homem verificando o depósito

Quais são os segredos para garantir a segurança do seu armazém?

Como garantir a segurança do seu armazém sem depender de muitas alterações no seu estoque ou espaço físico? Sem dúvida alguma, tomar conhecimento de algumas práticas poderá levar seu depósito a um novo patamar!

Núcleo logístico de uma empresa, assim como também o principal ponto de entrada e saída dos produtos e mercadorias, o armazém é um dos principais centros de uma companhia. E para empresas de logística, trata-se basicamente do coração de toda a operação.

Na prática, esse espaço atua diretamente no armazenamento, reunião de produtos, mercadorias e administração dos mesmos para uso próprio, como no caso de materiais para indústria. Já para uso externo, o armazém é a parte que mantém e cuida dos produtos finais que serão vendidos por fora para outras lojas.

Sim, é um local de extrema importância. Mas mesmo com esse conhecimento sobre a grandeza de seu funcionamento, existem muitas dúvidas sobre quais as principais medidas que devem ser observadas na hora de minimizar o risco de acidentes em sua operação diária.

Isso porque proteger sua equipe e garantir o correto funcionamento do armazém devem, sem dúvida alguma, ser as principais prioridades de qualquer responsável de logística ou empresário. Nesse sentido, é fundamental garantir a segurança do armazém.

Para isso, existem muitas medidas que você pode tomar, algumas que, por exemplo, incluem a utilização das melhores ferramentas do mercado, como outras estratégias de segurança logística.

Neste post, vamos mostrar quais são os segredos para garantir a segurança do seu armazém, as medidas mais básicas e fazer com que você compreenda sobre a importância de garantir o melhor espaço para suas mercadorias e funcionários. Ficou interessado (a)? Basta continuar a leitura para saber mais!

O armazém seguro: Por que é importante garantir a segurança do seu armazém?

Sem dúvida, o principal fator para o bom funcionamento de um armazém é a segurança das instalações.

garantir a segurança do seu armazém
Quando se falam sobre segurança no seu armazém, não estamos falando somente sobre as medidas para previnir que não roubem os itens de depósito, mas de medidas de controle das mercadorias e condições salubres aos funcionários

Mas, acima de tudo, das pessoas que habitam por aquele espaço. Por isso, é extremamente importante evitar riscos aos funcionários, assim como interrupções no serviço ou danos às mercadorias.

Mas o que se configura um armazém seguro? De forma simples, um armazém seguro é aquele que segue um conjunto de recomendações e medidas para assegurar o ótimo estado dos componentes funcionais e que seja um local propício para o trabalho dos profissionais e seguro para o mantimento das mercadorias.

A forma de manter um armazém seguro se dá a partir da implementação de algumas medidas que busquem maximizar o rendimento dos colaboradores, proteger tudo – e a todos – e tentar assegurar uma operação mais eficiente, fatores que, somados, podem até mesmo contribuir positivamente para os rendimentos financeiros da companhia.

garantir a segurança do seu armazém: funcionários logística
A melhor forma de garantir a segurança do seu armazém é por meio da prevenção e do treinamento dos colaboradores

E é por diversos motivos que proteger a equipe e garantir o funcionamento adequado de um armazém devem estar entre as prioridades dos gestores da cadeia logística ou de empreendedores. 

Leia também: Cuidados no Transporte de Pallets para não causar acidentes e avarias

As principais medidas para garantir a segurança do seu armazém

Agora que você já entendeu o papel por trás da importância de garantir a segurança do seu armazém, é comum ter bastante dúvida sobre o que pode fazer a respeito. Não concorda?

funcionários de uma empresa de logística
Mesmo que um armazém siga todas as normas de segurança, os operadores e colaboradores devem estar devidamente treinados e capacitados, sempre com o objetivo de garantir sua integridade física. Isso, claro, somado ao uso dos EPIs

Pois, bem, para iniciar o processo de garantir a máxima proteção e minimizar os principais riscos disponíveis, os pontos que devem ser considerados são referentes a treinamentos, prevenção, responsabilidade, manutenção e, por fim, inspeção técnica.

Dito isso, listamos a seguir alguns dos principais pontos para tornar o local de armazenamento do seu empreendimento mais seguro; confira:

Garantir a segurança do seu armazém: treinamento dos colaboradores

O primeiro passo para garantir a segurança do seu armazém é com o treinamento dos colaboradores. 

Isso porque motivar e envolver os membros de um time a trabalhar na direção certa, seja nas operações diárias, como também na gestão de segurança e saúde do negócio, deve estar no core dos objetivos de uma empresa.

garantir a segurança do seu armazém: depósito com pallets
Para garantir a não ociosidade de máquinas, o melhor a se fazer é implantar corretamente um plano de manutenção que esteja em conformidade à vida útil do equipamento

Assim, investir no treinamento dos funcionários e na sua qualificação é um dos principais pontos para garantir a segurança do seu armazém. 

Formas que podem atuar nesse sentido são o oferecimento de palestras, cursos, disponibilização de materiais de segurança de todos os produtos e ferramentas disponíveis no armazém, entre outros pontos. 

Além disso, também é importante aplicar treinamentos sobre o uso dos recursos logísticos e de todos os equipamentos relacionados para a movimentação e o empilhamento dos pallets.

Inspeção técnica e prevenção

Esses dois itens podem até andar juntos, mas devem permanecer igualmente aplicados para a maior segurança de um armazém.

A melhor forma de garantir a segurança do seu armazém é por meio da prevenção. Para isso, será importante realizar uma avaliação periódicas para identificar quais são os principais riscos para os seus produtos e para os trabalhadores em determinado espaço. 

A forma de se fazer isso é observar cinco passos:

  • Identificação dos riscos e dos trabalhadores expostos;
  • Avaliação dos riscos e atribuição de prioridades a eles;
  • Planejamento das medidas preventivas necessárias;
  • Adesão das medidas;
  • Acompanhamento e revisão. 

Por fim, como uma forma de prevenção, será fundamental realizar uma inspeção técnica do seu armazém na qual todos os itens e processos devam ser analisados e ver se todos estão seguindo conforme o planejado.

Utilização dos melhores recursos

Pode confessar: Os processos logísticos podem ser muito complicados. Para piorar, eles podem ser até perigosos caso não sigam as diretrizes de segurança corretas ou sem a utilização dos melhores recursos. 

garantir a segurança do seu armazém: capacete de segurança
Maquinários requerem manutenções diferenciadas, seja de rotina, emergencial ou preventiva: máquinas em bom estado garantem segurança ao colaborador que irá operá-la

Por isso, uma das principais medidas a serem tomadas para garantir a segurança do seu armazém é avaliar se a melhor opção é a compra ou o aluguel dos recursos disponíveis no mercado.

Por exemplo, os pallets de plástico estão cada vez mais procurados por conta do grau de resistência e por questões higiênicas, além de, caro, oferecer mais praticidade nas operações logísticas. 

Além disso, eles também tornam as operações mais seguras, não somente para os produtos, mas também para quem estiver os manuseando ou movimentando a carga paletizada.

Contudo, mesmo dentro dessas estruturas, há uma variedade de modelos, cada qual com variadas especificações, como tamanho, peso, capacidade de carga máxima, entre outros. Assim, cada um dos modelos disponíveis no mercado é indicado para um uso específico.

Outros recursos logísticos que podem ser utilizados no dia a dia, como racks metálicos, paleteiras, gaiolas aramadas, porta-pallets, cantoneiras de papelão, entre outras ferramentas.

Substituição dos componentes danificados

Uma vez que todas essas orientações forem aplicadas, chegou o momento de, enfim, atuar na substituição dos produtos e falhas no espaço físico – e entre os colaboradores.

operário segurança
Outra maneira de manter a segurança do seu armazém é com a realização da limpeza e da dedetização com o objetivo de exterminar os focos de proliferação de pragas no local

Caso haja a identificação de alguma peça danificada, como um pallet de plástico ou um rack metálico, é importante descartá-lo de maneira correta para, então, substituí-lo. 

O mesmo pode ser aplicado para a gestão dos seus colaboradores: tente consertá-lo até perceber que não há o que pode ser alterado. 

Leia também: Tudo sobre paletização – porque ela é uma ótima opção para sua empresa

Como você pode ter visto, a melhor forma de garantir a segurança do seu armazém é por meio dos melhores recursos disponíveis no mercado. E quando falamos no segmento logístico, isso significa contar com os melhores pallets, racks, estantes, empilhadeiras, paleteiras e outros.

A Superbid conta com uma seção dedicada para produtos de armazenagem que vão levar o seu depósito, ou o segmento logístico da sua companhia, a um novo patamar. E o melhor de tudo é saber que existe a possibilidade de contar com os melhores produtos e com os melhores preços do mercado. Conheça:

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Indústria 5.0: A Nova Era da Colaboração Homem-Máquina no Mundo Produtivo
Indústria 5.0: A Nova Era da Colaboração Homem-Máquina no Mundo Produtivo
Qual a renda mínima para financiar um imóvel de 120 mil?
Qual a renda mínima para financiar um imóvel de 120 mil?

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *