Pátio de veículos em busca e apreensão

Como saber se o veículo está em busca e apreensão?

Existem diversos cuidados que são necessários na hora de comprar um veículo online, um deles é saber se o veículo está em busca e apreensão. Além disso, é preciso fazer uma vistoria na lataria e mecânica para saber se não existe nenhuma outra irregularidade no automóvel antes de finalizar a compra.

Porém, como saber se o veículo está ou não em busca e apreensão? É isso que vamos falar no decorrer do conteúdo. Essa é uma forma de ter mais segurança quando se compra o veículo pela internet, saber a procedência dele é um dos pontos fundamentais para fazer uma boa escolha.

Continue a leitura do conteúdo e entenda tudo sobre o assunto!

O que é a busca e apreensão de veículos?

A busca e apreensão de veículos é uma medida de recuperação do bem em favor de instituições financeiras como bancos, financiadoras ou provedoras de crédito. O  pedido pode ser feito quando o automóvel possui contrato de alienação fiduciária ou arrendamento mercantil.

Um veículo guinchado por busca e apreensão pode trazer sérios prejuízos ao motorista.

Em ambos os casos, é necessário constar no contrato uma cláusula que informe que, em caso de inadimplência, isto é, atraso nos pagamentos, o veículo financiado ou alienado será apreendido e devolvido para o banco ou financeira para cobrir os prejuízos.

De qualquer modo, é necessário que o banco ou financeira entre com ação na justiça e que a decisão do juiz seja pelo deferimento. Com isso em mente, podemos entender que o processo de busca e apreensão se aplica em diferentes casos, mas vamos explicá-los um a um para que fique mais fácil o entendimento.

Veículo alienado

Quando falamos em veículo alienado, é quando este bem é oferecido pelo proprietário como garantia para obtenção de empréstimo, financiamento ou similar. Fintechs, bancos e financeiras que oferecem essa modalidade de crédito costumam cobrar taxas e juros menores por ter essa garantia extra.

Nesse caso, o automóvel está alienado, constando como garantia, até a quitação completa das parcelas. 

Essa garantia costuma diminuir o risco de inadimplência para as instituições financeiras, porém, como falamos no início, a pandemia parece ter provocado aumento na inadimplência pela diminuição na renda da população.

Veículo com parcelas em atraso

A busca e apreensão de veículos também pode ocorrer no caso de um automóvel financiado estar com o pagamento atrasado. Muitas pessoas acreditam que o pedido de busca e apreensão nesse caso só ocorre depois de 3 parcelas atrasadas, mas não é bem assim.

Comprar um veículo que está em busca e apreensão pode não ser uma boa ideia. Preste atenção nesse detalhe.

Na prática, o que vale são as cláusulas do contrato, que podem ou não indicar um número máximo de parcelas em atraso. O que costuma acontecer é o banco mudar a tratativa superada a marca de 90 dias. Antes disso, é mais fácil renegociar o contrato do que proceder para uma ação judicial, que pode causar ainda mais danos.

É possível comprar e vender carro em busca e apreensão?

Verificar se o carro está em estado de busca e apreensão deferida é importante quando se está avaliando adquirir um carro usado. Isso porque realizar a transferência de veículo com dívida em aberto pode causar muito prejuízo e dor de cabeça ao comprador.

No entanto, há meios legais para quem quer comprar ou vender um carro alienado ou com financiamento em aberto. 

Uma forma de fazer a venda de um veículo que está alienado é a finalização do contrato, onde o novo proprietário assume as parcelas restantes. Além disso, uma outra forma é o dono atual antecipar as parcelas e quitar a dívida do veículo antes de fazer a transferência para o novo dono.

Como saber se o veículo está com busca e apreensão?

De modo geral, saber como verificar se o veículo tem pedido de busca e apreensão é essencial para evitar golpes na hora de comprar um carro usado. 

Portanto, a consulta pelo histórico do veículo irá indicar, por exemplo, se o carro tem algumas restrições como roubo, se está alienado ou financiado. Assim como garantir que não existem multas em aberto, a verificação sobre busca e apreensão de veículos é muito importante para não cair numa cilada em relação à legislação de trânsito.

Geralmente é bem simples verificar se o veículo está alienado ou com pedido de busca e apreensão. Para isso, é necessário contar com o número da placa e do RENAVAM. Com esses dados em mãos, acesse o site do DETRAN do Estado de registro do automóvel.

Os veículos em busca e apreensão geralmente vão para os pátios da policia e quanto mais tempo ele fica lá, mais você tem que pagar pelas diárias.

No ambiente virtual, procure a opção “veículos”, depois vá em “débitos, restrições e vistorias” e por fim em “Veículo de terceiros – débitos, restrições e vistorias”. Na página seguinte, clique em “débitos, restrições e vistorias” e você será direcionado a uma página onde poderá inserir os dados do veículo.

O sistema então indicará a existência de restrições que tornam a venda do veículo mais difícil ou mesmo impedem tal transação.

Como reverter um pedido de alienação de veículo?

Agora que sabemos como verificar se o veículo tem busca e apreensão, vale destacar que é possível reverter essa decisão. De modo geral, o devedor tem que entrar em consenso com o credor para definir um melhor modelo de quitação, que pode ser a devolução do veículo.

Além de quitar o contrato, é possível pedir a renegociação das parcelas em atraso e demais custos. Entrando em acordo, o bem poderá ser devolvido pelo credor para que se retome o contrato nos novos moldes.

Se está pensando em trocar de veículo, mas está inseguro em fazer uma compra pela internet, a melhor opção são os veículos de leilão. Além de um preço abaixo da tabela Fipe, você pode conferir toda a procedência do carro leiloado antes de arrematar. Confira os lotes em aberto no leilão Superbid!

Meio ambiente – Bota pra Circular
Meio ambiente – Bota pra Circular
Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber
Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.