Benefícios da transformação digital na agricultura brasileira

A transformação digital na agricultura brasileira

Atualmente, tudo no mundo gira em torno da tecnologia, principalmente por sua capacidade de conectar pessoas. No agronegócio não é diferente, afinal, esse mercado mudou bastante nos últimos anos e os benefícios da transformação digital são contados todos os dias.

O campo, como era antigamente, precisou se reinventar para atender as altas demandas que seguem desafiando a sustentabilidade mundial, a emissão de gases que causam o efeito estufa e, claro, o que é prioridade para todos: uma produção maior e mais inteligente de alimentos, aliada a conservação do meio ambiente.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre a agricultura no Brasil e os benefícios da transformação digital nesse campo, que se tornou um grande apoio tanto para os pequenos produtores, quanto para as grandes potências do mundo agro.

Continue a leitura do conteúdo para saber mais sobre o assunto!

A importância da tecnologia no agronegócio

Provavelmente, você já sabe que o agronegócio representa cerca de 30% do PIB brasileiro, segundo dados do Cepea. Esse é um dado que garante a importância do setor para a segurança alimentar do público local e internacional. 

A participação do mercado agro no volume total de exportações brasileiras representa cerca de 40%. 

Ou seja, por ser um setor pilar na economia nacional, empresas de tecnologia e startups  o olham com mais atenção. Com isso, cada vez mais, tecnologias são desenvolvidas para esse mercado.

Essas tecnologias são de grande importância, pois podem garantir:

  • Aumento da produtividade rural, com mais produção em menos tempo;
  • Técnicas mais sustentáveis no agronegócio e economicamente viáveis para os produtores e para o meio ambiente;
  • Redução de custos com mão de obra, já que muitas tecnologias substituem o papel braçal do trabalhador;
  • Maior controle de processos administrativos, contábeis e financeiros da empresa rural, facilitando a vida do proprietário com softwares eficazes;
  • Melhor gestão de toda a equipe e processos produtivos, permitindo que a liderança tome decisões mais assertivas e estabeleça metas mais realistas a curto, médio e longo prazo.

Esses são apenas alguns dos benefícios trazidos pela instituição de novas tecnologias no agronegócio. 

Mercado agro brasileiro

Responsável por entre 10% e 12% das emissões de gases geradas pela atividade humana no mundo, a produção agropecuária é uma das atividades mais afetadas por transformações tecnológicas.

Benefícios da transformação digital na agricultura brasileira: para alguns especialistas, a tecnologia já é e será ainda mais responsável por uma revolução no setor.

Segundo números do IBGE, 93% dos produtores rurais já possuem smartphones. Além disso, até 2020, espera-se que mais de 75 milhões de dispositivos agrícolas de IoT (Internet das Coisas) estejam em uso pelo mundo. 

Leia também: Curiosidades sobre tratores que você precisa saber!

Com isso, uma fazenda média gerará 4,1 milhões de pontos de dados diariamente em 2050, contra 190 mil em 2014. O estudo mostra que a Agricultura 4.0 e a produção de baixo carbono são etapas cruciais para limitar o aquecimento global a menos de 2°C em comparação com os níveis pré-industriais.

De fato, isso mostra como a tecnologia influencia diretamente o trabalho dos agricultores de todo o mundo que, ao fazer uso intenso de recursos digitais, buscam também uma melhor rentabilidade em sua indústria. 

As modernas redes 5G, com suas características como alta velocidade de transmissão de dados, baixa latência, segurança e reduzido consumo de energia, terão um papel determinante para os benefícios da transformação digital que podemos chamar de Agricultura Inteligente ou Agricultura de Precisão.

Tecnologia 5G como um dos benefícios da transformação digital

A tecnologia 5G representa uma grande oportunidade para a melhoria da competitividade da agricultura brasileira, trazendo mais eficiência, aumento de produtividade e redução de custos. Porém, para que os produtores possam usufruir dos benefícios da transformação digital, é preciso superar, principalmente, os desafios da infraestrutura e ampliar a conectividade.

Benefícios da transformação digital na agricultura brasileira: especialistas em tecnologia acreditam que o 5G, devido à velocidade de conexão de um giga por segundo, facilitará o monitoramento das fazendas de grande porte de diversas formas.

Uma das propostas do governo federal é cobrir todo o território nacional com acesso à internet até 2029. De acordo com estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), apenas um novo manejo que permita a utilização de 4.400 torres e antenas já existentes elevaria a cobertura de internet, até 2026, para 48% do País. 

Atualmente, segundo dados do Ministério da Agricultura, apenas 23% das localidades agrícolas têm acesso às conexões de internet.

Especialistas em tecnologia acreditam que o 5G, devido à velocidade de conexão de um giga por segundo, facilitará o monitoramento das fazendas de grande porte de diversas formas.

Leia também: Agrossilvopastoril: a evolução do confinamento de gado

Big Data

Big data é simplesmente a coleta e análise de dados para melhorar processos e tomar decisões mais assertivas. Esses dados são coletados através de softwares e sistemas especializados, podendo ser aplicados em qualquer propriedade rural: desde as mais pequenas às mais robustas. 

Abaixo, trouxemos alguns exemplos de aplicação do big data dentro do agronegócio brasileiro e mundial:

  • Análise de dados meteorológicos, a fim de escolher melhores épocas de cultivo, quantidade de irrigação necessária e tempos de colheita específicos, para garantir o máximo de aproveitamento da produção;
  • Aplicação de fertilizantes em doses específicas, reduzindo o desperdício e gastos desnecessários;
  • Análise da qualidade do perfil do solo, sua fertilização, presença ou ausência de nutrientes e adubações necessárias, a fim de aumentar a produção e tratar a saúde do solo a longo prazo.

Com todas essas aplicações do big data no campo, é possível conquistar resultados mais satisfatórios e auxiliar o produtor rural. 

Equipamentos autônomos

Como o próprio nome já diz, os equipamentos autônomos são máquinas autoguiadas. Ou seja, essas máquinas, geralmente, não necessitam de operadores ou muitos funcionários para que ela faça o trabalho.

Os tratores autônomos, por exemplo, são guiados por GPS à distância, através de celulares ou computadores, com apenas um responsável especializado. Portanto, isso significa que os proprietários não precisariam se preocupar com a contratação de motoristas ou operários de máquinas, reduzindo custos a longo prazo. 

Benefícios da transformação digital na agricultura brasileira: a tendência é de que cada vez mais ferramentas aparecem como novos meios de ajudar o setor, tornando ele uma potência ainda maior.

Transformação digital na agricultura: inteligência artificial

A utilização de inteligência artificial é tão forte para os próximos anos que o próprio Governo reconhece a importância desse setor. 

Através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), lançaram a maior rede de inovação em inteligência artificial do país

Cerca de R$140 milhões foram aprovados para investir em projetos de inteligência artificial em vários setores, incluindo o agronegócio.

Leia também: Sustentabilidade no Agronegócio: entenda como fica o setor

A tecnologia é um dos maiores impulsionadores do agronegócio brasileiro, mostrando que só tem a somar para que cultivemos cada vez mais com responsabilidade e cuidados com o meio ambiente.

A tendência é que, cada vez mais, processos inovadores sejam estabelecidos, tornando o agro uma potência ainda maior.

 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *