razões para ter certeza que está na hora de comprar um imóvel

7 razões para ter certeza que está na hora de comprar um imóvel

Existe uma velha crença de que o momento certo para comprar uma casa nova é quando dois jovens estão prestes a se casar e sair da casa dos pais. Porém, a realidade é que o momento certo para investir em um bem imóvel não está ligado diretamente à sua vida conjugal, já que você pode estar solteiro quando começar a notar os sinais de que está na hora de comprar um imóvel próprio. Mas você sabe como identificá-los?

Ter a casa própria é um dos maiores sonhos de grande parte dos brasileiros, que optam por viver de aluguel durante alguns anos antes de ter certeza de que estão prontos para escolher seu imóvel e investir nesse bem. Para isso, porém, é necessário levar em conta diversos fatores, que não estão relacionados apenas à sua situação financeira, mas também aos juros do mercado e necessidade de mais espaço.

Banner imóveis

Pensando em lhe auxiliar na hora de identificar o melhor momento para comprar um imóvel,  separamos um post com dicas para conseguir identificar quando concluir esse tipo de investimento. Confira a seguir!

4 razões para ter certeza que está na hora de comprar um imóvel

1- Juros baixos

Um dos maiores indicativos de que está na hora de comprar um imóvel são os juros do mercado, que tendem a elevar e cair conforme os anos e a inflação, além de outros fatores da economia e que impactam diretamente nas taxas de financiamento de imóveis.

um dos maiores indícios de que está na hora de comprar a casa própria são os juros e taxas mais baixas
um dos maiores indícios de que está na hora de comprar a casa própria são os juros e taxas mais baixas

Nos últimos anos, por exemplo, a ABECIP – Associação Brasileira das Entidade de Crédito Imobiliário e Poupança -, calculou uma redução de pelo menos 4% dos juros de financiamentos imobiliários desde 2014, passando de 11% para 7%.

Caso você esteja pensando em financiar um imóvel, é importante ficar de olho nessa variação das taxas para identificar momentos oportunos e vantajosos para investir nesse tipo de negócio, a fim de evitar pagar valores mais altos de juros, o que fará com que você tenha uma grande economia no final do financiamento.

2- Personalização do bem

Outro indicativo de que está na hora de comprar um imóvel é sua necessidade de personalização e espaço maior no ambiente em que mora. Ou seja, se você deseja pintar as paredes ou fazer qualquer tipo de mudança que não tenha sido aprovada pelo dono do imóvel, pode ser uma excelente saída investir em uma casa própria e personalizá-la de acordo com seus desejos e necessidades do dia a dia.

Isso também vale quando há necessidade de mais cômodos, como um quarto a mais para um filho que está chegando ou um espaço para um home office, por exemplo.

3- Segurança

Outro fator que impacta diretamente na hora de comprar um imóvel é a segurança. Afinal, hoje em dia a população brasileira está em grande crescimento, formando novas famílias e impactando diretamente na quantidade de novos lares, e a estimativa é que até 2030 ultrapassem os 30 milhões de residências por todo o Brasil.

Isso quer dizer que morar de aluguel pode ser um grande risco, especialmente se o proprietário resolver vender o imóvel enquanto você ainda mora nele – embora exista uma lei que protege o inquilino do despejo imediato, o proprietário tem total liberdade para vender o bem mesmo que ele esteja alugado, sendo obrigado apenas a oferecer um prazo para que o inquilino desocupe a residência depois que ela for vendida. 

Banner imóveis

Além do mais, investir em uma residência pode ser uma excelente estratégia de segurança para crises futuras, ou como forma de renda extra caso você opte por comprar uma casa para alugar ou usar como entrada para um imóvel melhor. Por exemplo, você compra uma casa popular, que terá valorizado daqui a alguns anos, e a usa como forma de entrada para financiar outro imóvel.

4- Patrimônio da família

Outro sinal de que está na hora de comprar um imóvel também está ligado à segurança, já que o bem será integrado como patrimônio da família para seus herdeiros durante várias gerações.

Ou seja, se você tem filhos e deseja deixar algum bem como forma de segurança, a fim de garantir que ele fique protegido financeiramente quando você falecer, investir em um imóvel pode ser uma ótima forma de garantir a proteção da sua família.

5- Parentes

Um cenário muito comum é vermos casais que mesmo depois do casamento continuam morando com a sogra ou outros parentes, e isso pode ser um dos maiores sinais de que está na hora de comprar um imóvel. 

Afinal, por mais que você ame seus familiares, dividir a mesma casa com eles impacta diretamente na sua privacidade e na sua rotina, especialmente se você trabalha fora e tem filhos.

6- Oportunidade no mercado imobiliário

Você também pode identificar que está na hora de comprar um imóvel quando surgir uma grande oportunidade no mercado imobiliário e sua família tem condições de investir no negócio agora. 

outro indicativo são as oportunidades de mercado, como um imóvel de leilão com um preço muito abaixo da média
outro indicativo são as oportunidades de mercado, como um imóvel de leilão com um preço muito abaixo da média

Por exemplo, um imóvel de padrão mais elevado em um bairro mais nobre pode estar com um preço mais baixo do que o comum porque o proprietário deseja vender logo e decidiu baixar o preço de última hora. 

Outro cenário é encontrar um imóvel em boas condições em um leilão online por um preço bem abaixo do mercado pela necessidade de venda rápida, normalmente ligada a algum tipo de dívida que precisa ser quitada pelo proprietário.

7- Localização

Também é outro sinal de que está na hora de comprar um imóvel quando a casa em que você mora atualmente fica localizada em uma região distante do seu trabalho e dos demais pontos importantes da cidade, como supermercados, farmácias e hospitais e dos locais que fazem parte da sua rotina, como academias, escolas infantis, escolas de inglês etc.

Morar em um local afastado impacta diretamente na sua rotina, fazendo com que você perca mais tempo durante o dia para chegar onde precisa e em alguns casos, resultando até mesmo em atrasos e perdas de compromissos.

Agora que você viu quais são as razões para ter certeza de que está na hora de comprar um imóvel, use nossas dicas e não deixe as oportunidades passarem. Junto, fique de olho no mercado imobiliário e nas taxas de juros para garantir grandes economias no seu investimento.

Você ainda pode identificar que está na hora de comprar um imóvel por outros fatores como segurança e necessidade de espaço maior, e juntamente, usar as oportunidades do mercado para se beneficiar do seu investimento.

Banner imóveis

O sonho da casa própria está a poucos cliques no marketplace da Superbid Leilões. Imóveis residenciais em diversos lugares do Brasil e com preços incríveis para você realizar o sonho da casa própria, acesse nossa página de lote.

Para conferir outros conteúdos relacionados ao mercado de imóveis, clique aqui e acesse o blog Superbid. Nele você encontra tudo sobre o mercado imobiliário e ainda fica por dentro de todos as oportunidades dos leilões Superbid!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *