fique atento ao edital e todas as informações anunciadas

CIRETRAN SP: Aprenda o passo a passo de como consultar sua situação

O CIRETRAN é um órgão interligado ao Detran e serve de apoio ao Departamento Estadual, a fim de que o motorista não precise se dirigir até o Detran do Estado sempre que precisar resolver algumas pendências. Mas você sabe como fazer a consulta da sua situação no CIRETRAN SP?

A Circunscrição Regional de Trânsito, ou CIRETRAN, presta todos os serviços que os motoristas possam necessitar, como consulta de multas, pontos na CNH, informações sobre seu veículo, DPVAT, IPVA e até licenciamento.

Vale lembrar que o órgão também pode realizar a emissão da CNH do novo habilitado, assim como apreender a carteira de motoristas ou veículos em situações de infração de trânsito.

aprenda a consultar sua situação no CIRETRAN
aprenda a consultar sua situação no CIRETRAN

Para lhe auxiliar na hora de verificar sua situação pelo CIRETRAN, criamos um passo a passo completo que irá te guiar e tirar todas as suas dúvidas. Veja a seguir!

Como consultar sua situação no CIRETRAN SP passo a passo

Uma das maneiras mais fáceis de consultar o CIRETRAN é por meio do site do Detran. No portal, é possível verificar qualquer pendência e situação do seu veículo.

Consulta de débitos e restrições do veículo

Para consultar os débitos de veículos, basta ir até a aba “Veículos” no site do Detran SP e escolher a opção “Débitos e restrições do veículo que deseja adquirir”. Feito isso, você terá duas opções:

  • Registro de furto/roubo: nessa aba você pode verificar os registros de roubos e furtos do veículo por meio do número da placa;
  • Débitos, restrições e vistorias: já nessa aba, por meio da placa e do RENAVAN do carro, você consegue verificar seus débitos e pendências. Aqui também estão incluídos os débitos de multas de trânsito.

Licenciamento

Também na aba “Veículos” dentro do site do Detran, você pode consultar a situação do licenciamento do automóvel. Nele você consegue realizar o licenciamento de forma totalmente online, desde que o veículo não tenha irregularidades e seja seu.

para consultar sua situação e informações, basta acessar o site do DETRAN
para consultar sua situação e informações, basta acessar o site do DETRAN

Do contrário, caso o veículo seja de pessoas falecidas ou esteja bloqueado ou seja de órgão oficial, o licenciamento deve ser feito presencialmente na unidade CIRETRAN da sua cidade.

Nos casos de licenciamentos que podem ser feitos online, você deve criar uma conta no site do Detran e seguir as indicações do site de acordo com as informações necessárias. Em seguida, basta pagar o valor via boleto e confirmar o licenciamento, tudo de forma online.

Vale lembrar que nas unidades CIRETRAN também é possível realizar esse procedimento.

Pelo site do Detran você também consegue fazer o agendamento para resolver qualquer pendência e consultar qualquer situação no CIRETRAN da sua cidade.

Aqui no site do Detran é possível consultar as mais de 300 unidades do Ciretran espalhadas pelo estado de São Paulo.

Quais são as principais atividades do Ciretran SP?

Como você já sabe, o Ciretran é um órgão que auxilia o Detran a manter a lei de trânsito em vigor no estado de São Paulo, e foi criada por meio de um decreto do governo do estado.

Neste decreto, encontramos as atividades específicas do órgão de cada município, que não costuma mudar muito de cidade para cidade.

Abaixo, citamos alguns das principais atividades do Ciretran de acordo com o Decreto nº59.696/2013 da cidade de Jundiá para que você tenha uma ideia:

  • cumprir e fazer com que a legislação de trânsito seja cumprida e respeitada;
  • fiscalizar e executar todos os serviços que sejam relativos à habilitação dos motoristas, licenciamento do veículo e ao registro, e da fiscalização de trânsito;
  • fiscalizar e acompanhar todas as exceções dos serviços terceirizados, contratos, acordos e convênios que foram firmados pelo Detran SP dentro da sua área de competência;
  • participar dos programas e ações relacionadas com a educação de trânsito da circunscrição em vigor;
  • instruir e encaminhar todos os processos de credenciamento e descredenciamento;
  • processar todos os autos de infração lavrados na sua circunscrição e impor as penalidades correspondentes a cada uma delas;
  • produzir as estatísticas de trânsito;
  • realizar os atos de expediente, secretaria, protocolo e serviço;
  • elaborar relatórios mensais de todas as atividades desenvolvidas;
  • acompanhar a execução das atividades e proceder de acordo com a orientação técnica da Seções de Trânsito de sua circunscrição, de acordo com os atos e normas do Diretor Presidente e das diretorias setoriais do Detran SP;
  • exercer outras atividades concernentes, de acordo com a sua área de atuação, que tenham sido determinadas pelo Diretor Presidente do Detran SP, ou com sua anuência;
  • guardar todos os documentos, equipamentos e materiais de segurança que estejam sob sua responsabilidade.

Como você pôde ver, o Detran SP pode delegar outras atividades para o Ciretran de acordo com sua cidade, conforme julgar necessário. Essa é uma previsão do artigo 22 do CTB, que aborda sobre as competências dos órgãos executivos de trânsito dos estados, incluindo o CIRETRAN SP.

o DETRAN é o responsável por  delegar as atividades ao CIRETRAN, incluindo a respeito das multas
o DETRAN é o responsável por delegar as atividades ao CIRETRAN SP, incluindo a respeito das multas

Também é importante lembrar que, de acordo com o regulamento do Detran SP, todas as Ciretrans devem ter uma Junta Administrativa de Recursos de Infrações, a JARI, de acordo com o artigo 27, que diz:

  • Artigo 27 – Junto às CIRETRANs funcionam as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações – JARI, com competência para julgar os recursos interpostos pelos infratores na forma e nos casos previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro – CTB.

A JARI ficará responsável por julgar e analisar todos os recursos interpostos pelos motoristas contra suas penalidades de infrações de trânsito, incluindo multas, pontos na carteira e remoção dos veículos.

Agora que você viu a melhor forma de consultar sua situação no CIRETRAN SP, não deixe de fazer um agendamento caso queira um atendimento presencial.

Para facilitar a correria do dia a dia e evitar filas, você ainda consegue solucionar a maior parte das pendências online no site do Detran SP, basta seguir nosso passo a passo.

Pensando em comprar um carro novo ou trocar o seu? Vejas as ofertas de veículos de leilão no site Superbid!

Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber
Teste Psicotécnico: tudo o que você precisa saber
O que acontece quando um imóvel não é arrematado em leilão?
O que acontece quando um imóvel não é arrematado em leilão?

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.