O que é MRO e como ele pode ajudar na sua organização?

O que é MRO e como ele pode ajudar na sua organização?

Para a maioria das empresas de manufatura e serviços, as compras de MRO são uma das partes mais importantes dentro dos processos. Mesmo que esses itens não integrem diretamente ao produto final, todos contribuem para a manutenção de padrões operacionais adequados.

Além disso, eles garantem que diversas áreas da empresa tenham o necessário para um bom funcionamento.

Nesse conteúdo, falamos tudo sobre o que é o MRO, mostrando como ele pode ser uma ferramenta útil para as organizações. Entendendo o conceito, importância, benefícios e as melhores práticas de gerenciamento, fica mais fácil de ser aplicado na empresa da maneira correta.

Acompanhe o conteúdo para saber mais!

Santander realiza super leilão de imóveis com descontos de até 60% e lances a partir de R$ 42 mil!

  

O que é MRO?

MRO significa Manutenção, Reparo e Operações. Ou seja, em termos de compras, refere-se aos produtos e ferramentas que mantêm a empresa funcionando da melhor maneira possível.

Ele também é conhecido como aquisição indireta, pois permite a atividade comercial, porém não é incorporado diretamente a nenhum produto final.

Os itens de MRO são diversos e incluem compressores, bombas, no break, disjuntores, luvas de proteção, capacetes, válvulas, discos de corte, ferro de solda, entre outros produtos. Olhando para a parte do escritório, podem ser incluídos os móveis, materiais de escritório etc.

O que é MRO e como ele pode ajudar na sua organização?

Os lubrificantes para as máquinas também entram na categoria MRO, tais como as ferramentas de reparo, como chaves de fenda e chave inglesa, por exemplo.

Ou seja, todos os produtos que compõem o dia a dia de um colaborador, seja no escritório ou na fábrica, são considerados como MRO.

Por esse motivo, ele não é incorporado diretamente no produto final, mas faz parte do processo, tendo em vista que o colaborador precisa de ferramentas para executar as suas tarefas diárias.

Entenda a importância da gestão de MRO

Existem diversos motivos que mostram o quão importante é gerar de maneira correta um estoque de MRO.

Primeiramente, é possível centralizar e visualizar todos os gastos em vários locais. Com a ajuda de softwares, cada área avalia os fornecedores e confirma se fatores como prazos de entrega e precisão atendem as necessidades da organização.

Categoria leilão de máquinas industriais e equipamentos

Sendo assim, os gestores dedicam mais tempo na conclusão do trabalho, ao invés de esperar pelas peças ou descobrir como mediar outras questões que envolvem o estoque.

Como tudo pode ser rastreado através desse software, a organização evita que materiais sejam desperdiçados.

Em resumo, o gerenciamento de MRO é utilizado para dar suporte a trabalhos de manutenção preventiva, corretiva e preditiva.

O que é MRO e como ele pode ajudar na sua organização?

Os pedidos de compra desses materiais podem descrever a finalidade do pedido de peças, como reparo da unidade de ar-condicionado ou reparo da mesa de escritório.

Benefícios do investimento em MRO

De fato, existem uma série de benefícios que tornam essa prática viável para a organização. Para que fique ainda mais claro o seu entendimento, abaixo listamos alguns deles para que você veja as vantagens de aplicar uma boa gestão de MRO na empresa:

Redução de despesas

Uma estratégia que é traçada de maneira correta pode minimizar despesas de várias maneiras, como usar métodos de compras mais estratégicos e saber gerenciar peças reparáveis com mais eficiência.

Além disso, ajuda a gerenciar as garantias que a empresa tem dos produtos com mais eficácia.

Dessa forma, o gerenciamento de reparos de componentes reduz as falhas do equipamento e os custos de substituição. Isso por meio da otimização através do MRO.

Categoria leilão de máquinas industriais e equipamentos

Bons níveis de estoque

Os equipamentos de MRO são adquiridos regularmente na grande maioria das empresas, como se fosse uma compra de material mensal. Por isso, é importante ter um sistema organizado que consiga gerenciar e rastrear esses itens assim que saírem do estoque.

Por exemplo, manter um estoque de materiais dentro da empresa ajuda a reduzir o tempo de inatividade, despesas extras por compras de última hora e estresse com o reabastecimento total.

O que é MRO e como ele pode ajudar na sua organização?

Portanto, projetos que tem o foco na otimização do estoque de MRO fornecem um retorno sobre o investimento rapidamente em forma de economia. Um sistema de gerenciamento de ativos dá a visão geral de todo o inventário e permite reduzir os requisitos de espaço de armazenamento.

Melhor utilização por parte da equipe técnica

Administrar bem o tempo e a energia da equipe é um dos benefícios mais promissores para uma empresa. Ou seja, com mais controle de acesso no setor e atividades e responsabilidades bem definidas, os colaboradores passam menos tempo procurando um equipamentos, por exemplo.

Dessa forma, eles podem focar mais o seu tempo na produção e quando precisarem de uma ferramenta ou equipamento para uso pessoal, acionam o gestor do setor de MRO para localizar o que ele precisa de maneira rápida.

É otimização nos pequenos detalhes que fazem com que a empresa tenha um crescimento significativo ao longo do tempo, inclusive quando falamos dos equipamentos que auxiliam o colaborador em sua produtividade.

Para mais conteúdos relacionados a otimização de ambientes da organização, clique aqui e acesse o blog do Superbid. Contamos com diversos artigos para ajudar você a melhorar a empresa e fazer com que o crescimento seja a maior meta.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *