Mensalmente, diversas pessoas tiram suas habilitações para andar na regularidade da lei. Boa parte dessas pessoas optam por tirar a carta A por conta da agilidade no dia a dia e por ser um veículo de custo mais baixo. Porém, é preciso passar no exame de moto para depois pensar no veículo.

Existem alguns pontos que são importantes a serem citados, pois trazem informações para você que está tirando a primeira habilitação e não sabe o que reprova ou não nesse tipo de prova. O Superbid Marketplace ajuda você nesse sentido através desse conteúdo.

Confira algumas dicas importantes e avisos do que pode reprovar no exame de moto.

O que é preciso para adquirir a CNH na categoria A?

Antes de iniciarmos o conteúdo, é bom citar que é preciso parar tirar a primeira habilitação. O candidato precisa cumprir alguns passos importantes durante o processo que são:

  • Exame de aptidão física, mental e psicológica para ver se ele pode ter uma habilitação;
  • Curso teórico de 45 horas/aula;
  • Exame teórico em que o aluno precisa acertar pelo menos 70% da prova;
  • Curso prático de 20 horas/aula;
  • Exame prático de direção no centro de avaliação no DETRAN.

Ao ser aprovado no exame prático, ele recebe uma permissão para dirigir (PPD) com a validade de um ano. Após esse período, caso ele não cometa nenhuma infração grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média, ele recebe a CNH definitiva com a validade de cinco anos.

Exame de moto: o que pode reprovar?

Quando o candidato faz o exame de moto para tirar a habilitação de categoria A, ele é avaliado conforme uma relação de erros durante o percurso.

Isso acarreta a sua pontuação final, podendo resultar em sua aprovação. Portanto, é preciso estar bem atento no exame final.

Exame de moto: como é o trajeto da prova?

De acordo com o art. 17 da Resolução 168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) o exame de direção veicular para veículos de duas rodas é destinado em uma área especialmente para este fim.

A pista mede cerca de 2 metros de largura e que deve apresentar os seguintes requisitos para cumprir com o regulamento do percurso:

  1. Ziguezague (slalow) com o no mínimo 4 cones alinhados com a distância entre eles de três metros e meio;
  2. Prancha ou elevação com, no mínimo, 8 metros de comprimento, 30 cm de largura e 30 cm de altura com a entrada chanfrada;
  3. Sonorizadores com réguas de largura e espaçamento de 8 cm de altura e 2,5 cm de largura de pista com 2,5 m de comprimento;
  4. Duas curvas sequenciais de 90º em formato de “L”;
  5. Duas rotatórias circulares que permitam que o condutor faça manobras em formato de “8”.

O que elimina no exame de moto e como funciona a avaliação?

Segundo o artigo 20 da Resolução 168/2004 do CONTRAN, que define o que reprova em um exame de moto, as faltas eliminatórias são:

  • Começar a prova sem estar de capacete ajustado ou sem viseira ou óculos de proteção;
  • Não cumprir o percurso estabelecido;
  • Cair da moto durante o exame;
  • Abalroar, ou seja, investir em um ou mais cones de balizamento;
  • Avançar sobre a parada obrigatória ou meio fio;
  • Não conseguir manter o equilíbrio na prancha e sair lateralmente dela;
  • Provocar um acidente durante a realização do exame;
  • Colocar os pés no chão com a moto em movimento;
  • Cometer qualquer infração de trânsito que seja de natureza gravíssima.

De acordo com o artigo 18 da Resolução 168/2004 do CONTRAN, o candidato é avaliado no exame de moto de acordo com a pontuação negativa atribuída às faltas cometidas.

Exame de moto: o que pode reprovar?

As pessoas reprovadas são aquelas que cometeram uma falta eliminatória ou que a soma dos pontos negativos ultrapasse três pontos.

A pontuação que corresponde as faltas são:

  1. Falta gravíssima: reprovação;
  2. Falta grave: 3 pontos negativos;
  3. Falta média: 2 pontos negativos;
  4. Falta leve: 1 ponto negativo.

O exame de moto é uma etapa que muitas pessoas desejam passar tranquilamente e é possível, prestando atenção em todos os pontos da prova para não cometer nenhum erro que seja punitivo de reprovação.

Para mais conteúdos relacionados aos regulamentos para tirar a habilitação quer saber mais sobre motos, clique aqui e veja outros artigos em nosso blog.

O Superbid Marketplace pode ajudar você a encontrar a moto perfeita para o dia a dia, ou proporcionando dicas valiosas através dos nossos conteúdos!

Leilão Online é na Superbid

DEIXE UMA RESPOSTA

Faça seu comentário
Por favor entre com seu nome aqui