economizar combustível

Como economizar combustível no dia a dia: 16 dicas práticas

Você sabia que economizar combustível vai além de fazer rotas menores? Existem alguns problemas no veículo que muitas vezes podem indicar que você está gastando mais combustível do que poderia e está perdendo dinheiro.

E com alguns cuidados e atenção especial na hora de dirigir, você pode acabar gastando menos em combustível no final do mês, sem ter andado menos de carro.

Muitas pessoas que fazem o cálculo de combustível notam que acabam deixando muito dinheiro no posto, o que muitas vezes poderia ser usado para outra finalidade, mas sem que você tenha que deixar seu carro na garagem.

Para lhe auxiliar a economizar seu combustível em dias de crise, separamos um post com 16 dicas. Confira logo a seguir!

16 Dicas práticas para economizar combustível diariamente

1- Faça a manutenção regular do seu carro para economizar combustível

Você sabia que fazer a manutenção periódica do veículo ajuda na hora de economizar gasolina? Isso porque quando existem peças ou sistemas danificados, o uso do combustível tende a aumentar para compensar o mau funcionamento de certos processos internos.

fazer a manutenção regular do veículo é essencial para a economia de combustível
fazer a manutenção regular do veículo é essencial para a economia de combustível

Essa dica ainda ajuda a aumentar a vida útil do veículo, fazendo com que ele seja mais preservado e dê menos problemas ao longo dos anos.

2- Evite o ponto morto

Quando você anda com seu carro no ponto morto durante alguns trechos do trajeto, especialmente em descidas, a injeção de combustível é cortada, o que faz com que as pessoas acreditem que essa é uma forma de economia.

Porém, quando o carro é desengatado, o sistema de freio exige mais combustível por não ter a ajuda do freio-motor.

Sabendo disso, o ideal é deixar o carro engatado na marcha mais alta possível sem acelerar, como se estivesse no ponto morto, mas engatado.

3- Dirigir na velocidade adequada ajuda a economizar combustível

Dirigir rápido demais aumenta consideravelmente o consumo de combustível e ainda coloca a vida de terceiros que estão à sua volta em risco. Isso porque, quanto mais você acelera, mais o motor precisa de combustível para que o carro possa andar mais rápido.

Uma dica é dirigir sempre na velocidade média-baixa, e procurar sair de casa mais cedo para não ter que correr a fim de chegar a tempo em seus compromissos, o que garante uma boa economia de combustível.

4- Abasteça em postos que oferecem combustíveis de qualidade

No Brasil é muito comum que as gasolinas sejam batizadas com água ou álcool, já que a lei permite que até 27% da gasolina seja composta por etanol. 

E apesar de que os veículos tenham sido desenvolvidos para rodar com essa proporção sem causar grandes danos, gasolinas batizadas com quantidades maiores do que isso pode resultar em problemas como engasgos.

Por exemplo, além de fazer com que você tenha que abastecer mais cedo por ter um consumo mais elevado por conta do álcool ou da água, que queimam mais combustível do que o normal.

5- Não ande com peso desnecessário

Andar com o porta-malas cheio de coisas desnecessárias é algo que prejudica consideravelmente a economia de combustível. Isso porque, com o carro mais pesado, é necessário usar mais combustível para a resistência criada nas rodas.

porta malas de um veículo utilitário cheio de malassempre que o porta-malas está cheio, o carro tende a gastar mais gasolina
sempre que o porta-malas está cheio, o carro tende a gastar mais gasolina

A estimativa é que somente 10kg a mais de peso já seja o suficiente para gastar mais combustível do que o normal.

Uma dica é remover a cadeirinha e brinquedo das crianças quando elas não estiverem no carro e esvaziar o porta-malas, deixando apenas os seus itens de trabalho que são necessários.

6- Economizar combustível: Faça a calibragem dos pneus de forma regular

Outro fator importante na hora de economizar seu combustível é manter sempre os pneus calibrados, assim você diminui a resistência sob eles e diminui o consumo de combustível desnecessário.

A indicação é que você faça a calibragem do pneu pelo menos a cada 15 dias ou semanalmente se você usar rotas que tenham muitos buracos diariamente.

7- Garanta que o alinhamento e balanceamento esteja em dia

Outro fator que ajuda a economizar combustível diariamente é o alinhamento e balanceamento correto das rodas do veículo.

Quando as rodas estão desalinhadas, elas provocam uma maior dificuldade na hora de movimentar o carro, já que nesse caso elas se arrastam mais do que o normal.

Isso não somente gasta mais combustível como também diminui a vida útil dos pneus.

8- Ande com os vidros fechados quando for possível

Quando os vidros do veículo estão abertos, a tendência é que o carro tenha mais dificuldade para se movimentar, já que quanto mais atrito tiver com o ar, mais força contrária e mais combustível ele gasta.

Na cidade, você até pode andar com os vidros abertos e ar condicionado desligado, mas na pista é ideal andar com os vidros fechados e ligar o ar para economizar combustível e garantir uma boa aerodinâmica.

9- Economizar combustível: use o ar condicionado apenas quando necessário

Como falamos acima, manter o vidro fechado pode ser uma boa forma de economia desde que você esteja andando na pista, já que em regiões mais quentes é impossível fechar as janelas do carro e não ligar o ar.

Como o equipamento opera pelo motor, peça que precisa de combustível para funcionar, quanto mais tempo o ar condicionado passar ligado dentro do carro, maior será o gasto de combustível, em uma média de 10%.

Ar-condicionado automotivo: tudo o que você precusar o ar condicionado pode te ajudar na economia de combustível, dependendo da situaçãoisa saber sobre
usar o ar condicionado pode te ajudar na economia de combustível, dependendo da situação

Pensando nisso, use o ar apenas quando o clima estiver muito quente, e evite andar com as janelas fechadas na cidade para não precisar ligar o equipamento, já que o vento nas ruas é consideravelmente menor.

10- Evite o estresse

Andar de carro estressado é uma das piores práticas para quem deseja economizar combustível, já que quanto mais irritado estamos, mais combustível tendemos a gastar.

Um motorista que está estressado tem mais chances de querer ultrapassar alguém e acelerar muito para isso, ou acelerar para entrar primeiro ou pegar o farol aberto.

Tente relaxar e deixe as outras pessoas passarem primeiro, o que não somente contribui para um dia mais leve, mas também para uma economia de combustível ainda maior.

11- Não dê freadas bruscas

Você conhece alguém que desce o pé no acelerador e depois freia bruscamente quando o semáforo fecha ou em uma lombada? Além de ser uma forma de condução imprudente, fazer isso aumenta o gasto de combustível do carro, já que força o motor a frear de forma mais abrupta do que o normal.

12- Troque a marcha na hora certa

Você já ouviu falar que trocar a marcha na hora certa ajuda na economia de combustível? Isso não somente é verdade, como ainda ajuda a garantir uma vida útil mais longa para o seu carro.

Embora alguns carros tenham luzes que indicam a melhor hora para mudar de marcha, ainda é possível ouvir a rotação do motor e aprender a identificar o melhor momento para evitar que as marchas se estiquem, garantindo uma economia de gasolina maior.

13- Fique de olho nas velas

As velas são as responsáveis pela ignição da mistura de combustível e ar, o que faz com que o motor funcione corretamente. Quando estão gastas ou sujas, queimam o combustível de maneira desregulada, afetando de forma direta seu consumo.

Além do mais, os filtros de ar, de combustível e de óleo também contribuem para uma maior economia de combustível quando estão em bom estado de uso, já que quando esses componentes estão danificados, o motor precisa trabalhar mais do que o normal para que o carro funcione corretamente.

14- Não use acessórios desnecessários

Acessórios que não tem necessidade ou utilidade alguma dentro do carro não somente aumentam o uso do combustível pelo motor, mas também o peso do carro, que é outro fator que está diretamente ligado com o uso de combustível.

Alguns sons que são muito pesados, por exemplo, deve ser um acessório usado apenas em eventos especiais, e não para ser usado e levado todo dia no carro.

15- Use o caro apenas quando necessário

Faça sempre essa pergunta para si mesmo: “Será que eu preciso usar o carro para ir até esse lugar?” Se a resposta for não e for possível ir de bicicleta ou andando, prefira deixar o carro na garagem.

Além da economia de combustível, você ainda contribui para sua saúde e bem estar com a prática de exercícios físicos.

16- Economizar combustível: saiba quanto o seu carro consome

Fazer o cálculo do combustível é importante para que você tenha uma ideia de quanto seu veículo consome em um dia comum, e assim você é capaz de perceber quando algo está errado e verificar qual problema poderia estar causando o aumento do consumo de gasolina.

ao saber quanto de combustível seu carro gasta, fica mais fácil identificar possíveis problemas no veículo
ao saber quanto de combustível seu carro gasta, fica mais fácil identificar possíveis problemas no veículo

Afinal, se você mantém a mesma rotina e faz os mesmos trajetos todos os dias, seu carro deve consumir todo dia a mesma quantidade de combustível por quilômetro rodado.

Aprenda a fazer o cálculo de combustível clicando aqui!

Viu como é fácil economizar combustível? Usando nossas dicas e mantendo seu carro sempre em bom estado com as revisões em dia, você usará sua gasolina de forma mais inteligente no dia a dia na cidade e também em viagens e passeios.

Pensando em trocar de carro nesse final de ano? As melhores opções do mercado são os veículos de leilão, em relação a custo benefício. Veja as opções disponíveis no markeplace Superbid!

Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber
Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber
O que acontece quando um imóvel não é arrematado em leilão?
O que acontece quando um imóvel não é arrematado em leilão?

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.