onde comprar pallets barato

O que considerar na escolha dos pallets?

Está precisando adquirir novos pallets, mas não sabe por onde começar? Aprender os principais fatores a se considerar na escolha dos pallets pode ser uma excelente ajuda!

Se você é empresário ou diretor do setor logístico de alguma companhia, compreender os principais pontos na escolha dos pallets é a principal arma na hora de fazer as decisões corretas e lucrativas para sua empresa. 

Aliás, você tem noção sobre quais aspectos devem ser considerados antes de adquirir novas unidades de pallets? Tentar comprar unidades de estrados sem mensurar determinados aspectos pode ter consequências desastrosas.

Neste post, você vai descobrir os principais aspectos a se considerar na escolha de pallets novos, seminovos e usados. Continue a leitura para mais!

O que considerar na escolha dos pallets? Veja os principais pontos a serem avaliados

Sejam de madeira, de metal ou de plástico, os pallets foram desenvolvidos para facilitar as principais funções de uma cadeia logística, como armazenamento, movimentação, manuseio e transporte de mercadorias e produtos. Então, é comum encontrá-los em armazéns, estoques ou depósitos.

pallets de madeira expostos ao tempo
Dependendo do local onde os pallets serão usados, a madeira pode acabar apodrecendo com a umidade.

Por isso também é tão comum sua utilização em empresas ou indústrias dos mais variados segmentos, como nos setores alimentícios, têxtil, farmacêutico, supermercado, aeroportos, entre outros. 

Contudo, não é porque você trabalha em um desses setores que vai adquirir uma unidade sem pensar muito a respeito – embora seja uma ferramenta praticamente obrigatória. Veja aqui os principais pontos a serem analisados para a escolha dos pallets:

Tamanho dos pallets

Na hora de adquirir novos pallets para o seu negócio, é fundamental entender o sistema de dimensionamento para não cair na armadilha de investir nos tamanhos errados por engano – desperdiçado assim tempo e dinheiro.

imagens de pallets empilhados
Os pallets PBR são os favoritos entre os fornecedores e indústrias brasileiras.

Por não existir um “padrão” universal para tamanho de pallets é fundamental se certificar que as dimensões estejam de acordo com o seu pedido ou com as suas intenções de uso. Por exemplo, no Reino Unido, o modelo padronizado dos pallets é de 1200 mm x 1000 mm, mas eles contam com variações de acordo com a capacidade de carga.

O mesmo vale para o mercado brasileiro, cujo pallet PBR, nosso principal e mais padronizado modelo, tem as dimensões 1000 mm X 1200 mm X 140 mm. Então, o tamanho será um grande fator a ser considerado na escolha dos pallets.

Peso das cargas

O peso de uma mercadoria a ser manuseada por um pallet é uma das principais questões a se considerar na escolha dos pallets. Seja um pallet de madeira, de plástico ou de aço, o peso dos fardos e mercadorias vai – sem trocadilhos – pesar nessa escola. 

Geralmente, se precisa carregar os fardos mais pesados, pode ser que a escolha ideal seja um pallet de aço. Contudo, tanto os pallets de madeira como os de plástico contam com opções seguras e eficientes para auxiliar todos os processos logísticos de uma companhia.

Finalidade de uso

Normalmente, indústrias e armazéns são os principais usuários e compradores de pallets. Isso porque, com essa ferramenta, por exemplo, o transporte de mercadorias vai se tornar mais eficiente, higiênico e seguro.

Pense que, essencialmente, produtos como remédios ou comestíveis precisam de muito cuidado durante o transporte e durante o seu manuseio. Com os pallets, graças às formas e tamanhos diversos, a movimentação de mercadorias torna-se fácil e proveitosa, pois, sua modelagem é pensada justamente para garantir zero danos aos produtos.

pallets de madeira no chão
Às vezes, os pallets de madeira, embora sejam bastante potentes e fundamentais para uma operação diária, podem não ser a melhor opção para o transporte, envio, carga e descarga de alguns tipos específicos de mercadorias. 

Sendo assim, é importante ter um conhecimento adequado das condições em que as suas pallets vão ser armazenados e também da sua finalidade. Eles vão ser utilizados durante viagens longas ou curtas? Serão manuseados em espaços com temperaturas quentes ou frias?

Ajudaria se você tivesse uma boa ideia de como pretende utilizar seus pallets antes de comprá-los para, dessa forma, garantir que a decisão de investimento seja a melhor possível.

Armazenamento

A finalidade e o armazenamento são similares, mas ambas devem ser consideradas individualmente antes da aquisição de pallets. Isso acontece porque a forma com que os pallets serão estocados e movimentados trata-se de um aspecto relevante na definição da escolha das unidades.

Assim como as condições climáticas e tempo de viagem, entender que a movimentação dos pallets será manual ou com máquinas, ou se os pallets ficaram em estantes porta-pallets ou no chão, é outro fator a se considerar.

Aliás, no caso do manuseio de empilhadeiras para as unidades, não se esqueça de escolher um modelo de pallet compatível com o equipamento. O mesmo também vale para o utilização de paleteiras no seu espaço. Também conhecidas como transpaletes, as paleteiras são ferramentas que facilitam a movimentação dos pallets.

Matéria-prima

Se o pallet for de madeira, é importante saber qual o seu tipo, pois isso apontará as principais características da unidade e, principalmente, sua expectativa de vida.

Árvore de pinheiro: Matéria-prima considerada uma das madeiras mais resistentes disponíveis, a madeira de eucalipto tem alto grau de resistência a umidade e a insetos.

Por exemplo, a Madeira de Pinheiro é reconhecida como a melhor opção na fabricação de pallets utilizados no transporte e armazenamento de produtos com maior peso e volume. Também considerada uma das madeiras mais resistentes disponíveis, a madeira de eucalipto tem alto grau de resistência a umidade e a insetos.

No entanto, ela é mais cara. Assim, se a intenção da sua companhia for a de economizar, optar por um modelo desse tipo talvez não seja a melhor das ideias.

Já pallets de plástico e/ou metálicos, embora sejam mais duráveis quando comparados aos pallets de madeira padrão, suportam menos peso que os de madeira (como no caso dos de plástico) e são mais propensos a manchas (como no caso dos metálicos). 

Assim, ter conhecimento quanto à matéria-prima das unidades ajudará você a obter seus pallets ideais.

Mercadoria

Por favor, também não esqueça de considerar o tipo de mercadoria que será armazenada em um pallet antes de adquiri-lo. 

Geralmente, mercadorias dos ramos alimentício e farmacêutico, por exemplo, que exigem cuidados extras para evitar contaminações prejudiciais à saúde, devem ser, preferencialmente armazenadas, em pallets de plástico, visto que podem ser laváveis e são as opções mais higiênicas. 

O que considerar na escolha dos pallets: Limpeza

Falando de limpeza, esse ponto se tornou ainda mais fundamental com o impacto do novo coronavírus. Saber a proveniência dos materiais compõem os pallets, e se as mesmas podem ser mantidas limpas, pode pesar ainda mais na escolha de pallets hoje em dia. 

manuseio de pallets
Lembrando que, além de todos os pontos na escolha dos pallets, existem também questões que devem ser atendidas quanto ao seu manuseio.

Já falamos muito dos pallets de plástico considerando o aspecto, mas existem pallets construídos com madeira engenheirada que também ajudam a atender a esse critério. Feita por meio de pallets reciclados, a fibra de madeira construída nesse modelo é essencial para matar mofo, pragas e outras bactérias. 

Além disso, existe também a presença de um aglutinante de resina para que a unidade seja considerada higienicamente limpa.

Sustentabilidade

Os movimentos de reutilização de materiais e as mudanças climáticas também passaram a impactar na fabricação dos pallets. Por isso, esse também deve ser outro ponto a se considerar antes de adquirir novas unidades. 

Curiosamente são os pallets de plástico, por oposição à madeira, que surgem como uma solução mais sustentável quando comparamos todas as opções presentes no mercado do segmento. 

Recicláveis, os pallets de plástico têm uma vida útil muito maior do que um pallet de madeira, por exemplo – podendo até ser usados até 20 vezes mais que um pallet tradicional. Eles são um investimento inicial mais caro, mas a longo prazo podem ser mais econômicos.

Além disso, o mercado também conta com pallets neutros em carbono, na qual a fabricação das unidades foi compensada por créditos de carbono.

O que considerar na escolha dos pallets: Fornecedor

Por fim, o último aspecto a se considerar na escolha dos pallets é onde obtê-los. Na maioria dos casos, por exemplo, haverá uma variedade de diferentes fornecedores de pallets em uma área, e é justamente por esse motivo que você terá que fazer alguma espécie de pesquisa.

Obter informações sobre a experiência de um fornecedor de pallets pode ser uma ótima maneira de descobrir qual é o mais adequado. O proprietário de uma empresa também poderá reservar um tempo para verificar os preços em sua área, assim, ajudando-os no melhor negócio possível.

Leia também: Dicas de Segurança que Evitam Acidentes de Trabalho Envolvendo Pallets

Escolha de pallets seminovos ou usados: o que considerar?

Para muitos gestores, os pallets reciclados podem ser os favoritos na hora de adquirir modelos para um negócio. Mas quais fatores você deve considerar ao comprar pallets reciclados? 

É preciso considerar alguns pontos importantes como: tamanho do produto, peso do produto, forma de armazenamento, matéria-prima, entre outros. 

Primeiramente, é importante informar que os principais aspectos mencionados na seção anterior também serão cruciais aqui: tamanho do produto, peso do produto, forma de armazenamento, matéria-prima, entre outros. 

No entanto, o principal ponto a se considerar durante a escolha de um pallet usado é sobre o seu estado: evite pallets que apresentem sinais claros de danos, especialmente aqueles que foram significativamente expostos às intempéries.

Os pallets que mostram indícios evidentes de desgastes são propensos a rachar facilmente, isso vai acontecer à medida que a madeira utilizada na estrutura deles vai se tornando seca e quebradiça. Na maioria dos casos, aliás, esses pallets são complicados de serem reaproveitados. 

Onde adquirir pallets?

Seja você um empresário ou simplesmente alguém em busca de comprar pallets baratos, existem inúmeras opções para quem está precisando adquirir essas unidades a preços mais em conta. Confira as principais opções para adquirir pallets no mercado:

1. Distribuidores de materiais de embalagem: É muito comum que distribuidores de materiais de embalagem contem com pallets prontos para o descarte. Isso porque o principal foco deste tipo de empreendimento não é o de confeccionar pallets, e sim de produzir e fornecer embalagens.

2. Lojas de ferramentas: Assim como os distribuidores de materiais de embalagens, lojas de ferramentas também consome pallets para o transporte, carga e descarga de mercadorias. Como é comum o descarte dos pallets por meio dos funcionários de lojas de ferramentas, tentar barganhar ou negociar com algum funcionário pode ser uma boa opção para adquirir pallets.

3. Empresas de logística ou transporte: Para se livrar do estoque – e ainda ganhar um pouco de dinheiro extra –, algumas empresas costumam abrir mão das unidades mais velhas, disponibilizando-os a preços mais em conta.

4. Classificados online: Sem dúvida alguma, a internet pode te levar a qualquer loja a qualquer momento de qualquer dia. Então, procurar online pode ser uma excelente alternativa para encontrar pallets. Sites de classificados online, como Mercado Livre e OLX, podem oferecer os produtos que você procura a um valor mais barato, justamente pelo contato direto entre o consumidor e o fornecedor.

5. Leilão online: Por fim, a melhor forma de encontrar pallets mais baratos é por meio dos leilões virtuais. Entre as principais vantagens de fazer lances pela internet, estão a possibilidade de não precisar sair de casa para comprar o item desejado, ter acesso a valores mais em conta para quaisquer os produtos, opções diversas, entre outros.

Na maioria dos leilões é possível encontrar empresas especializadas em determinados segmentos com acesso aos principais fornecedores e empresários da área escolhida.

Leia também: Paletes de Contenção para Tambores – Quando utilizar e qual é a melhor opção para você?

Falando em leilões para encontrar os melhores pallets disponíveis no mercado, a Superbid conta com uma seção exclusiva com a melhor curadoria com produtos de armazenagem para a sua companhia. Ficou curioso (a)? Confira:

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *