CRLV atrasado: qual o valor da multa?

De fato, estar com o CRLV atrasado, não é uma notícia boa para receber. Dirigir com o documento do veículo fora do prazo de validade pode render uma multa gravíssima ao motorista, fazendo com que ele prejudique a carteira de habilitação com alguns pontos que poderiam ser resolvidos apenas pagando o documento atrasado.

Mas é fácil para regularizar a situação, basta fazer o pagamento de todos os débitos pendentes do veículo e realizar o licenciamento do ano vigente. Porém, o valor dessa multa pode ser um pouco salgado e vamos falar sobre isso no decorrer do texto.

Continue a leitura do conteúdo para entender a importância de andar com o CRLV do veículo sempre em dia.

O que acontece com CRLV atrasado?

Se o seu CRLV esteja atrasado significa que o licenciamento anual do seu veículo também está vencido. Além do mais, com o licenciamento vencido, você não consegue atualizar o documento do veículo e fica sujeito às seguintes penalidades:

  • Multa de R$293,47;
  • 7 pontos na CNH;
  • Apreensão do veículo;
  • Juros sobre o valor do licenciamento atrasado;
  • Em caso de mais de 60 dias de atraso no licenciamento, inscrição na dívida ativa.

De acordo com o art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir um veículo que não esteja regularizado e devidamente licenciado rende multa gravíssima, pontos na CNH e apreensão do veículo. 

Andar com o CRLV atrasado pode ser prejudicial tanto para a carteira de motorista, pois leva pontos, quanto para o bolso, pois o valor é bem salgado. É bom estar atento.

Além disso, como o pagamento do licenciamento não foi realizado, a taxa fica sujeita a juros diários de 0,33% por dia de atraso até o limite de 20%. Após 60 dias de atraso, o proprietário pode ter o nome inscrito na dívida ativa. Entenda melhor em nosso post completo sobre multa de licenciamento.

Qual o valor da multa por CRLV atrasado?

O valor da multa por CRLV atrasado é de R$293,47 de acordo com o inciso V do art. 230 do CTB. Além disso, o motorista leva 7 pontos que são adicionados à carteira de habilitação do proprietário do veículo. 

É importante dizer que o valor não se difere para carros que estejam com o documento mais atrasado do que outros. Ou seja, a multa é a mesma independente do período de tempo que o documento está atrasado.

Posso andar com CRLV vencido?

Não pode. O licenciamento vencido e o CRLV atrasado não têm tolerância de validade. Após o vencimento do documento, o carro fica proibido de andar e pode acarretar severas consequências caso seja pego em blitz.

Vale dizer que a renovação do documento deve acontecer o quanto antes, visto que a partir da data de vencimento se inicia a contagem de juros por atraso.

Em 2022, o IPVA estará mais caro do que o normal por conta da valorização dos carros usados no Brasil. Veja o vencimento do IPVA 2022 no seu estado e descubra a melhor maneira de quitar o imposto.

Como saber se o CRLV está atrasado?

Para descobrir se o seu CRLV está atrasado, basta acessar o site do Detran do seu estado e conferir se o licenciamento anual do seu veículo está regularizado. 

Caso esteja tudo certo, você pode fazer a emissão do documento de maneira digital. Com isso, você pode ter ele sempre em mãos caso haja alguma emergência, na carteira digital ou pelo próprio site do Detran e Denatran.

É simples saber quando está com o CRLV atrasado ou não, basta prestar atenção para não andar com ele irregular. Mas, se o seu veículo está tudo certo, porém, você quer trocar, uma ótima escolha são os carros de leilão.

Fique atento para não andar com o CRLV atrasado e acabar se prejudicando. Se programe para fazer os pagamentos devidos de maneira correta.

No marketplace da Superbid você encontra diversas oportunidades em aberto com valores de carro abaixo da tabela Fipe. Ou seja, o seu carro novo pode estar mais próximo do que você imagina!


Outra forma de conferir todas as oportunidades em aberto é através do blog Superbid. Semanalmente, atualizamos os leilões em aberto e você fica sabendo em primeira mão. Clique aqui e saiba mais!

House Flipping: nova tendência de mercado de imóveis
House Flipping: nova tendência de mercado de imóveis
Meio ambiente – Bota pra Circular
Meio ambiente – Bota pra Circular

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.