Fiat Strada: 9 Segredos do Sucesso dessa Pickup
Mais de 20 anos de mercado. Líder no seu segmento. Perfeita para o trabalho e compacta para aventuras, o Fiat Strada chegou e agradou muito o brasileiro. Sucedendo a também badalada Fiorino – a “picapinha”, apelido das picapes pequenas no Brasil – o Strada foi responsável por diversas inovações no seu setor.
O Fiat Strada já teve versões com cabine dupla, teto solar, terceira porta, freios ABS e outros itens como destaques quando lançado. Além disso, é conhecido por ser uma picape de trabalho, com resistência e comodidade. Pensando nisso, preparamos este artigo com alguns motivos que fizeram do carro um dos melhores do Brasil.
1. Inovações no mercado
O mundo dos carros não para. E por ser muito dinâmico, as inovações que os modelos trazem são destaques que perduram por anos, às vezes por gerações. E com o Fiat Strada não é diferente. E as já mencionadas inovações foram fundamentais para que o modelo se tornasse líder no seu segmento.
A montadora italiana soube apostar e inserir tecnologias novas com as necessidades de quem usava o produto, utilizando pesquisas de mercado e considerando essas opiniões. A cabine estendida e o teto solar são destaques desse tópico.
Ao perceberem que muitos consumidores reclamavam e pediam um espaço para colocar algumas coisas pequenas na picape, a Fiat inseriu um espaço atrás do banco do motorista, estendendo a cabine e atendendo solicitações.
O teto solar trouxe charme, detalhe que chamou a atenção nos anos 2000.
2. Palio como espelho
O Strada usa como modelo o hatch Palio, ousado e inovador no seu lançamento. Com essa inspiração, a picapinha se impôs no mercado, conquistou consumidores e logo se tornou líder do segmento, assumindo a liderança no ano 2000, não largando o osso até hoje.
Na época de seu lançamento, o Fiat Strada contava com três modelos: Working 1.5 (76 cv), Trekking 1.6 8V (92 cv) e LX 1.6 16V (106 cv). A intenção da montadora era atrair diversos públicos, de jovens que buscavam picapes para viagens até o trabalhador de pequenos carretos, passando por empresas e pessoas que moravam no campo.
3. Versões Adventure e 1.8
Com um novo estilo que acompanhava seu espelho Palio, em 2001 saiu do forno um dos maiores sucessos quando o assunto é Fiat Strada: o Strada Adventure. Inspirada em jipes, ela tinha um visual agressivo, com suspensão elevada e um quebra-mato, que, por medidas de segurança foi retirado anos depois.
Em 2003 surge uma outra novidade que mostrava a importância da picapinha para a Fiat. Em uma aliança com a General Motors na produção de motores, a Fiat lançou o Strada com motor 1.8 Powertrain de 108 cv que já era utilizado em alguns carros da Chevrolet.
Com isso, surgia um modelo com mais potência para a categoria, que atendia às necessidades do seu público.
4. Conforto e segurança
Se para o trabalho e para o lazer o Strada vai bem, é necessário mencionar dois ingredientes fundamentais para esta receita de sucesso: conforto e segurança. A Fiat nunca esqueceu esses dois pontos nos projetos da picape pequena.
Com airbag duplo frontal e freios ABS desde seu lançamento, a montadora transmitia para seus consumidores a preocupação que tinha com a segurança do veículo. Enquanto o conforto era destaque nas atualizações e mudanças, com o próprio teto solar e adequações nos bancos como exemplos.
5. Legado da Fiorino
Se já sabemos que a próxima picape da Fiat virá baseada no seu subcompacto Mobi, não podemos deixar de mencionar o modelo anterior da montadora: a Fiorino. Ainda com modelos novos saindo das fábricas, a Fiorino veio antes do Strada, abrindo espaço para sua irmã.
Anteriormente, ela era baseada no Uno Mille e contava com a versão picape e também furgão. Agora, ela tem apenas os furgões como modelos. O motivo: a Fiat lançou como picape o Strada. Com isso, ela segmentou um nome para cada categoria, com espelhos diferentes (Uno e Palio), estratégia que funcionou muito bem no Brasil.
6. Reestilizações e atualizações de sucesso
Com estratégias que mudaram ao longo dos anos, a Fiat traçou um belo caminho para os Stradas lançadas. Todas suas reestilizações funcionaram e conquistaram seu segmento, chegando a ser o carro mais vendido do mês de março de 2015 entre todas as categorias, um feito memorável.
Ao todo são quatro reestilizações: 2002, 2004, 2008 e 2012.
E, com o passar dos anos, outras atualizações aconteceram como, por exemplo, o bloqueio eletrônico Locker, em 2008 e a estreia da cabine dupla no ano seguinte.
A Strada soube se atualizar com o passar do tempo, se tornando mais robusta e arrojada, como na versão Sporting, também em 2010. Em 2012 todas as versões passaram a ter a opção de cabine dupla e no ano seguinte surgiu a terceira porta invertida.
7. Variedade de opções
Com todas as reestilizações e atualizações constantes, o Fiat Strada se destaca também pela variedade de opções disponíveis tanto nos modelos atuais, quanto nos seminovos, que contam com procura elevada no país.
Modelos flex, Adventure, Working e Hard Working, Trekking, cabine dupla, simples, estendida e outras variações ajudam o consumidor a escolher o modelo perfeito para as necessidades pessoais ou de uma determinada empresa.
Ainda assim, alguns modelos se destacaram ao longo do tempo, se tornando fenômenos de vendas pelo país. Um exemplo recente é a Hard Working 1.4, que alcançou o expressivo número de 1 milhão de unidades vendidas no Brasil em 2014.
Além disso, o Fiat Strada é líder do segmento desde a virada do século, não perdendo a ponta em momento algum da sua trajetória. Um feito e tanto para um mercado tão acirrado quanto o brasileiro.
8. Custo-benefício
Versátil e resistente, o Strada conquistou o segmento com versões robustas, mas com bom preço. Sua confiabilidade é destaque também para revenda, já que ela perde pouco seu valor com o passar dos anos.
Tem como destaques sua caçamba, freios e motores, com várias opções e durabilidade aprovada por clientes. A suspensão e espaço interno também são mencionados por consumidores que aprovaram o Strada.
Todos esses itens, aliado aos mais de 20 anos de mercado, trouxeram para o Strada uma força enorme no mercado, o que a tornou uma casca grossa no segmento. E a liderança não trouxe acomodação, pelo contrário. É perceptível pelas mudanças disponibilizadas ano após ano que a Fiat soube evoluir sua picape pequena.
9. Beleza
Se o Strada serve tanto para o lazer, quanto para o trabalho, a beleza dela precisa estar na lista. Suas atualizações também foram pensadas nesse quesito e ela não desaponta seus consumidores.
Os modelos Adventure e Hard Working, por exemplo, contam com um visual agressivo e ousado que combinam tanto com o trabalho duro, como também com o lazer das cidades e passeios.
Se você está pensando em comprar um Fiat Strada para uso pessoal ou para a sua empresa, a hora é agora. O Superbid tem diversos modelos de Fiat Strada esperando por você!