Superbid Exchange reafirma foco no setor rural e anuncia aquisição da plataforma Canal do Campo

A Superbid Exchange, maior plataforma da América Latina em transações de bens de capital, anuncia a aquisição da startup mineira Canal do Campo, especializada no fornecimento de soluções transacionais para a cadeia da pecuária brasileira. A transação é mais um passo no movimento de consolidação do Grupo Superbid, que assume a dianteira ao oferecer soluções inovadoras e ampliando o alcance, melhorando a eficiência das vendas e transformando as relações comerciais entre criadores, leiloeiras, assessores, sindicatos e associações.

O Canal do Campo foi criado em 2015, em Uberaba-MG, para oferecer soluções à cadeia produtiva da pecuária, ampliar as conexões e gerar novos negócios através compra e venda nos leilões e shoppings. Revolucionou o mercado ao lançar uma solução multiplataforma que mitiga o delay e melhora a sincronização da transmissão dos leilões realizados na TV com o mundo digital, ampliando o alcance dos eventos. Além de oferecer a solução para o público comprador, criou o “Pega Lance”, uma ferramenta para criadores, leiloeiras e assessores fazerem a gestão dos eventos e a administração das vendas. Com a Pega Lance, as leiloeiras organizam os pregões com eficiência e controle em todos os processos do cadastro à formalização de contratos e a publicação das ofertas no Canal do Campo.

Desde a sua fundação a plataforma do Canal do Campo já realizou mais de 700 eventos, chegando a ter 3 milhões de visualizações. A startup mineira foi responsável por captar mais de 570 mil lances, através da sua mesa operadora interativa, tornando mais ágil e eficiente esse trabalho para diversas leiloeiras e assessorias que já usaram essa solução para venda de gado, sêmen e embriões.

De acordo com Rodrigo Santoro, CEO e fundador da Superbid Exchange,  a aquisição pelo Superbid complementa o portfólio de soluções do Grupo para o segmento rural, onde a empresa já tem importante presença com a venda de equipamentos, implementos e peças. Além disso,  impulsiona ainda mais o crescimento do Canal do Campo, na medida em que permitirá a integração das soluções feitas sob medida para o segmento rural ao ecossistema de negócios do Grupo, com base na plataforma tecnológica transacional, nos serviços de valor agregado e na facilitação de soluções financeiras. 

Para ele, o portfólio complementar das empresas possibilita sinergias operacionais significativas e transformações que trazem benefícios para toda a cadeia.

Com mais de 15 anos de experiência e imersão no segmento, o fundador do Canal do Campo, Leonardo Mio, passa a ser o principal executivo da Superbid Exchange no mundo rural. Para ele,  as sinergias entre os negócios e a aceleração do investimento em inovação são fatores essenciais para o crescimento do negócio.

Segundo o executivo, acesso simplificado a canais digitais, foco na experiência dos usuários pecuaristas e melhores ferramentas de gestão para as empresas leiloeiras são os principais fatores de diferenciação e sucesso no mercado da pecuária brasileira. Léo Mio, como é conhecido pelas pessoas do meio, reforça que a expectativa de atuação das empresas integradas é grande e o potencial de crescimento com a unificação das operações fará com que o Canal do Campo possa oferecer a melhor experiência, trazendo benefícios de geração de negócios no ecossistema da pecuária.

Transações online caminham para superar participações presenciais

O bilionário mercado da pecuária, que em 2021 teve participação em 27,4% do PIB brasileiro, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), tem muito a ser explorado. Com um rebanho de 224,6 milhões de cabeças, segundo dados de 2021, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os pregões da modalidade ainda têm raízes fortes no modelo presencial de leilões, em que cada lote é disputado lance a lance diante do olhar atento do leiloeiro. Mas a pandemia mostrou que o negócio tem grande aderência no modelo remoto, e os leilões de animais de raça estão se transformando e migrando rapidamente para ambientes online..

Léo Mio comenta que “Transformações como essas trouxeram para o mercado um grande benefício aos que compram ou vendem gado. Com o investimento tecnológico, os animais não precisam mais serem submetidos a longas viagens ou serem exibidos no piquete, que não apenas elevam os custos para o vendedor, mas também causam estresse ao animal. A tecnologia ainda permite ao comprador conhecer em detalhe os lotes que estarão disponíveis para arremate e realizar lances previamente. A praticidade, a comodidade e a segurança nas transações só agregam nesses eventos. Além disso, não basta apenas a transmissão de leilões por canais, é preciso oferecer ferramentas de atendimento ao cliente em larga escala, para reduzir a chance de perda de negócios. É nesse ponto que o Pega Lance resolve as dores do mercado, que às vezes nem são enxergadas”.

Além da praticidade e redução de custos para empresas leiloeiras e pecuaristas, Mio destaca que os eventos de venda direta e leilões no ambiente digital ganharam aceitação pela facilidade de acesso e segurança nas modalidades de pagamento.

O Canal do Campo manterá sua sede em Uberaba-MG, local escolhido estrategicamente na fundação da empresa, pois fica próximo das associações de criadores e de grandes eventos do segmento realizados na cidade, conhecida como a “capital do Zebu”.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *