funcionários de logística em um galpão

Dicas para aumentar a produtividade no seu estoque

Você sabia que aumentar a produtividade no seu estoque pode ser a grande oportunidade que você e a sua equipe está perdendo para fazer a companhia crescer mais?

Uma atividade altamente imprescindível para garantir que sua indústria, ou empresa, continue andando sobre os trilhos é a gestão do estoque. Especialmente para quem atua no setor logístico.

Afinal de contas, é essa atividade que vai garantir o controle de toda a operação diária, verificar as saídas e entradas do estoque, identificar quais processos estão funcionando, o que pode ser feito para melhorar na curva de crescimento, entre outros detalhes. 

Contudo, um desafio que todo gestor ou diretor logístico tem completa ciência é que encontrar maneiras de aumentar a produtividade é bastante complicado. 

Especialmente se esse aumento precisar ser feito sem aumentar os custos de maneira excessiva, até porque muitos setores estarão diretamente envolvidos nessa transformação em busca de mais produtividade: distribuição, movimentação, transporte e armazenamento de mercadorias. 

Neste post, você vai aprender tudo sobre como aumentar a produtividade no seu estoque e também como a gestão da área poderá ser bastante efetiva para o auxílio do seu negócio. Continue a leitura para saber mais!

O que é a gestão de estoque e como isso pode aumentar a produtividade do seu?

Talvez o principal conceito que deve ser entendido para aumentar a produtividade do estoque é compreender como a gestão correta desse espaço poderá ajudá-lo a alcançar seus objetivos. 

De maneira bem simples, produtividade é, essencialmente, a capacidade de conseguir produzir o máximo possível extraindo o mínimo de recursos.

funcionários de logística em um galpão
Um dos aspectos mais importantes para aumentar a produtividade no seu estoque é garantir que todos os colaboradores estejam por dentro dos objetivos da companhia como um todo e cientes da execução correta de suas funções

Para quem atua no segmento logístico, o que será primordial entender aqui é a capacidade de garantir que a distribuição e o armazenamento das mercadorias seja realizada da melhor maneira.

A única forma de fazer isso é estar com todos os aspectos da sua operação devidamente sob controle: isso significa contar com as melhores ferramentas, fazer com que sua equipe entenda sobre os processos, contar com as melhores tecnologias e ter o espaço mais organizado para a execução das atividades.

A seguir, você vai conhecer as sete melhores dicas para aumentar a produtividade no seu estoque.

Leia também: 7 dicas para eliminar o estoque parado e não sair no prejuízo com os produtos sem giro

As 7 melhores dicas para aumentar a produtividade no seu estoque

Nos dias de hoje, os processos de estocagem e armazenagem de mercadorias e produtos podem ser baseados em algumas metodologias e diversas estratégias. E embora alguns processos possam diferir entre si, todos eles procuram, essencialmente, unir práticas de gestão com o auxílio de ferramentas específicas.

Aqui, você vai descobrir algumas dicas de sucesso para o aumento da produtividade no seu estoque e para estabelecer uma cultura de gestão com qualidade. Confira:

7. Automatize os processos básicos

É de praxe um trabalho de gestão de estoques envolver a execução de muitas atividades manuais. Contudo, existem maneiras de otimizar e agilizar esses processos por meio de apoio tecnológico, que conferem segurança nas etapas de trabalho e diligências, como também auxiliam na economia de esforços dos colaboradores, tempo e, consequentemente, dinheiro.

imagem de um estoque organizado com pallets
Certifique-se de todos os colaboradores do setor estejam a par das mudanças e otimizações a serem implementadas

Pensando nisso, é possível adotar algum sistema de gestão que automatize atividades de organização do estoque ou de rotina de controle. Aliás, hoje em dia, existem diversos aplicativos, softwares e programas que conseguem se integrar a outros setores de uma companhia, garantindo a atualização para potencializar a força de trabalho interna.

6. Desenvolva processos padronizados

Rotinas e processos existem por um belo motivo: elas funcionam. Ambas ajudam a garantir que todas as etapas de uma operação logística sejam, de fato, seguidas.

Assim, será possível detectar falhas de antemão, contornar a situação rapidamente e impedir que outros problemas envolvendo a distribuição dos produtos e mercados aconteçam novamente.

homem no computador em um depósito logístico
A padronização envolve algumas ações com intuito de estruturar, organizar e documentar os processos em uma empresa

E o melhor: eles vão garantir que todos os colaboradores estejam em sintonia quanto ao status das atividades. Dessa maneira, evitando que práticas ou atividades dos setores responsáveis sejam perdidos. Tudo isso será capaz de aumentar a segurança, além de garantir que as etapas sejam seguidas da melhor maneira possível.

5. Treine seus colaboradores 

Uma coisa é certa: de nada vai adiantar implantar as melhores técnicas e os softwares mais procurados se seu time de colaboradores não vai executar as atividades corretamente ou se não estão devidamente treinados.

funcionários de uma empresa logística
Seus colaboradores precisam entender como as novas normas dos setores vão afetar a companhia como um todo

O investimento no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é uma das etapas mais essenciais para aumentar a produtividade no seu estoque. Isso porque, em algumas empresas, por exemplo, é comum ver colaboradores atuando em diferentes funções ao mesmo tempo. 

Embora esse fluxo ajude nos momentos de pressa, os gestores devem limitar a atuação de cada colaborador em funções específicas.

Além disso, desenvolver pessoas e ter a oportunidade de criar líderes são ações mais que necessárias para aumentar a produtividade no seu estoque. Afinal, são os funcionários que garantem que todas as etapas comecem e terminem. Se eles estão cometendo falhas por falta de treinamento, isso vai se refletir em sua totalidade na companhia.

4. Atualize dados com frequência

É bastante comum que gestores de suas áreas não realizem o registro das movimentações dos produtos do estoque no momento adequado, consequentemente, deixando informações de lado, ignorando o status da operação.

dados
As principais informações sobre os setores de uma companhia devem estar frequentemente atualizados e, se possível, com fácil acesso para todos os colaboradores

Essa é uma perigosa atitude que contribui para o aumento do extravio de itens e mercadorias, como também representa uma péssima gestão do estoque. 

A melhor maneira de evitar isso é controlando a saída e a entrada de produtos, prestando atenção no fluxo contínuo e diário das mercadorias. Somente assim que uma avaliação completa do fluxo de estoque será garantido por todas as pessoas envolvidas. 

Atualizar esses dados também vai permitir que informações não sejam perdidas, a identificação de problemas, entre outros. Sem contar que manter esses dados atualizados vai evitar retrabalhos na checagem de estoque, por exemplo, além de garantir a integridade das atividades naquele determinado setor.

3. Registre inventários periodicamente

Uma vez que a entrada e a saída de produtos esteja em dia, será possível que seu time monte um inventário com todos os produtos do estoque.

O inventário será um valioso documento para confirmar informações em relação ao controle da armazenagem, visto que contém a listagem completa de todos os produtos e mercadorias no estoque.

inventário
O inventário é uma medida de segurança para todas as empresas, especialmente aquelas que armazenam muitas quantidades de produtos e mercadorias

Também com o acompanhamento dos detalhes do inventário, será possível definir a quantia exata de produtos a serem adquiridos com fornecedores, por exemplo, além de prevenir a perda de mercadorias de volumes que estão paradas.

Registrar essas informações vão garantir a segurança dos itens, como também auxiliar no alinhamento entre o estoque físico e as informações do sistema.

Com ele, será possível identificar quais mercadorias estão disponíveis, a quantidade de cada um, identificar possíveis falhas no armazenamento, entre outros pontos. Sem contar que se trata de uma atividade obrigatória e exigida pelo setor contábil da companhia.

2. Aprimore o layout e otimize o espaço de armazenamento 

Geralmente, em um ambiente de estocagem, é importante manter um fluxo harmônico de trabalho. E a única forma de se obter isso é por meio de um planejamento adequado envolvendo todas as áreas relacionadas.

Em um local com muita movimentação, a presença de espaços pequenos e corredores pouco bem posicionados será o suficiente para comprometer o ritmo de trabalho das equipes. 

depósito com unidades de pallets de madeira
O layout do seu espaço de trabalho deve priorizar a circulação de pessoas e o acesso rápido e fácil às principais ferramentas de trabalho

Se a intenção da empreitada é a de aumentar a produtividade no seu estoque, é importante tentar trabalhar em um espaço projetado para isso. Um local que valorize cada centímetro da sala de estocagem, por exemplo.

Se o seu ambiente não está propício para isso, uma ótima alternativa é a de modificar a distribuição das mercadorias, produtos e estruturas até encontrar uma composição que transforme e otimize o ambiente.

Por isso, não tenha medo de testar as possibilidades. No entanto, certifique-se de que a segurança das mercadorias permaneça intacta e que o acesso aos produtos e espaços esteja sem obstáculos.

1. Utilize as melhores ferramentas nos momentos certos 

Em alguns setores de uma companhia logística, o uso de certos equipamentos e ferramentas é inerente à realização do trabalho planejado por determinado time.

imagem de uma empilhadeira carregando carga em pallets
As empilhadeiras estão entre as principais ferramentas de uma empresa de logística

Por exemplo, considerando o principal setor responsável pelo transporte, armazenamento e manuseio de mercadorias, é comum que ferramentas como escadas, estantes, racks metálicos, pallets de madeira, metal ou plástico, ou empilhadeiras sejam as principais – e mais fundamentais – ferramentas de trabalho para a equipe inteira. 

Assim, é extremamente importante que eles estejam em ótimas condições, atualizados, com todas as manutenções preventivas em dias, ao alcance dos colaboradores responsáveis e sob controle.

Leia também: O que são e para que servem os pallets de plástico reciclado?

Aumentar a produtividade no seu estoque vai exigir, na maior parte, que você atualize suas principais ferramentas de trabalho. Se você opera uma empresa do setor de logística, saiba que a Superbid conta com os melhores produtos de armazenagem do mercado. Conheça nossa seção exclusiva e se impressione com os preços:

Produtos de Armazenagem com Ótimos Preços

A armazenagem é uma parte crucial das operações de qualquer empresa, pois permite que os produtos e materiais sejam armazenados de maneira organizada e segura.

Estoque de produtos em pallets

Uma boa armazenagem pode ajudar a maximizar a eficiência da empresa, pois facilita o acesso aos itens armazenados e evita atrasos ou perdas devido a falta de organização. Além disso, a armazenagem adequada pode ajudar a proteger os produtos e materiais da empresa de danos, garantindo que eles cheguem aos clientes em ótimas condições.

Encontre diversos produtos para melhorar a armazenagem na sua empresa com ótimos preços na Superbid Leilão.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *