Como calcular IPVA 2022

Como calcular IPVA 2022?

Com o final do ano se aproximando, as pessoas já começam a pensar em algumas contas que podem ser pagas com o dinheiro extra que entra com o décimo terceiro salário. Calcular o IPVA 2022 para o próximo ano é uma dessas contas que entram na lista das pessoas que possuem veículo.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou simplesmente IPVA, é uma dívida que já chega assim que vira o ano, em janeiro. Esse é um tributo cobrado anualmente para os donos de carros, motos, caminhões e demais veículos automotores que são registrados, até mesmo os tratores.

Para evitar surpresas, neste conteúdo você aprende a calcular o IPVA de 2022 para começar o ano com as contas organizadas. Continue a leitura para saber mais!

O que é o IPVA?

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), como o nome diz, é pago somente para quem tem um veículo. 

O valor cobrado é direcionado à Secretaria de Fazenda do respectivo estado que, então, o divide da seguinte forma: 40% para o governo estadual, 40% para o municipal e os 20% restantes para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

A cobrança do IPVA é baseada no valor total do veículo, calculado segundo a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), com base no mês de setembro do ano anterior.

Documento e chave do veículo em cima de uma mesa, simbolizando a virada do ano e com ele a regularização de IPVA, DUT, entre outros documentos.

Ou seja, os valores usados no IPVA 2022 foram definidos a partir do valor do veículo em setembro.

No caso do estado de São Paulo, todos os carros de passeio pagam 4% de IPVA e precisam fazê-lo por 20 anos antes de serem isentos. 

As exceções para veículos de uso pessoal são os que usam exclusivamente etanol como combustível ou foram adaptados para utilizar gás natural veicular. Nesse caso, a alíquota é de 3%. Carros flex também pagam 4%.

Como calcular IPVA 2022?

A alíquota é uma porcentagem estipulada por cada Estado, que também pode variar de acordo com o tipo de combustível e categoria do veículo. Para que esse valor fique mais claro, trouxemos uma tabela com a alíquota de cada estado:

Alíquota IPVA dos Estados – 2022
EstadosAlíquota
São Paulo4,00%
Rio de Janeiro4,00%
Minas Gerais4,00%
Goiás3,75%
Distrito Federal3,50%
Mato Grosso do Sul3,50%
Paraná3,50%
Alagoas3,00%
Amazonas3,00%
Amapá3,00%
Pernambuco3,00%
Rio Grande do Norte3,00%
Rio Grande do Sul3,00%
Roraima3,00%
Bahia2,50%
Ceará2,50%
Maranhão2,50%
Pará2,50%
Paraíba2,50%
Piauí2,50%
Sergipe2,50%
Acre2,00%
Espírito Santo2,00%
Mato Grosso2,00%
Rondônia2,00%
Santa Catarina2,00%
Tocantins2,00%

Sabendo o valor da alíquota em seu estado, o próximo passo é entender como ela pode mudar em relação aos veículos. Trouxemos um exemplo de valores remanescentes do estado de São Paulo, mas você pode consultar no site da Secretaria da Fazenda para saber os valores exatos de seu estado.

TABELA DE ALÍQUOTAS DO IPVA SP – TIPOS DE VEÍCULO
Tipo de veículoAlíquota
Veículos de carga, tipo caminhão1,50%
Ônibus e micro-ônibus2,00%
Caminhonetes cabine simples (capacidade até 3 passageiros)2,00%
Motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos2,00%
Veículos movidos a álcool, gás natural veicular (GNV) ou eletricidade, exclusivamente ou combinados3,00%
Veículos não incluídos nas linhas acima4,00%

Após consultar a tabela e ver em qual o seu veículo se encaixa, você precisa entrar na tabela FIPE para conferir o valor real do carro e começar os cálculos.

A conta para calcular o IPVA é bem simples: Valor do veículo x Alíquota

Supondo que o valor médio do seu veículo seja R$40.000,00 e a alíquota adotada para carros movidos a gasolina no seu Estado seja 4%, o valor do IPVA 2022 a ser pago será de R$1.600,00. Dessa forma, você consegue calcular qual será o valor e garantir uma base do IPVA 2022.

Além disso, se você está pensando em trocar de veículo ainda no ano de 2021, que tal dar uma olhada nos leilões de carro disponíveis no Superbid? Garantimos o melhor preço do mercado com veículos abaixo da tabela FIPE.

Clique aqui para conferir os lotes em aberto no marketplace!

Meio ambiente – Bota pra Circular
Meio ambiente – Bota pra Circular
Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber
Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.