Como regularizar sinistros de grande monta?

Você já participou de um leilão ou quis adquirir um veículo de segunda mão, mas não entendeu o significado da expressão grande monta? Eles representam os acidentes que deixaram o veículo em situação de perda total. Aprenda a regularizar sinistros de grande monta na documentação do seu automóvel.

É mais comum do que você imagina não entender algumas especificidades da legislação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ou do universo dos seguros de automóveis.

Se você quiser saber de vez o que significa pequena monta, média monta e grande monta, esse texto é uma ótima pedida, já que vamos explicar um por um e te ajudar a entender a diferença entre eles.

Além do mais, explicaremos o que deve ser feito para regularizar a situação de um veículo com sinistro de grande monta de forma simplificada. 

Quer acertar em cheio nas suas compras em leilões? É só continuar a leitura!

Como regularizar sinistros de grande monta: o que é sinistro do automóvel?

Antes de explicarmos o que envolve pequena, média e grande monta, é preciso entender o que significa o sinistro de um automóvel. No universo dos seguros, existem algumas palavras que podem ter o significado um pouco inusitadas.

grande monta no documento

O sinistro de um automóvel, por exemplo, é um tópico que com certeza pode aparecer diversas vezes na sua apólice de seguro, representa qualquer evento em que o bem segurado sofre um prejuízo material.

Por conta do sinistro do automóvel, o proprietário do veículo poderá receber o valor da apólice de seguro para cobrir as avarias causadas pelo acidente, mesmo que o acidente acontece de maneira imprevista, involuntária ou mesmo súbita.

Normalmente, o sinistro do veículo é acionado quando há acidentes e infortúnios mais gerais, como batidas de carro ou mesmo roubos. Em casos dessa natureza, o seguro deve indenizar o portador do veículo, de acordo com a apólice.

Porém, é preciso lembrar que existem dois tipos de sinistros, o parcial e o integral, tudo depende do gravidade do dano causado. O sinistro parcial acontece quando não há perda total do veículo e é possível fazer reparos.

Já o sinistro integral é quando acontece perda total do veículo, logo não pode ser recuperado, seja por roubo, furto ou colisão.

E aí, já está mais familiarizado com o sinistro de um veículo? Agora, te explicaremos o que é um veículo de grande monta. Acompanhe a leitura.

O que é um veículo de grande monta?

Antes de explicarmos como regularizar seu veículo com sinistro de grande monta, precisamos te ajudar a entender as diferenças entre veículos de pequena, média e grande monta.

Veículo com sinistro de pequena monta

O veículo de pequena monta é aquele que, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), são aqueles vítimas de danos que não prejudicaram a estrutura do automóvel e onde os reparos são geralmente simples. 

Em casos de dano por pequena monta, o veículo pode circular normalmente após os reparos necessários. É importante lembrar que, após a avaliação necessária, esses veículos não são marcados na documentação no campo de observação por problemas de pequena monta.

Veículo com sinistro de média monta

Os veículos de média monta são aqueles que possuem danos estruturais em algum ponto, provavelmente após algum acidente. Porém, isso não impede que reparos sejam realizados após a comprovação de um engenheiro (que deve ser realizada por meio de laudos). 

Após o reparo, o veículo poderá ser novamente avaliado e, se aprovado, ficará totalmente em situação regularizada. No entanto, no campo de observação do documento irá constar que o mesmo passou por recuperação de sinistro, denunciando que o veículo se envolveu em complicações. Ainda sim, isso não impedirá a circulação do veículo. Só poderá influenciar na queda do valor do leilão.

Veículo com sinistro de grande monta

Os veículos com danos de grande monta são aqueles que estão no fim da sua vida útil e podem ser automaticamente considerados como sucata.

Esses veículos, por conta do nível do dano, não tem direito à documentação, além do seu retorno de circulação ser proibido por lei. Proibidos de circular novamente, os documentos desses veículos são eliminados através do órgão de trânsito responsável.

No entanto, ainda existem algumas saídas para veículos com danos de alto grau de desgaste.

Geralmente, é possível realizar a venda do veículo. Isso acontece quando há interesse em comercializar as peças para oficinas ou lojas que recebem peças de segunda mão. 

Também é possível fazer a venda do veículo em seu estado original ou com reparos para alguma sucata, mas a compra de um veículo com grande monta na documentação possui algumas especificações

Quer saber o que fazer com veículos classificados como grande monta? Continue a leitura.

Como regularizar sinistros de grande monta?

Tem vontade de adquirir um veículo com sinistro de grande monta, mas tem medo da burocracia do processo? Vamos te ajudar a simplificar a pós-compra de um veículo com sinistro de grande monta. Acompanhe a leitura.

regularizar sinistros de grande monta
Em casos de veículos com danos de grande monta, existem duas possibilidades do que pode ser feito

Lembre-se que veículos com identificação no documento de sinistro de grande monta têm a circulação proibida. Logo, o mais recomendado é que o veículo seja desmembrado e as peças sejam vendidas em sucatas ou lojas de autopeças de segunda mão.

Caso um carro com dano em grande monta seja adquirido e ainda tenha a intenção voltar para circulação, o processo de regularizar sinistros de grande monta é um pouco mais laborioso que simplesmente se livrar das peças.

Primeiro, existe a possibilidade do carro ser vendido para a reciclagem. Nesse caso, o veículo só pode ser adquirido com algumas especificações. Uma das exigências é que o comprador seja uma pessoa jurídica cadastrada junto ao órgão de trânsito, ou seja, possua um CNPJ registrado.

Passo a passo para regularizar um sinistro de grande monta

  1. Antes de correr para a oficina, contate um engenheiro com habilitação do CREA para solicitar orientações quanto ao lado de recuperabilidade, ou seja, uma documentação que tem como objetivo bloquear a documentação do automóvel, o tornando irregular, impossibilitando sua circulação, licenciamento, transferência e etc. 
  2. Garanta a autorização prévia na unidade do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN, já que será necessário realizar uma inspeção de segurança no veículo bloqueado por motivo de sinistro.
  3. Quando receber a autorização, realize todos os reparos necessários e guarde os comprovantes, como notas fiscais do serviço e das peças adquiridas.
  4. Agora, você deve novamente obter o laudo de recuperabilidade, mas precisa estar assinado pelo engenheiro. Nesse passo, o engenheiro irá avaliar o veículo comparando a documentação antes e após os reparos necessários para seu desempenho.
  5. Leve o veículo para qualquer Instituição Técnica Licenciada (ITL). Essa ITL deve ser credenciada pelo Inmetro e homologada pelo Denatran para só assim obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV).
  6. Certifique-se de fazer a vistoria de identificação veicular.
  7.  Após isso, você precisará se dirigir até à unidade do Detran e solicitar o desbloqueio do veículo. É muito importante que você esteja com todos os documentos exigidos em mãos, inclusive o laudo de vistoria. Lembre-se de ir para a unidade de trânsito em que o veículo está registrado. Com isso em mãos, é possível solicitar o desbloqueio do veículo.
  8. Para emitir os novos documentos do veículo, volte à unidade de trânsito ou acesso o site do Detran da sua região, pesquisando por Débitos e Restrições de Veículos. Para confirmar o desbloqueio do veículo, você também deverá pagar as taxas de emissão dos novos documentos.
  9. Confirmado o pagamento da taxa de emissão de documentos, a unidade de trânsito deve emitir um novo conjunto de documentos (CRV/CRLV), que no campo de “observações” constará o número do Certificado de Segurança Veicular (CSC). 
  10. Após a confirmação do pagamento da taxa de emissão de documentos, a unidade de trânsito vai emitir novo conjunto de documentos (CRV/CRLV) em que constará no campo “observações” o número do Certificado de Segurança Veicular (CSV). Esse número permanece no documento, mesmo após possíveis transferências de propriedade ou município, até a baixa definitiva do veículo.

Recebendo a documentação após regularizar sinistros de grande monta

Geralmente, para receber os novos documentos do veículo, basta se dirigir à mesma unidade de trânsito que você realizou todo o resto do processo.

Não esqueça de carregar consigo o número do protocolo e seus documentos. Pronto! Agora você já sabe como regularizar sinistros de grande monta.

Se interessou por leilão de veículos sinistrados? Acesse a loja da Mapfre, no Superbid Marketplace e habilite-se em nossos eventos!

Posts Similares

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *