Entrevista: como estamos revolucionando o mercado de transações de bens únicos na América Latina. Com Fabian Narvaez e Juan Ardohain
Veja nesta entrevista exclusiva como a Superbid está revolucionando o mercado de transações de bens únicos da forma correta.
Quando Fabian Narvaez, um dos fundadores da NarvaezBid, dava os primeiros passos rumo ao mercado de leilões em seu escritório de Real Estate na Argentina, ele não imaginava que o segmento impulsionaria sua empresa para um modelo de negócio que se consolidou e expandiu por toda a América Latina, ancorado em soluções tecnológicas inovadoras.
Mais tarde, em 2012, a empresa se uniria ao Grupo Superbid, presente em mais sete países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Peru, Chile, Uruguai e Paraguai.
Para entender melhor essa trajetória de revolução no mercado de transações de bens únicos, o time de reportagem da Superbid Exchange conversou com Fabián Narvaez e Juan Ardohain, CEO das filiais hispânicas da Superbid.
Nesta entrevista, eles compartilham suas experiências, conquistas e visões para o futuro do nosso mercado na América Latina.
Entrevista sobre mercado de transações de bens únicos com Fabian Narvaez e Juan Ardohain
Poderiam compartilhar conosco suas trajetórias profissionais antes da fusão entre Narvaez e Superbid?
Narvaez: Sou leiloeiro, corretor imobiliário e tenho programas de direção para negócios na Universidade de San Andrés e na Universidade IAE, na Argentina. Há 30 anos, conduzo um conjunto de empresas dedicadas ao desenvolvimento imobiliário e à comercialização dos produtos resultantes dessa atividade.
Juan: Sou contador público e iniciei minha carreira em uma das Big Four – na época, a Arthur Andersen. Logo depois, assumi a posição de CFO e gerente geral da Sociedade Comercial del Plata, um importante grupo empresarial na Argentina. Posteriormente, trabalhei com o Fabián e surgiu a oportunidade de me integrar a um novo desafio: a fusão entre Narvaez e Superbid. E desde dezembro de 2014 estou aqui no Grupo.
Em 2017, assumi a diretoria das unidades hispânicas, sendo responsável não apenas pela Argentina, mas também pelo Uruguai e Paraguai, com operações coordenadas pela Argentina. Além disso, colaboro com as operações do Chile, Colômbia e Peru.
Contudo, em relação ao mercado de transações de bens únicos, estou muito satisfeito por fazer parte do Grupo, enfrentando desafios e acompanhando as visões de crescimento e desenvolvimento nas regiões hispânicas, conforme as possibilidades de cada país.
Qual foi a motivação da associação à Superbid em 2012?
Narvaez: Um dos motivos é que não poderíamos sustentar o crescimento do nosso negócio com métodos tradicionais, como uma pessoa batendo um martelo sobre uma madeira. A maneira de escalar nosso negócio era com tecnologia, gerando mais volume e transparência. Sempre tive a ideia de implementar um modelo similar na Argentina, mas enfrentamos dificuldades devido a custos e falta de conhecimento. Após algumas tentativas, Rodrigo Santoro nos visitou na Argentina e, em 10 minutos, decidimos unir as empresas.
A Narvaez, que sempre atendeu clientes corporativos, era a mais importante na época dos leilões manuais, realizando cerca de 30 grandes leilões ao ano. Com a chegada da Superbid, esse número cresceu exponencialmente, chegando a 700 leilões por ano.
Juan: Começamos a atuar em mercados nos quais não tínhamos presença, como o mercado de sucata. Isso nos permitiu realizar leilões em todo o país, sem a necessidade de mover os bens que seriam leiloados. Inicialmente, os leilões eram realizados apenas em Buenos Aires ou em cidades próximas. Hoje, fazemos leilões em todo o país, abrangendo também o Uruguai e o Paraguai. O crescimento de audiência e o reconhecimento da marca foram conquistas alcançadas muito mais rapidamente após a fusão entre as duas grandes marcas.
Como vocês enxergam o nosso ramo de negócios na Argentina e nos outros países da América Latina?
Narvaez: Acreditamos que há um enorme potencial na América Latina. Estamos iniciando um projeto para explorar esse potencial de forma mais ativa, promovendo uma maior inter-relação entre os países. Vemos grandes oportunidades em toda a região e estamos comprometidos em aproveitá-las ao máximo.
Quais são as principais tendências e inovações que vocês acreditam que moldarão o futuro do nosso negócio?
Juan: Nas regiões hispânicas, estamos introduzindo o modelo de Exchange para fornecer serviços tecnológicos a terceiros. Este é o próximo passo em nossa colaboração com outras empresas e leiloeiros. À medida que os avanços tecnológicos chegam aos países, estamos conseguindo escalar esse modelo, seguindo a evolução que já ocorreu no Brasil. Estamos avançando com este modelo, respeitando as particularidades e possibilidades de cada país, pois sabemos que nem todos os mercados são iguais.
O que você destaca da sua visita à Superbid no Brasil?
Narvaez: Primeiramente, destaco a forma como somos recebidos, com afeto e carinho. Sempre que viemos aqui, saímos mais motivados, pois novas ideias surgem constantemente. Além disso, nossas visões são muito alinhadas.
Vocês são uma fonte de inspiração para o Brasil. Qual conselho vocês dariam para alguém que está começando a carreira agora?
Narvaez: Primeiro, é fundamental ter uma visão evolutiva e entender a constante mudança que significa estar na Superbid. Essa mentalidade é essencial para crescer dentro da empresa, que possui um imenso potencial de crescimento ilimitado. Afinal, a liderança da Superbid está sempre inovando e criando novos negócios e ideias, proporcionando grandes oportunidades para todos que fazem parte dessa companhia.
Juan: Eu recomendo focar no trabalho em equipe, no esforço pessoal e no compromisso. Esses elementos são cruciais para que todos possamos evoluir. A evolução individual de cada um de nós contribui diretamente para que a empresa se torne cada vez maior e mais forte.
Conheça a NarvaezBid e Superbid Exchange Argentina.
Para mais conteúdos, dicas e informações sobre o mercado de leilões LATAM, continue acessando o Blog Superbid para mais conteúdos.