Teste o desempenho do carro usado blindado

Vale a pena comprar um carro blindado usado?

Muitas pessoas hoje em dia desejam ter um carro blindado. Porém, há um alto custo envolvendo o serviço de blindagem, principalmente se estivermos falando de um carro novo. Para quem deseja economizar, um carro zero em conjunto com as despesas da blindagem pode sair do orçamento. Uma excelente opção, nesses casos, é adquirir um carro blindado usado. 

Veículos usados, por si só, já possuem seus valores de revenda bastante reduzidos. Principalmente se o carro em questão foi fabricado há muito tempo. Com os carros usados blindados, a história é bastante parecida. A diferença, porém, fica no quesito depreciação. Enquanto um carro normal deprecia uma média de 15%, um carro blindado usado deprecia cerca de 16%. Isto é, 1% a mais.

AUDI Q5 2.0 TURBO FSI (BLINDADO), 2011/2012
AUDI Q5 2.0 TURBO FSI (BLINDADO), 2011/2012

O que significa, na maioria das vezes, que adquirir um carro blindado usado pode ser muito mais vantajoso e econômico do que pagar pelo serviço de blindagem. Ainda mais se você adquirir o veículo em um leilão, já que neles, os preços costumam ser mais atrativos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para lhe explicar se comprar um carro blindado usado vale ou não a pena. Continue a leitura e confira!

Comprar um carro blindado usado vale a pena?

Por acharem que a blindagem pode apresentar defeitos, estar desgastada ou inutilizada após alguns anos, muitas pessoas optam por não comprar um carro blindado usado. Porém, nem sempre isso é realmente verdade.

Apesar de alguns itens da blindagem terem data de validade, grande parte dos equipamentos usados no serviço não precisam ser substituídos. Os vidros, por exemplo, são os que mais sofrem avarias, como a delaminação. No entanto, isso só acontece quando se usa produtos químicos de limpeza no local, ou o carro fico exposto ao sol por muito tempo.

BMW X6 XDRIVE 3.5I (BLINDADO), 2010/2011
BMW X6 XDRIVE 3.5I (BLINDADO), 2010/2011

A manta balística também pode se deteriorar com o passar dos anos, caso não seja feita uma boa revisão e manutenção no carro blindado. Mas, se o proprietário ficar atento a esses detalhes, poderá ter uma blindagem em perfeito estado por longos anos seguidos.

Isto é: comprar um carro blindado usado pode ser, sim, muito vantajoso. Principalmente se você encontrar um veículo que apresente a blindagem em boas condições. Basta avaliar o custo benefício da compra para analisar se o modelo encontrado lhe renderá uma boa aquisição.

Quais cuidados tomar na hora de comprar um blindado usado?

Conheça a origem do carro

Saber a procedência do carro blindado usado é um cuidado importante para se ter uma ideia do estado em que ele se encontra, e da blindadora responsável pelo serviço. Algumas empresas possuem uma boa reputação e um bom histórico com os clientes. Enquanto outras, no entanto, são conhecidas pelos maus serviços prestados.

Além de verificar com o proprietário as documentações, como acontece em toda compra de carro, você também deve pedir uma análise profissional da blindagem quando julgar necessário.

Solicite o certificado de blindagem

Todo carro blindado deve contar com um Certificado de Blindagem emitido pelo Exército, em que está descrito o que foi instalado no veículo. Desde 2008, tornou-se obrigatória a inserção dessa informação no documento do carro. Assim, fica mais fácil para o interessado em comprá-lo saber com quais itens ele pode contar na blindagem do automóvel. Além disso, o Certificado de Registro também é obrigatório para os proprietários dos carros blindados.

Verifique o estado em que o veículo se encontra

Sempre que vamos comprar um carro, principalmente um carro usado, devemos nos atentar ao seu estado atual. O acabamento interno, a lataria, suas funcionalidades e, no caso de um carro blindado usado, o ar condicionado, devem ser checados com bastante atenção.

As suspensões e sistema de direção também merecem uma atenção especial, já que com o peso extra da blindagem, podem acabar sofrendo um desgaste maior e mais cedo. Os vidros devem ser bem analisados e você deve procurar por bolhas ou possíveis rachaduras. Preste atenção, também, se alguma das janelas foi substituída sem ser blindada.

Como é feita a manutenção de um carro blindado usado?

Um carro blindado requer um cuidado a mais na hora da revisão. É importante que você vá até um profissional especializado para fazer a checagem da blindagem. Afinal, ele é capacitado para diagnosticar quaisquer problemas com os equipamentos de segurança, além de também preveni-los.

As revisões costumam ser mais constantes para garantir que todos os equipamentos instalados apresentam boas condições. Além do mais, essas revisões garantem que a blindagem não sofra desgastes ou danos.

Quais são os prós e contras de adquiri um carro blindado usado?

Peso

Quando instalamos um sistema de blindagem em um carro, o peso extra adicionado varia entre 150 e 170 kg, podendo chegar, em alguns casos, a 200 kg. Isso quer dizer que o carro pode acabar gastando mais combustível, já que seu motor terá que se esforçar mais para conseguir se locomover.

No entanto, veículos com motores mais potentes não apresentam grandes problemas quanto a isso. Por essa razão, não é recomendado que carros com motores 1.0 recebam a blindagem.

Qualidade do serviço

A blindagem deve ser feita em estabelecimentos que contem com profissionais altamente qualificados. Além disso, a blindadora deve ser autorizada pelo Exército Brasileiro, Polícia Civil e Detran para prestar esse tipo de serviço. Caso a blindagem tenha sido feita por empresas que não seguem essas recomendações, você poderá notar danos e comprometimentos na segurança e estética do carro.

Seguro

O valor do seguro para um carro blindado pode ser até 40% mais caro do que um veículo comum. As seguradoras afirmam que isso se dá pelo alto custo do conserto do carro, que exige uma manutenção com mão de obra especializada. Mas, algumas seguradoras oferecem planos de furto e roubo que são bastante em conta e que abrangem os carros blindados sem problemas.

Mecânica

O peso extra dos vidros e das portas pode acabar desalinhando as rodas e desbalanceando os pneus. Com isso, você terá que visitar o mecânico mais vezes. No entanto, como a manutenção e revisão desse tipo de carro deve ser feita com uma frequência maior, todos os reparos serão feitos de uma só vez sem que você precise se preocupar.

Fique atento, porém, caso note que algum item demonstre mau funcionamento e desgastes visíveis

Levando tudo isso em consideração, podemos dizer que adquirir um carro blindado usado vale a pena, desde que você saiba fazer uma boa compra. Além de atentar-se aos itens que indicamos no texto, tenha em mente, também, o local onde você irá adquirir o veículo.

Pensando em comprar um carro blindado usado? Confira nossas oportunidades aqui na Superbid!

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *