Ainda que tenha evoluído ao longo da história e alcançado o ambiente online, os leilões ainda são mitificados com toda pompa, luxo e artigos raros que o imaginário social pôde conceber, além dos leilões curiosos que causam burburinhos.

Claro que há ainda casas especializadas nos leilões de arte e joias, por exemplo, que mantêm o estilo elitista do arremate, entretanto, hoje é bastante acessível adquirir carros, motos, maquinário agrícola e industrial, imóveis e até mesmo experiências por meio dessa modalidade de compra.

A MaisAtivo Intermediações é pioneira no leilão online do Brasil, para onde, além da praticidade e das oportunidades oferecidas, trouxe democratização e mais transparência ao processo do leilão, com sigilo e tempo extra após o lance do último minuto.

Contudo, até chegarmos ao leilão que conhecemos hoje, foram centenas de anos de uma jornada que começou em 500 a.C. Confira marcos da história ao longo dos anos: 

  • A primeira ideia de leilão surgiu ainda em um contexto antigo e considerado absurdo atualmente: na Babilônia de 500 a.C mulheres eram disputadas por homens para casamento. Tal “negociação” acontecia por meio de leilões.
  • O filme “A Queda do Império Romano”, lançado em 1964, retrata em uma de suas cenas um dos primeiros leilões realizados: a disputa de Flávio Sulpiciano e Marco Juliano pela posição no trono imperial, em 193 d.C. Juliano ganhou pagando 50 mil sestércios (antiga moeda romana) a cada membro da guarda pretoriana.

 

https://www.youtube.com/watch?v=9XGVdbhgQc0

 

  • O leilão começa a se profissionalizar em 1556, quando surge a profissão de meirinho leiloeiro, um funcionário público responsável pelo leilão.
  • O aclamado pintor Rembrandt vai à falência e lança um dos primeiros leilões para arrecadar fundos para uso particular. O “leilão de recuperação” foi em 1656.

 

História do leilão
Após sua falência, Rembrandt levou seus bens a leilão

 

  • Em março de 1744, a casa de leilões londrina Sotheby’s estreia ao levar a arremate a biblioteca de Sir John Stanley. Após mais de 200 anos, a Sotheby’s permanece como referência mundial em leilões de luxo.

 

História do leilão
A casa de leilões Sotheby’s surge em 1744.
  • O Brasil regulamenta a profissão de leiloeiro em 1932, no governo de Getúlio Vargas.
  • Em 1999 o Superbid entra no mercado como a primeira empresa de leilões online da América Latina, democratizando o acesso e tornando a disputa ainda mais transparente.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui