IPVA RR 2024: Confira o Prazo para Pagamento e evite surpresas

Todos os donos de veículos viraram o ano já imaginando como pagar o IPVA RR 2024. Este é um imposto pago por todos que possuem automóveis em seu nome, e que deve ser quitado sempre no início do ano.

Estão disponíveis algumas maneiras para realizar esse pagamento, podendo ser à vista ou parcelado. Para não se perder, a melhor opção é acessar o site do Detran/RR e realizar a consulta. Aqui você encontrará as informações a respeito de seu débito e demais dados que possa precisar.

Ainda não sabe ao certo como funciona o pagamento do IPVA? Confira no texto abaixo os principais pontos que você deve ficar atento.

Como funciona o IPVA RR 2024

Ao contrário de anos anteriores, o IPVA no Roraima não chega mais pelos correios. Desde 2020, é preciso lembrar de pagá-lo no começo do ano respeitando as datas. Esse cuidado auxilia a evitar surpresas, como multas e apreensão do veículo.

ipva rr 2023

O IPVA RR 2024 é calculado sobre valor venal do veículo, de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). É preciso lembrar também que sua quitação é requisito obrigatório para emissão certificado de licenciamento de veículo pelo Detran/RR.

As informações continuam como antes, ligando o pagamento e a alíquota à categoria. Isso quer dizer que, para cada tipo de veículo, há uma taxa específica, mas os valores de 2021 não foram divulgados.

Pagamento do IPVA RR 2024

O proprietário do veículo possui até a data do pagamento da primeira parcela para decidir pelo parcelamento ou pagamento à vista. Se optar pela segunda opção, o contribuinte poderá ter um desconto no valor do imposto.

imposto carros roraima

Para os que preferirem parcelar o valor em três vezes, este será o dia do pagamento da primeira parcela. A partir do pagamento desta, não é possível quitar os valores de uma vez só mais.

Calendário de pagamento IPVA RR 2024

ipva rr 2023

Para saber o valor do IPVA que você precisa pagar foi realizado um cálculo para determinar cada valor correspondente a cada tipo de veículo. Cada estado possui uma forma de cobrança e pagamento, as seguintes categorias devem pagar o IPVA 2024 RR:

  • Motocicletas;
  • Carros;
  • Caminhões;
  • Ônibus;
  • Micro-ônibus;
  • Tratores;
  • Embarcações;
  • Aeronaves;

Mas não se preocupe em ficar realizando contas para determinar o valor do imposto, essa conta é feita de forma automática pelo DETRAN (Departamento de Trânsito). E chegará nas residências dos proprietários com todos os valores e datas de pagamentos respectivas.

 Como pagar o IPVA RR 2024

Para pagamento, o proprietário de veículo precisa acessar a página de consulta do Secretaria da Fazenda de Roraima na internet. No site, basta acessar o ícone de “Consultar Débitos IPVA”.

imposto carros roraima
Foto: Reprodução Site Secretaria da Fazenda RR

Na próxima página, tenha seu número RENAVAM em mãos, já que necessitará dele para fazer seu acesso. Além dele, selecione também a placa o automóvel que você irá pagar a alíquota.

ipva rr 2023
Foto: Reprodução Site Secretaria da Fazenda RR

O veículo precisa estar registrado em seu nome. Dessa forma, o processo será feito de forma simples, rápida e eficaz.

Quem está isento de pagar o IPVA em Roraima

Algumas pessoas podem não saber, mas há a possibilidade de obter a isenção do pagamento do IPVA RR 2021. É importante ressaltar, entretanto, que pode ser preciso realizar uma solicitação para algumas categorias. Uma curiosidade é que Roraima não isenta veículos antigos e ainda não possui regras específicas para PCD, ainda assim:

imposto carros roraima

· Outros Casos

Existem outras possibilidades para conseguir a isenção do IPVA. Exemplos de casos são os tratores e máquinas agrícolas. Também se encaixam aqui automóveis utilizados como táxis e motocicletas com até 160 cilindradas.

Fique atento das datas do IPVA RR 2024

calendário para pagamento de IPVA RR

Assim como qualquer outro imposto, o IPVA RR 2024 necessita ser quitado para que você fique legal perante a lei. Dessa forma, é preciso ficar atento às datas de pagamento para evitar multas e apreensão do veículo.

Gostou desse conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe abaixo seu comentário sobre o texto e nos conte!

Posts Sugeridos

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *