles ida e volta. Esse é um dos custos que muitas pessoas que planejam viagem de carro esquecem de calcular.

No Google Maps, por exemplo, nem sempre você consegue identificar os locais em que terá pedágio e qual o valor, mas existem alguns aplicativos e sites que podem lhe auxiliar nisso, como o site Qualp, por exemplo, onde você confere o valor do pedágio de uma cidade até a outra, além de conseguir identificar onde ficarão os pedágios.

Calcule as rotas da forma correta

Será que ir por uma via diferente para evitar o pedágio não fará com que você gaste mais combustível por ser mais longe?

É importante fazer o cálculo correto do trajeto e ver qual a opção mais vantajosa, já que nem sempre pegar atalhos ou fazer caminhos diferentes é uma boa opção para economizar.

Calcule as paradas, refeições e lazer e hospedagem

Aqui você deverá calcular todos os custos com hospedagem – hotel ou pousada -, lazer, paradas na estrada e refeição.

Se você tem filhos pequenos, o ideal é fazer algumas paradas na estrada para que as crianças não fiquem entediadas, possam ir ao banheiro e possam comer e beber alguma coisa.

Porém, como na beira da pista os valores são mais altos, você pode levar água, sucos e lanches de casa para que não seja necessário gastar na beira da pista.

Na hora de fazer a reserva dos hotéis, prefira sempre aqueles que oferecem café da manhã incluso, já que comer em padarias pode sair mais caro do que você imagina.

Também é importante calcular os restaurantes que você deseja visitar, atrações e eventos que deseja comparecer. Assim, fica mais fácil saber exatamente quanto você deve levar.

os custos com restaurantes e hotéis também entram no cálculo
os custos com restaurantes e hotéis também entram no cálculo

Vale lembrar que, como em viagens é comum acontecer algum tipo de imprevisto, você deve levar uma quantia de reserva de emergência caso seja necessário comprar algum item essencial que você tenha esquecido de levar na mala.

Ou talvez você precise comprar algum medicamento e até quando surge um evento de última hora que você acabou não calculando nos custos mas gostaria muito de ir.

Viu como calcular o custo de viagem de carro pode ser fácil? Fazendo um bom planejamento, você consegue saber exatamente o que vai gastar e se programar melhor para o passeio com a família.

Use nossas dicas para evitar dor de cabeça com gastos que você normalmente esquece de calcular como pedágio e paradas na estrada.

E que tal um veículo novo para fazer uma viagem no final do ano? Os veículos de leilão são as opções mais baratas que existem no mercado. Carros que, muitas vezes, estão em ótimo estado e com poucos quilômetros rodados.

Clique aqui e saiba mais sobre a Superbid e seus leilões. Em nosso blog, você confere em primeira mão todos os lotes em aberto e as novidades sobre o mercado.

Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber
Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber
O que acontece quando um imóvel não é arrematado em leilão?
O que acontece quando um imóvel não é arrematado em leilão?

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.